5 ferramentas para implantar no sistema de gestão em 2021
Apesar da pandemia ainda não ter se tornado passado, como gostaríamos, podemos dizer que este ano está mais leve e todos estão mais otimistas, não é mesmo?
Com certeza as coisas vão melhorar mês a mês, em todos os sentidos possíveis, é esse o nosso maior desejo no momento.
Entretanto, não há como fugir da realidade. Estamos em um momento instável e cheio de mudanças, por isso, mais do que nunca o SGQ deve estar preparado para quaisquer adversidades.
Pensando nisso, separamos 5 ferramentas para implantar no sistema de gestão em 2021, de forma a construir um sistema sólido e pronto para enfrentar possíveis desafios e mudanças.
São elas:
1. Análise SWOT
SWOT é uma sigla em inglês que significa:
- S: Strenghts (Força)
- W: Weaknesses (Fraqueza)
- O: Opportunities (Oportunidades
- T: Threats (Ameaças)
Essa ferramenta da qualidade pode facilitar consideravelmente o planejamento estratégico. Isso porque com ela é possível identificar os pontos fortes e fracos da Organização, além de oportunidade e ameaças, que são os fatores externos e incontroláveis (como a pandemia).
A Análise SWOT nos dá uma visão clara sobre a realidade da empresa, o que direciona planos de ação focados em ações preventivas, corretivas e implementação de melhorias.
Além disso, a Análise SWOT auxilia a gestão de riscos, que é um fator de extrema relevância no cenário atual.
Quer saber mais sobre Análise SWOT? Clique aqui!
2. Fluxograma de Processo
O fluxograma de processo auxilia na organização das atividades internas. Além disso, facilita a visualização e o entendimento das atividades diárias, possibilitando a identificação de pontos de melhoria.
Apesar de estarmos em um momento onde prevalecem as mudanças e inovação, não devemos deixar de lado procedimentos e processos que garantem a padronização do sistema de gestão.
Afinal, quem trabalha em ambientes corporativos sabe muito bem que o ponto de partida para obter qualidade e produtividade é a organização, não é mesmo?
Utilizando fluxogramas, fatores que muitas vezes passavam despercebidos podem ser identificados e analisados com maior eficácia e agilidade.
Aqui falamos um pouco mais sobre a utilização do Fluxograma de processo.
3. 5W2H
A ferramenta 5W2H é muito utilizada para planejamento de plano de ação. Neste cenário onde muitos planos estão sendo colocados em ação, utilizá-la vai agilizar o seu processo e garantir resultados muito mais satisfatórios.
A sigla significa:
- What? (O que?)
- Why? (Porquê?)
- Where? (Onde?)
- When? (Quando?)
- Who? (Quem?)
Todo planejamento necessita de uma estratégia eficaz, as atividades realizadas pela gestão da qualidade precisam ser feitas de maneira sistêmica e padronizada, e nesse momento o 5W2H pode ser um grande aliado.
Leia mais sobre a ferramenta 5W2H aqui.
4. Ciclo PDCA
O Ciclo PDCA é uma metodologia de 4 etapas que auxilia no controle de processos e melhoria contínua. As etapas são:
- (P) Plan – planejar
- (D) Do – executar
- (C) Check – checar
- (A) Act – agir
Para atingir metas e objetivos, o primeiro passo é definir a estratégia que será usada para se chegar ao resultado final. Isso estimula a equipe, fazendo-os produzir mais em menos tempo e com qualidade elevada. Afinal, desenvolvem as atividades com maior foco e dedicação.
Quer saber mais sobre o Ciclo PDCA? Leia este texto aqui.
5. Programa 5S
O programa 5S trata-se de uma metodologia criada no Japão que tem o objetivo de gerar melhorias no sistema de gestão, e no ambiente interno como um todo. Isso é ocasionado por meio da organização, limpeza, padronização e disciplina que são implantados ao inserir o 5S na cultura empresarial.
A ferramenta baseia-se em 5 princípios:
- SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO
- SEITON – SENSO DE ORGANIZAÇÃO
- SEISO – SENSO DE LIMPEZA
- SEIKETSU – SENSO DE PADRONIZAÇÃO
- SHITSUKE – SENSO DE DISCIPLINA
Vale a pena desenvolver um bom planejamento e investir em treinamentos e programas de incentivo para inserir o 5S na cultura empresarial.
Dentre os principais benefícios da implantação do 5S, podemos citar:
- Ambiente mais limpo e organizado;
- Aumento na produtividade;
- Melhoria da qualidade de produtos e serviços;
- Equipe satisfeita e comprometida;
- Redução de custos (desperdícios);
- Facilidade de identificar novas oportunidades de melhoria.
Tendo em vista o cenário atual, onde muitas pessoas estão trabalhando em Home Office, o 5S pode ter uma função ainda mais significativa, por se tratar de uma nova maneira de trabalhar, onde muitos estão tendo dificuldades de se organizar e manter a produtividade.
A utilização dessa ferramenta já desempenhou (e ainda desempenha) resultados realmente positivos no ambiente corporativo, e na sua casa, o potencial é o mesmo.
Leia mais sobre a ferramenta 5S neste post aqui!
E aí, gostou das ferramentas? Já utiliza alguma delas? Utilize-as em conjunto e veja o seu sistema de gestão da qualidade potencializar os resultados da organização.
Para ficar ligado em todos os conteúdos aqui do Blog, assine a nossa Newsletter clicando aqui.