fbpx

FLUXOGRAMA DE PROCESSOS NA GESTÃO DA QUALIDADE

FLUXOGRAMA DE PROCESSOS NA GESTÃO DA QUALIDADE

Porque utilizar o fluxograma de processos?

O fluxograma ajuda a organizar os processos, além de facilitar a visualização e o entendimento das atividades diárias. Além disso, também é possível identificar quais dessas etapas estão gerando bons resultados e quais necessitam de melhorias.

Essa ferramenta possibilita a melhoria contínua, afinal, trata-se de uma estratégia extremamente eficaz para organizar e padronizar os procedimentos. Quem trabalha em ambientes corporativos sabe muito bem que o ponto de partida para obter qualidade e produtividade é a organização, não é mesmo?

Utilizando fluxogramas, fatores que muitas vezes passavam despercebidos podem ser identificados e analisados com maior eficácia e agilidade.

Símbolos do Fluxograma 

simbolos-fluxograma

Como utilizar essa ferramenta?

Antes de mais nada é necessário definir qual processo será mapeado. A partir daí serão definidas as etapas sua respectiva ordem.

É essencial fazer uma análise da importância de cada etapa e direcionar quais são as ações a serem tomadas a partir dos resultados obtidos. O fluxograma deve ser utilizado desde os procedimentos mais simples até os mais complexos.

Exemplos de fluxogramas de cadastro:

USUÁRIOS DO SOFTWARE QUALIS

fluxo-cadastro-de-usuário

 CADASTRO DE NÃO CONFORMIDADES

cadastro-de-não-conformidades

FLUXOGRAMA DE CADASTRO DE DOCUMENTOS DO SOFTWARE QUALIS

fluxo-cadastro-de-documentos

Essa ferramenta deve ser utilizada em conjunto com as outras ferramentas e métodos da gestão da qualidade. Afinal, uma complementa a outra e quando utilizadas de forma integrada possibilita alcançar resultados muito melhores.

Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *