fbpx

7 dificuldades no home office e como enfrenta-las – Mantenha a boa Gestão e produtividade!

7 dificuldades no home office e como enfrenta-las – Mantenha a boa Gestão e produtividade!

7 dificuldades no home office e como enfrenta-las – Mantenha a boa Gestão e produtividade!

Um novo modelo de trabalho está se formando, e se nesse momento você está encarando algumas dificuldades no home office, o ideal é enfrenta-las e aprender a lidar com cada uma delas. Isso porque o modelo de trabalho remoto tende a se estender para o mundo pós pandemia, já que muitas empresas irão adotar este método – pelo menos em alguns setores – devido às inúmeras vantagens que já puderam ser percebidas.

Bom, o fato é que estamos passando por isso agora, e precisamos de alternativas e soluções agora! Por isso, listamos algumas das principais dificuldades do home office e iremos falar um pouquinho sobre como enfrentá-las.

Já está com papel e caneta na mão para anotar as dicas? Então vamos lá:

1. Manter a disciplina é um desafio

Esta é, sem dúvidas, uma das grandes dificuldades da maioria das pessoas. Manter a disciplina quando você é o seu próprio gestor é um desafio.

Sabe aquele famoso “depois eu faço”? É a maior armadilha em que podemos cair. Isso porque o depois nunca chega, e se chega, é aos 45 do segundo tempo. O resultado? Trabalhos mal executados, rotina bagunçada, produtividade em baixa e falta de estímulo para executar as tarefas.

O segredo para ter disciplina é adotar bons hábitos. Se você adotar o hábito de fazer tudo de ultima hora, é assim que o seu cérebro vai trabalhar todos os dias. Todavia, se você acordar cedo e organizar os seus horários para executar as atividades necessárias todos os dias, aos poucos, isso se torna um hábito e a disciplina passa fazer parte da sua vida automaticamente.

Entender o poder de adotar hábitos saudáveis e que vão de encontro com a potencialização da produtividade é o primeiro passo para ter uma rotina de trabalho disciplinada, seja em um ambiente corporativo, em casa ou em qualquer lugar.

2. Foco – Tudo pode se tornar uma distração

Desde o barulho da panela de pressão até um anúncio que aparece na tela do seu computador, tudo é motivo para desviar o foco quando somos os nossos próprios supervisores – e você sabe que isso é verdade, não se faça de desentendido.

Bom, a minha dica para você aqui é: SEJA FORTE! Você precisa aprender a resistir às pequenas tentações do dia a dia e entender que pequenas coisas se tornam grandes inimigas da sua produtividade e qualidade do seu trabalho.

Muito cuidado com as distrações. Estabeleça metas diárias e prioridades, assim, você se obriga a executá-las antes de se dar ao luxo de dar aquela olhadinha no Instagram. Isso porque, quando temos claro quais são as atividades que devem ser executadas em determinado período de tempo, nos sentimos estimulados a finalizá-las dentro do prazo.

Ter metas e objetivos é sempre um bom caminho!

3. Falta de organização – Administre o seu tempo!

É difícil, eu sei. É muito mais fácil pegar o notebook, deitar na cama e deixar a vida te levar. Mas essa é uma prática que pode te levar pra baixo, te deixar desestimulado, te encher de pendencias mal resolvidas e te fazer esquecer os inúmeros motivos pelos quais você deve levantar todos os dias.

Deixe a sua semana planejada, anote todas as pendências, levante-se, coloque uma roupa e vai para o seu cantinho do trabalho, como se estivesse indo para o escritório. Você está em casa, mas não está de folga.

O seu horário de trabalho, é seu horário de trabalho. Todas as outras coisas que você planeja fazer, devem ser feitas no seu tempo livre. Se você começar a misturar as coisas, não vai conseguir ter sucesso em nada (é duro, mas é verdade).

Administrar bem o seu tempo melhora a qualidade do seu trabalho e a sua qualidade de vida.

4. Falhas na comunicação com as partes interessadas

Naturalmente, a comunicação é um dos desafios do isolamento social. Ainda bem que temos as diversas tecnologias a nosso favor, não é mesmo?

Não deixe que o isolamento social te afaste e afete a comunicação com as partes interessadas, se manter conectado é primordial nesse momento. Use e abuse das ferramentas que a tecnologia dispõe.

Saber o que está acontecendo nos negócios, na cabeça dos consumidores e no cenário externo como um todo é a melhor maneira de se antecipar, inovar e continuar atendendo as necessidades e desejos dos clientes. Além disso, a produtividade está totalmente ligada com o nível de engajamento da equipe, portanto, comunique-se.

5. Estar em casa não é estar disponível – Deixe isso claro para os seus familiares!

Se alguém te perguntar se você pode dar uma ajudinha aqui ou ali, a resposta é não. O ideal é deixar claro para os seus familiares que, mesmo estando ali de corpo presente, você não está ali.

Sabe quando você saía para ir até o ambiente de trabalho? Então, comporte-se como se estivesse lá.

6. Barulhos incontroláveis

É filho correndo e gritando pela casa, vizinho fazendo obra, entrega chegando e por aí vai. Sim, este é um dos maiores problemas que as pessoas têm vivido trabalhando em casa.

É muito difícil manter o foco com tantos barulhos acontecendo ao nosso redor, e a forma rápida com que toda essa mudança aconteceu, pegou muitas pessoas de surpresa. Muitos estão sendo obrigados a  trabalhar em home office sem nenhuma estrutura para isso.

As dificuldades estão presentes em nosso cotidiano, então, antes de jogar a toalha e pensar que isso não tem solução, respire fundo e entenda que sim, isso tem solução.

Improvise, sempre dá para dar aquele jeitinho brasileiro, não é mesmo? Antes de qualquer coisa, procure o cantinho mais tranquilo da casa para ser seu local de trabalho, em momentos em que o barulho for o problema, coloque um fone com músicas que ajudam na concentração.

Muitas vezes o que temos não é o ideal, mas não deixe que isso te faça desanimar e desistir. Seja produtivo e busque dar o seu máximo com o que você tem, toda dificuldade nos leva um degrau acima se soubermos enfrenta-las. Lembre-se disso.

7. Tecnologia – está na hora de aprender a utilizar as tecnologias disponíveis

Por incrível que pareça, MUITAS pessoas não estão familiarizadas com a tecnologia como deveriam. E você, caro leitor, pode ser uma delas.

Um dos fatores que acometeu as pessoas de forma surpreendente foi a necessidade súbita de se familiarizar com as ferramentas que a tecnologia nos disponibiliza. A verdade é que o uso de muitas dessas ferramentas já deveria fazer parte do cotidiano das empresas, já que impactam na produtividade e qualidade de informações do time. Entretanto, o comodismo é um mal que faz parte da nossa sociedade.

Agora, querendo ou não, realizar reuniões de forma remota, utilizar softwares de comunicação interna e de gestão, e até mesmo realizar happy hours online têm se tornado práticas populares.

E adivinhem só? Muitas dessas práticas farão parte da transformação da sociedade pós pandêmica, já que as pessoas estão desfrutando dessas novas maneiras de trabalhar, se comunicar, e até mesmo, de viver.

Utilizar a tecnologia ao máximo a favor do seu negócio é, agora mais do que nunca, se manter conectado, fazer parte da transformação e estar preparado para o novo mundo. Qual é a importância disso? A sobrevivência e o crescimento do seu negócio dependem diretamente desses fatores.

E aí, tem alguma dificuldade que não citamos aqui, que você gostaria de compartilhar conosco? Conta pra gente como você tá lidando com tudo isso!

Ah! Você já assinou a nossa Newsletter? Se quiser receber notificações sobre novos conteúdos, clica aqui e se inscreve tá?

Beijos e até o próximo conteúdo :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *