fbpx

Siga esses passos para construir uma equipe comprometida e engajada

Siga esses passos para construir uma equipe comprometida e engajada

Não consegue envolver o seu time no SGQ?

Tem dificuldades para envolver o seu time no SGQ? Construir uma equipe comprometida e engajada é fundamental para alcançar os resultados almejados. Afinal, não é possível alcançar nada no mundo corporativo sem um time competente para isso.
Listamos alguns passos essenciais na busca pelo engajamento as pessoas, acompanhe:

Dissemine os objetivos da Organização

Já falamos aqui no blog sobre a importância de estabelecer metas e objetivos, afinal, a melhor maneira de atingir resultados satisfatórios é sabendo onde quer chegar, não é mesmo? Mas, mais do que isso, determinar os objetivos da organização é um dos pontos essencial quando o assunto é o envolvimento da equipe.
Os primeiros clientes de um negócio são seus colaboradores. Eles devem comprar a ideia na organização para se sintam comprometidos com suas funções. Para isso, os objetivos e metas devem ser disseminados e todos devem saber sobre sua importância no processo.

Incentive a equipe a sugerir ações de melhoria

Existem muitos ambientes corporativos onde não há abertura para que os colaboradores se sintam engajados e comprometidos com o propósito. Isso ocorre porque não existe uma política interna onde os envolvidos sintam-se à vontade para dar opiniões.

Nutrir um ambiente em que esse envolvimento seja possibilitado, e mais do que isso, seja incentivado, gera melhorias nas tomadas de decisões, já que os problemas poderão ser analisados por mais pessoas e ser visto através de diferentes pontos de vista. Além disso, essa abertura gera motivação na equipe, já que se sentem importantes para a Organização.

A união faz a força – Instaure o espirito de equipe entre os colaboradores

Se por um lado, incentivar o envolvimento e a participação do time é uma necessidade, por outro, é necessário tomar cuidado para que não haja competição entre colaboradores e/ou setores. O espírito de equipe e colaboração é o que deve prevalecer.

Todos caminhando na mesma direção e colaborando uns com os outros, é assim que a empresa progride e é assim que a equipe se torna um todo.

Invista na competência da equipe

Investir periodicamente na equipe é essencial para mantê-los atualizados e motivados. Cursos, palestras, treinamentos, tudo que acrescente informações importantes e novos aprendizados deve ser disponibilizado.

Mantenha as informações do SGQ organizadas

Ambiente de trabalho desorganizado, com informações fora do lugar e/ou com difícil acesso, além de desmotivador, dificulta a comunicação entre os setores, gera perdas de prazos e outros diversos problemas que prejudicam a produtividade do time.
O mais indicado nesse sentido, é utilizar um software para gestão de documentos. Dessa forma, todas as informações ficam centralizadas em um ambiente seguro e de fácil acesso. Além disso, com o Software Qualis por exemplo, é possível personalizar os acessos aos documentos.

O ambiente interno deve ser saudável

Cada um desses passos permitem a nutrição de um ambiente interno saudável. Imagine um lugar onde as informações são desorganizadas, a comunicação é falha e tudo que você pode fazer é executar a sua função.
Agora imagine um lugar onde todos sentem-se parte de um todo, existe uma troca de informações saudável e sempre que necessário, os documentos podem ser acessados com facilidade. Qual dos dois te parece mais motivador? Não há dúvidas de que pequenas mudanças na postura da liderança e na política interna da empresa pode gerar transformações positivas. Muitas vezes a solução para os problemas está nos detalhes.

Que tal começar a seguir essas dicas e ver seu time crescer junto com você? Bom, se quiser começar conhecendo um bom software para o SGQ é só clicar aqui.

Até o próximo conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *