fbpx

7 impactos da pandemia que exigem mudanças na sua gestão!

7 impactos da pandemia que exigem mudanças na sua gestão!

Você sabe quais são os impactos da pandemia que exigem mudanças na sua gestão?

Você está preparado para as mudanças que estão por vir? Ou melhor, você está preparado para as mudanças que já estão acontecendo? Para te ajudar nessa jornada, vamos falar um pouco sobre os impactos da pandemia que exigem mudanças na sua gestão.

As notícias sobre o novo coronavírus tomaram conta de todas as mídias, e de fato, já estamos saturados de ver, falar e ouvir sobre o assunto. Entretanto, esse não é um daqueles acontecimentos que podemos ignorar. Grandes mudanças estão acontecendo, e no mundo dos negócios, é preciso rever planejamentos, metas e objetivos.

Então, partiu entender mais sobre o que virá e se preparar para o novo cenário que está se formando? Vamos lá:

#1 Hábitos de consumo

Anos, séculos e eras passam, e os hábitos de consumo continuam a mudar, não é mesmo? Pois é, o fato é que o coronavírus traz consigo mudanças significativas e que devem ser observadas com bastante atenção.

De um lado, temos a crise financeira ocasionada pelo fechamento do comércio. Toda essa paralisação tem ocasionado grandes impactos na receita das empresas, levando muitos negócios a redução do quadro de funcionários e até mesmo ao fechamento de suas portas. Sabemos o caos que isso causa na sociedade como um todo, certo?

É triste, mas doa a quem doer, a única opção neste momento é encarar os fatos e aceitar que para sobreviver a essa crise, é preciso se reinventar e manter laços estreitos com o consumidor.

De outro lado, temos o isolamento das pessoas, e com isso já é possível notar mudanças não só nos hábitos de consumo, mas nos hábitos de vida. As pessoas estão, mais do que nunca, realizando suas compras online e muitos produtos que eram pouco vendidos no meio digital (como produtos de supermercado, por exemplo), agora ganham espaço na internet.

Todas essas alterações (de certa forma forçadas, devido ao isolamento) devem ser consideradas e estudadas nas organizações.

A forma como você oferece seu produto/serviço hoje continua a mesma? É possível se adequar ao novo cenário? Que ações devem ser realizadas para atender as novas demandas do público-alvo? Essas são algumas das perguntas que o time deve levantar para se preparar diante do novo perfil de consumidor.

#2 Mudanças de valores

Pode até parecer clichê, mas não podemos negar o fato de que ficar sem poder sair de casa, e mais do que isso, ver tudo o que está acontecendo no mundo tem causado profundas reflexões em todos nós.

Ok, aí você se pergunta: O que as reflexões profundas dos seres humanos têm a ver com o meu negócio?

E a resposta é: TUDO!

Não são simples reflexões do dia a dia, mas sim pensamentos que irão gerar mudanças impactantes e que afetam diretamente a relação empresa – consumidor.

É hora de rever os valores da empresa e procurar sanar novas dores.

#3 Empatia e humanização – ainda mais importante no mundo pós pandemia!

Entender o novo consumidor requer o máximo de empatia e interesse em, mais do que vender, solucionar problemas reais.

Manter um relacionamento estreito com a sua audiência tem se tornado cada vez mais importante, e nesse cenário de pandemia, é necessário estreitar ainda mais os laços. A retenção dos seus clientes depende totalmente do valor que você oferece.

Quão essencial é a sua solução? Porque, mesmo neste momento de crise, seus clientes não devem deixar de obter o seu produto/serviço?

Coloque-se a disposição, tanto para entender a sua audiência (clientes e potenciais clientes) e adequar a sua solução, como também para mostrar o valor da sua marca e construir relações sólidas com as partes interessadas.

#4 Reconfiguração de espaços e modelos de negócios

Não importa qual é o seu segmento, se é micro, média ou grande empresa – essa pergunta é para você: O seu modelo de negócios está adequado para o mundo pós pandêmico?

Os modelos de negócios já estão mudando! Os novos hábitos de consumo exigem tais mudanças. Restaurantes que não obtinham delivery estão adotando essa prática, empresas que não obtinham e-commerce estão correndo atrás do prejuízo para oferecer seus produtos online, e você, o que está fazendo para atender às novas demandas?

A sobrevivência de mercado depende da sua agilidade. Não é momento para fazer grandes análises e planejamentos. O seu negócio depende do seu conhecimento, e digo mais, depende do seu feeling para se adequar e implantar as mudanças necessárias.

Lembre-se sempre: Toda dificuldade traz consigo uma oportunidade. As pessoas não pararam de comprar, o mercado não parou de girar. As prioridades e a forma de consumir é que mudou.

#5 Conhecimento é a arma do século

Informação é importante sim, entretanto, se não souber filtrá-las e transformá-las em conhecimento, elas não servem para nada.

Neste momento de transformação, caos e desespero a maior arma é o conhecimento. Tudo o que foi aprendido até aqui é de suma importância, porém, entender o processo pelo qual o mundo está passando agora é essencial para tomar melhores as decisões.

#6 A jornada de compra nunca foi tão importante

Sabe as estratégias de topo de funil, que por diversas vezes, não recebem a devida importância nas estratégias de marketing e relacionamento? Pois é, sem elas o seu negócio corre sérios riscos de não sobreviver à crise.

É tempo de ajudar, solucionar problemas, criar relações de confiança e mostrar-se preocupado em gerar valor para a sua audiência.

Invista em conteúdos, ideias e soluções inovadoras, que realmente irão facilitar a rotina das pessoas nessa fase difícil. Não é hora de vender, mas sim de fortalecer a sua marca para ser lembrado no momento em que o mercado voltar a crescer.

#7 Digitalizou – Adeque sua gestão o quanto antes!

O mundo digital tomou conta do mundo. As pessoas estão se encontrando por chamada de vídeo e assistindo a shows dos seus artistas preferidos sem sair de casa. Se você ainda tinha alguma resistência em relação a era digital, com certeza já não tem mais.

O virtual ganhou força total e quando essa pandemia passar, os novos comportamentos do ser humano irão prevalecer. É um caminho sem volta. Portanto, garanta a presença nos meios digitais e abuse das tecnologias. Não deixe de usar todas as ferramentas disponíveis a favor do seu negócio.

O nosso planeta está passando por uma transformação que vai entrar para a história. Entender que essa pandemia deixará sequelas, e mais do que isso, entender a complexidade dessas mudanças é o ponto inicial para reinventar a sua gestão.

A inovação vem de dentro para fora. Os processos internos mudam, a gestão muda, as relações mudam, as soluções mudam, tudo muda, e o mundo se transforma.

Além desses 7 impactos da pandemia que exigem mudanças na sua gestão citados no conteúdo, você citaria mais alguma grande mudança? Deixe nos comentários!

Gostou desse conteúdo? Então se inscreva em nossa Newsletter clicando aqui e receba notificações sobre novos conteúdos!

Beijos e até a próxima ;*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *