fbpx

Dicas para manter uma boa gestão em tempos de quarentena

Dicas para manter uma boa gestão em tempos de quarentena

Entenda como ter uma boa gestão em tempos de quarentena

Você sabe como lidar com a gestão em tempos de quarentena? Todos nós fomos surpreendidos com as proporções que o novo coronavírus (Sars-Cov-2) tomou, assim como, com as medidas que foram tomadas em relação a isso. O fato é que grande parte das empresas fecharam as portas e se viram obrigadas a adotar o sistema de home office com seus colaboradores.

Essa medida foi tomada com a finalidade de reduzir os riscos de contágio de doença, já que se trata de um vírus altamente contagioso e tem gerado problemas sérios de saúde em todos os continentes.

O fato é que muitos se veem perdidos nesse momento, alguns com receio de perder seus respectivos empregos, outros tentando de todas as formas manter a empresa em equilíbrio e evitar maiores danos financeiros, etc.

Diante desse cenário, podemos concluir que a melhor – e talvez única – saída é buscar gerenciar com sabedoria a rotina de trabalho em casa. É o momento de potencializar a produtividade e dar vida a criatividade, buscando assim, alternativas que permitam minimizar os danos sofridos pelo negócio.

Estamos todos no mesmo barco, e como sempre, a nossa função é ajudar você a superar as adversidades. Listamos alguns tópicos essenciais para te ajudar a ter uma boa gestão em tempos de quarentena e obter sucesso na jornada de home office, vamos lá:

É tempo de se reinventar – Gestão de crises

O primeiro passo é ter CALMA! O desespero não leva ninguém a lugar nenhum. Portanto, pare, respire e analise a situação com cautela. Pergunte-se: na posição em que me encontro agora, o que eu posso fazer para que os prejuízos sejam os mínimos possíveis?

Atente-se aquilo que está em suas mãos, fatores externos não podem ser controlados, mas é papel de cada um desenvolver um plano de ação para lidar com situações que fogem do nosso controle.

O que você fazia no ambiente corporativo que não é possível fazer em casa? Como solucionar isso? Para quase tudo, existe uma solução, e se não existe uma solução, reinvente-se. Seja criativo, faça mais do que esperam de você. Sempre dá para inovar.

Dê sua real contribuição

Não é momento de focar em sua função, é momento de focar em solução, e se isso significa sair da zona de conforto, saia!

Diante deste cenário onde nos deparamos com as empresas cortando gastos, seja você a pessoa que faz a diferença, que se torna indispensável para a superação dos problemas. Dê total a atenção aos resultados, faça uma análise profunda do cenário, reúna-se com a equipe (por vídeo chamada, é claro) e defina um bom plano de ação.

A gestão a vista não pode ser deixada de lado

Quando falamos em home office, uma das principais dificuldades dos profissionais é manter o foco e, por consequência, a produtividade. A gestão a vista ajuda, e muito, nesse sentido.

Em primeiro lugar, faça um planejamento detalhado das atividades do mês, da semana e/ou do dia, conforme a sua realidade de trabalho. Destaque as atividades mais importantes daquelas que podem ser adiadas, ou são secundárias. Deixe essas informações em um lugar de fácil acesso.

Parece   algo   sem   sentido   e   que   não   faz   a   menor   diferença,   mas   irá (literalmente) mudar sua   forma de enxergar as atividades diárias. Quando você possui de forma organizada as atividades que necessita realizar, a sua mente tem mais facilidade de assimilar essas informações e fica mais fácil manter o foco.

Além disso, o planejamento auxilia na maximização da produtividade, já que quando sabemos o que precisamos fazer, tendemos a ser mais ágeis e eficazes. Ter prazos para as tarefas também ajuda muito, assim você foca em uma atividade por vez, e evita fazer tudo pela metade.

Mantenha uma comunicação eficiente com as partes interessadas

Se temos algo a nosso favor atualmente, podemos dizer com certeza que é a tecnologia que nos permite estar conectados o tempo todo.  Não há desculpas para se distanciar da sua equipe, clientes e fornecedores.

Manter-se conectado pode ser o ponto chave para minimizar os impactos causados pela quarentena e toda essa paralização do comércio. Como dito acima, é hora de se reinventar, mas é importante focar nas necessidades e desejos do consumidor antes de qualquer coisa.

E ainda, toda e qualquer inovação depende de toda uma equipe para ser implantada, portanto, mesmo distantes, é hora de estar mais unido com o seu time do que nunca!

Não abra mão de um bom software de gestão!

É exatamente neste momento, neste cenário que a equipe de gestão vai entender o quão essencial é utilizar um software de gestão.

Como obter organização trabalhando em home office? Acessar documentos importantes? Traçar plano de ação? Manter uma comunicação eficaz? Com um software de gestão completo e integrado você faz tudo isso com apenas alguns cliques.

Esse sempre foi o nosso legado, oferecer uma solução que potencialize ao máximo os resultados obtidos e que possa ser uma ferramenta para gerenciar todas as ações e processos nos mais diversos cenários. Garantindo que com a organização, você consiga sempre buscar seu potencial máximo de entrega.

Falando nisso, ressalto que é muito importante que você leia este conteúdo até o final, pois preparamos uma surpresa para os nossos leitores!

Prevenção é tudo – Não deixe a gestão de riscos de lado

Prevenção é a palavra do momento. Entretanto, ao contrário do que você está pensando, não é só contra o coronavírus que você tem que se prevenir. A organização para a qual você trabalha também corre riscos, e você sabe disso. Portanto, fique de olho em todas as oportunidades de melhoria e corra dos problemas.

Total atenção a cada detalhe, esse é momento de inovar sim, porém, com cautela e total responsabilidade. Acompanhe de perto os indicadores, o desempenho da sua equipe, fique de olho nos riscos e busque usar toda informação a favor da sua gestão.

Lembre-se: Toda dificuldade, traz consigo oportunidade

Não existe caos sem êxito, problema sem solução, erro sem mudança e dificuldade sem oportunidade.

Toda escuridão traz consigo uma luz, não duvide disso. Existem momentos que exigem mais de nós, e nesses momentos temos que nos reinventar, nos entregar com comprometimento a causa pela qual trabalhamos todos os dias e buscar a união da equipe para encontrar possíveis soluções.

Não é um momento para entrar em desespero e muito menos desistências, é momento de investir pesado na gestão e ter total foco no consumidor. A percepção que eles estão tendo sobre a situação que estamos vivendo, é provavelmente a melhor resposta para traçar uma estratégia eficaz e que mantenha o seu cliente com você.

Monitore, monitore e monitore!

Monitorar te permite antecipar-se a possíveis problemas e situações indesejadas, e digo mais, os insights que você procura para manter a gestão e a produtividade nos eixos, pode estar nas informações que os indicadores estão mostrando.

Portanto, monitore, monitore e monitore.

Lembra da surpresa que separamos para você? Vou te contar agora!

Sabendo o quanto um software de gestão da qualidade pode ajudar neste momento tão delicado, iremos disponibilizar 90 dias de acesso grátis ao Software Qualis e treinamento remoto com consultores especializados em qualidade e de forma personalizada para a sua empresa (nada de treinamento gravado viu, rs), tudo isso para as 5 pessoas que forem sorteadas no sorteio que está rolando em nosso Instagram.

O primeiro passo para concorrer é preenchendo o nosso formulário clicando aqui! Depois disso, é só seguir a nosso Instagram (@hadrionsistemas) e curtir a foto oficial. Prontinho, você já vai estar participando.

Essa é maneira que encontramos de colaborar de alguma forma e te ajudar a potencializar seus resultados. Boa sorte e muito sucesso na sua gestão!

4 Comentários




    1. Olá Luiz!!
      Obrigada pelo comentário, ficamos felizes que esteja acompanhando nossos conteúdos 🙂
      Grande abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *