fbpx

Importância do profissional da qualidade em tempos de coronavírus

Importância do profissional da qualidade em tempos de coronavírus

Profissional da qualidade em tempos de coronavírus – Qual é o seu papel?

Sempre falamos aqui sobre o papel do SGQ na Organização, entretanto, agora é o momento de entendermos a importância do profissional da qualidade em tempos de coronavírus e qual é o seu papel no gerenciamento dessa crise.

Quase dois meses após a chegada do novo coronavírus no Brasil e estamos todos nos sentindo perdidos com tudo o que vem acontecendo no mundo. As pessoas estão com medo de sair pelas ruas, os hospitais enchendo, as empresas buscando alternativas para amenizar as consequências do isolamento e da paralisação e as mídias nos saturando de informações e fomentando o pânico da população.

Sim, o caos foi instaurado. Não, não é o fim do mundo. Pelo contrário.

Confesso que em meio a tantas surpresas e incertezas só tenho certeza de uma coisa: o mundo está sofrendo uma transição. Não há como voltar atrás, muita coisa vai mudar, aliás, as mudanças já estão acontecendo.

A situação que estamos vivendo é triste e delicada, e é claro que defendemos a ideia de que devemos nos cuidar e ter solidariedade com o próximo neste momento. Entretanto, essa fase vai passar, e precisamos estar preparados para o novo cenário que está sendo construído. Agora, mais do que nunca, temos que ser ágeis, criativos e calculistas nas decisões, no que se refere a sobrevivência de mercado.

Nunca foi tão importante sair da zona de conforto. A verdade é uma só, doa a quem doer, toda dificuldade traz consigo uma oportunidade. Dessa vez, o desafio é se reinventar para se adequar à nova realidade que está a nossa frente.

Ninguém disse que seria fácil, não é mesmo? Mas podemos organizar os pensamentos e planejar um bom plano de ação seguindo alguns passos.

Como gerenciar a crise durante a pandemia?

Entenda o cenário

Antes de entrar em desespero e simplesmente focar nos problemas, pare, pense e estude o cenário a sua volta. Reflita:

  • O que está acontecendo?
  • Quais consequências já estão sendo sentidas?
  • Quais consequências poderão me acometer a curto, médio e longo prazo?
  • No contexto atual, minha solução pode ser útil? Como?
  • Se minha solução não está adequada para este novo cenário, quais melhorias posso implantar para realmente ajudar meus clientes e potenciais clientes?
  • Preciso desenvolver uma nova solução? (preste bem a atenção neste item)

Essas são as principais questões a serem discutidas e estudadas para começar a se preparar. É imprescindível agir sem medo. Calcular os riscos é importante, mas neste momento o ponto chave é ter agilidade. Todo o conhecimento adquirido até aqui deve ser trabalhado junto com a intuição no momento de tomar decisão.

Timing é tudo, portanto, saia da zona de conforto e arrisque.

Gestão de mudanças – As mudanças já estão acontecendo!

Todos já puderam sentir, mesmo que de leve, os impactos da paralização ocasionada pelo coronavírus. Neste momento, a importância dos profissionais da qualidade e do SGQ já podem ser sentidas. Aqueles que possuem processos bem estabelecidos e real compromisso com a qualidade, possuem o ouro na mão.

Isso porque, aqueles que não possuem um sistema bem organizado, dificilmente conseguirão ter agilidade na tomada de decisões. Uma situação inesperada como essa, requer no mínimo, um time comprometido e um sistema de gestão sólido.

Entenda que as coisas não vão mudar daqui pra frente. Sabe porquê? A mudança é agora, já está acontecendo e não tem mais volta. Quem sobreviver a esta crise, terá se reinventado quando isso acabar.

A sociedade mudou. O mercado mudou. A era digital chegou.

Automatize já! Tecnologias, CRM, Big Data e softwares de gestão são suas principais ferramentas!

Informação, conhecimento, agilidade e tecnologia: Sejam bem vindos ao novo mundo.

Se você ainda é resistente a tecnologia, repense isso já. Você precisa coletar dados, organizar as informações, estabelecer bons planos de ações e garantir uma comunicação interna eficaz.

Em tempos de quarentena, manter o time unido é fundamental. Portanto, o primeiro passo é centralizar todas as informações importantes em um ambiente digital, delegar tarefas e permissões de acesso às informações e monitorar.

Invista em tudo que pode ajudar a sua equipe a ser mais produtiva neste momento. E mais do que isso, invista em tudo que possa aproximar ao máximo o seu time de seus clientes e potenciais clientes. Entender as mudanças que estão ocorrendo, as novas necessidades e hábitos de consumo é fundamental nesse momento.

Em tempos de Coronavirus, os dados são importantes, mas o que fazer com eles?

Essa é talvez uma das maiores causas de algumas empresas e negócios não resistirem a momentos de instabilidade. Tenho as informações em mãos, e agora?

É aí que entra o papel da criatividade e da inovação. Inovar não é simplesmente criar algo do nada. As maiores inovações são baseadas em dados, informações e estudos.

Inventar algo novo, ou aprimorar algo que já existe é o processo de ler, interpretar e encontrar a melhor maneira de lidar com essas informações. É assim que surge uma nova solução, um novo produto ou um novo serviço.

Outro ponto muito importante, é a união da equipe. Todos devem unir as informações dos diferentes setores para buscar e estudar juntos as melhores alternativas. A resposta não virá como mágica, por isso, não desista e colete o máximo de informações. A oportunidade está aí, em algum lugar no meio de todo esse caos.

Faça um checklist, monitore os resultados e boa sorte!

Para organizar as informações e conseguir ter o máximo de agilidade na tomada de decisão (já que o tempo é curto), faça um checklist. Alguns pontos relevantes são:

  1. Entenda o cenário
  2. Identifique como ele afeta o seu negócio
  3. O que está acontecendo e quais são os possíveis cenários daqui pra frente
  4. Faça um bom planejamento (mas lembre-se de não demorar muito)
  5. Comunique e conscientize a sua equipe
  6. Dê início ao plano de ação
  7. Monitore e colha feedbacks internos e externos
  8. Altere o que precisar, até que os resultados esperados sejam atingidos

A comunicação com o público-alvo nunca foi tão importante. Além disso, podemos dizer que trabalhar a humanização da marca, principalmente agora, é fundamental.

Afinal, as demandas podem diminuir por um tempo, mas elas voltarão a crescer. Entretanto, os desejos e necessidades, os hábitos de consumo e as expectativas dos consumidores perante as marcas, nunca mais serão os mesmos.

Cabe a você, garantir que as mudanças necessárias serão implantadas a tempo. E aí, está pronto para inovar?

Se você tiver alguma dúvida ou algo a dizer para complementar este conteúdo, deixe o seu comentário, combinado?

Ah, não deixe de se inscrever em nossa Newsletter clicando aqui! Beijos e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *