fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre gestão à vista!

Tudo o que você precisa saber sobre gestão à vista!

Tudo o que você precisa saber sobre gestão à vista!

Você já ouviu falar em gestão à vista? Calma! Eu sei que é muito conceito de gestão para uma pessoa só, mas acredite, essa metodologia ajuda muito a melhorar a produtividade e o controle de metas.

A gestão a vista é super importante no ambiente corporativo. Todavia, como estamos vivendo um momento diferenciado, onde muitos estão atuando em home office devido a quarentena, vamos focar em modelos e exemplos que funcionem individualmente, certo?

Vamos começar pelo começo? Então vamos lá:

O que é gestão à vista?

Gosto sempre de buscar explicações objetivas e de fácil entendimento. Portanto, em uma definição simples, a gestão à vista é ter por escrito informações importantes sobre as atividades que devem ser executadas no seu dia/semana/mês.

O importante é que essas informações estejam organizadas, descritas de forma simples para o fácil entendimento, e é claro, estejam à vista.

Como implantar?

Para começar, é preciso saber onde você e/ou seu time querem chegar. Depois disso, deve ser definida a função de cada um, e por fim, desenvolver um planejamento para definir quando e como as atividades serão executadas para que a meta seja atingida.

A partir daí, você pode colocar as informações em um quadro de uma forma que seja de fácil entendimento, seja para você ou para a sua equipe. Em tempos de home office, se é você que monta o planejamento do time, a melhor opção é utilizar alguma ferramenta online, onde todos possam acessar e cumprir suas tarefas.

A gestão à vista, além de deixar claro tudo que deve ser feito, também serve para acompanhar os indicadores e andamento de todos os processos.

Um exemplo simples de gestão à vista:

gestao-a-vista

Quais são os benefícios da gestão a vista?

Existem diversos benefícios ao inserir a gestão a vista, seja na cultura empresarial, ou mesmo nos hábitos individuais. Isso porque ter a vista as informações importantes sobre as atividades do seu dia, não só te ajuda a organizar e priorizar as atividades, como também te lembra o motivo pelo qual você deve concluir aquilo que lhe foi proposto.

Dentre os principais benefícios da gestão à vista, podemos citar:

Maior eficácia na definição e alcance de metas e objetivos

Acordar sabendo como será o seu dia e quais são os objetivos que deseja atingir é um grande motivador para se levantar, superar os desafios e dar o seu melhor.

Quando não sabemos ao certo como será o dia, o que esperamos dele, o que devemos ou fazer e o porquê fazer, acabamos nos perdendo. E, até mesmo, nos sentindo desestimulados e sem motivos pelos quais lutar.

É por isso que eu digo, a gestão à vista é um ótimo método para atingir objetivos e melhorar o dia a dia corporativo, mas também é um grande aliado para se trabalhar nos seus próprios planos e objetivos.

Aumento da produtividade

Com motivação, tudo flui com muito mais naturalidade. Além disso, ter fácil acesso às informações sobre tudo o que deve ser feito de uma forma didática ajuda a organizar os pensamentos e evitar perda de tempo pensando no que precisa ser feito.

Quando não sabemos ao certo o que, porque, quando etc., damos espaço para a procrastinação e acabamos deixando tudo se acumular. Dessa forma, nos tornamos menos produtivos e perdemos o foco com facilidade.

Engajamento do time

Principalmente no contexto atual, buscar formas de manter o time unido e engajado é fundamental. Mesmo que estejamos cada um em suas casas, podemos trabalhar em equipe e entregar resultados satisfatórios.

Com a utilização da gestão à vista através de alguma ferramenta onde as partes interessadas tenham acesso, todos ficam por dentro do que está acontecendo e sabem exatamente o que devem fazer e quão produtivos devem ser para atingir os objetivos propostos.

Tanto quando falamos em equipes, como quando falamos de metas pessoais, podemos perceber a importância de utilizar a gestão à vista, como forma de otimizar a produtividade e a motivação.

Mesmo em tempos difíceis, somos capazes de melhorar a cada dia, nos tornar cada vez mais produtivos e empenhados em atingir os objetivos, mesmo que para isso, tenhamos que realinhar a rota.

E aí, você trabalha com gestão à vista? Conta pra gente sua experiência, e se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários.

Não esquece de assinar a nossa Newsletter clicando aqui! Beijos e até a próxima :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *