fbpx

Você sabe o que é gestão de acessos e a sua importância no modelo Home Office?

Você sabe o que é gestão de acessos e a sua importância no modelo Home Office?

Você sabe o que é gestão de acessos e a sua importância no modelo Home Office?

Se você não sabe o que é gestão de acessos, é porque a gestão da qualidade da organização que você faz parte é incompleta. Essa prática é essencial para o SGQ, pois permite a facilidade de acesso aos documentos, segurança da informação, integração da equipe, etc.

Nas circunstâncias atuais, quem tem seus documentos armazenados em nuvem e possui uma gestão de acessos automatizada, está um passo a frente e, com certeza, está usufruindo dos benefícios gerados por essa prática neste novo modelo de trabalho.

Vamos falar um pouco sobre os principais motivos para inserir a gestão de acessos na rotina da equipe?

Facilidade de acesso aos documentos

É certo que, agora mais do que nunca, é necessário ter a possibilidade de executar as atividades necessárias de onde estiver, não é mesmo?

O ambiente em nuvem já vinha sendo uma opção bastante popular para as empresas que buscam agilidade, inovação, segurança, e até mesmo redução de cópias físicas. Pois bem, agora essa prática tornou-se ainda mais essencial na rotina das empresas, já que se tornou indispensável dispor de uma alternativa para que o time obtenha acesso às informações necessárias através de um dispositivo eletrônico.

A questão é que cada pessoa envolvida, tem a necessidade de ter acesso a determinados documentos, e com isso, começamos a entender a importância da gestão de acessos. É necessário que gestor saiba quem precisa ter acesso ao quê e deixe isso personalizado.

Dessa forma, é possível que o profissional acesse as informações necessárias de onde estiver (trabalhando em home office por exemplo), aumentando a produtividade e agilizando as tomadas de decisões.

Segurança das informações

É claro que a segurança das informações depende primeiramente do ambiente onde os documentos estão armazenados. Portanto, preste bem atenção na ferramenta/software que será utilizado para manter a segurança e evitar contratempos.

Com a tecnologia que dispomos hoje, podemos escolher dentre variadas opções, com os mais variados preços e recursos. O conselho aqui é optar por ferramentas onde o gestor possa gerenciar a permissão de acesso, edição e impressão de documentos.

Dessa forma, as partes interessadas acessam de forma fácil as informações que precisam, porém, as personalizações de acesso permitem que as informações estejam o mais segura possível.

Com um gerenciamento adequado e com a criação de fluxos e processos eficazes, é possível garantir a segurança e transparência das informações.

Integração da equipe

Um dos principais desafios do Home Office é manter a união da equipe. Portanto, o fácil acesso às informações é um ponto super importante para manter todos os envolvidos conectados e por dentro das informações necessárias.

Quanto mais conectado e inteirado o seu time se sentir, mais estimulados se sentirão, e principalmente neste contexto de home office em que a produtividade é um desafio, sentir-se parte da organização é essencial para manter a produtividade.

Ter acesso às informações é extremamente importante, e é por isso que realizar um gerenciamento eficaz e responsável faz toda a diferença, tanto para a integração da equipe, como também para a segurança das informações, organização e otimização dos resultados.

E aí, como é feita a gestão de acessos na sua empresa hoje? Conta pra gente nos comentários.

Fique por dentro dos novos conteúdos assinando a nossa Newsletter e até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *