fbpx

Tendências do mundo pós pandemia (inclusive no SGQ)

Tendências do mundo pós pandemia (inclusive no SGQ)

Tendências do mundo pós pandemia (inclusive no SGQ)

Você já parou para pensar em como será o mundo pós pandemia? Bom, que o Coronavírus (vulgo Covid-19) irá desencadear mudanças realmente profundas na sociedade nós já sabemos, certo? Aliás, as mudanças já estão acontecendo.

Nos próximos dois anos (tempo médio em que a vacina contra a doença estará liberada) continuaremos sentindo os impactos de toda essa reviravolta que o mundo está vivendo. E isso é ruim?

É claro que estamos aqui falando de algo triste e complicado, são vidas que estão sendo levadas, sistemas de saúde colapsando, não podemos dizer que se trata de algo bom. Contudo, absolutamente TUDO na vida tem seu lado bom, por mais difícil que seja a situação, existem oportunidades no fim do túnel, de crescer, se reinventar e melhorar.

Quem já acompanha o Blog sabe que estamos aqui para levar conhecimento, e nesse momento difícil pelo qual estamos passando, temos como missão ajudar você a passar por isso da melhor maneira possível.

A forma que encontramos, é levando conteúdos relevantes sobre os assuntos que sempre abordamos, porém, com uma nova visão de mundo, buscando levar mensagens positivas que te ajude e não desacreditar e a não desistir, porque um mundo novo está por vir, e sim, ele é incrível, apesar de não perfeito (como nunca foi).

Hoje trouxemos para você, querido leitor, algumas tendências para o mundo pós pandemia que estão surgindo e provavelmente ganharão força na nova sociedade que vem se formando. Partiu?

O novo modelo de negócios

Muitas inovações irão surgir nesses novos tempos, devido ao novo comportamento do consumidor, e até mesmo, em decorrência das mudanças que já estão ocorrendo no modelo de trabalho.

O home office, serviço de delivery e o ensino a distância, por exemplo, não são nenhuma novidade. Entretanto, eram soluções que ainda estavam caminhando e não teriam ganhado toda essa força se não fosse pela pandemia.

Muitas empresas que se viram obrigadas a adotar o sistema home office (e que jamais adotariam se não fosse essa situação), irão mantê-lo mesmo quando a pandemia passar.  Isso porque são muitos os benefícios, dentre eles podemos citar a redução de custos e otimização do tempo.

Foi um choque para todos nós? Sim! Muitas empresas estão passando por dificuldades, e até mesmo fechando suas portas? Sim! Mas para aqueles que conseguirem olhar para tudo isso, e buscar soluções para os problemas enfrentados, irá enxergar um mundo diferente, que pede por inovação.

O Coronavírus não acabou com as demandas por produtos e serviços, mas é certo dizer que as demandas mudaram.

A gestão e o SGQ no mundo pós pandemia

Considerando o perfil dos leitores do nosso blog, acredito que é super importante abordar este assunto.

Acredito que muitos de vocês já estão vivenciando algumas mudanças, e até mesmo, desafios nesse sentido, certo? Garantir a excelência da gestão através do trabalho remoto é possível, porém, traz consigo suas dificuldades, assim como tudo que é novo em nossa vida. Tudo necessita do seu tempo de adaptação.

Este não é um texto que tem o intuito de fazer nenhum tipo de propaganda, mas é impossível não falar da importância de utilizar um bom software de gestão da qualidade nesse momento. Tenho certeza que aqueles que já utilizam, estão sentindo os benefícios.

Não estar de corpo presente na empresa requer ainda mais esforço por parte dos profissionais da qualidade para manter o time engajado, as informações atualizadas e os processos em conformidade. Nesse sentido, diria que a utilização de um software voltado para o SGQ, assim como a utilização de ferramentas que permitam estabelecer uma boa comunicação e a possibilidade e reuniões remotas, são indispensáveis neste cenário.

Mais do que nunca, o papel de um bom sistema de gestão é:

  • Garantir o engajamento da equipe
  • Estimular o espírito inovador, e ao mesmo tempo, evitar não conformidades
  • Incentivar o uso de tecnologias que permitam a otimização do tempo e melhoria dos resultados
  • Dar ênfase para a inclusão de uma boa gestão de riscos e gestão de crises, etc.

O sistema de gestão da qualidade nunca foi tão importante como está sendo para o enfrentamento de todo esse caos. As instituições que possuem essa visão, estão um passo a frente.

Os líderes – Quais são os desafios a serem enfrentados neste novo cenário?

O papel da liderança neste cenário é assegurar o estímulo do time em continuar atuando de forma comprometida e engajada. Além disso, é necessário alimentar o espírito inovador da equipe, já que estamos vivenciando uma fase que está gritando por inovação.

Outro ponto desafiador para os profissionais que atuam no papel de liderança, é se adaptar ao modelo home office. Alguns cuidados que se tornaram necessários são:

  • Garantir o funcionamento dos dispositivos utilizados pelos colaboradores
  • Ter o cuidado de pensar na conexão de internet no ambiente de trabalho de cada um
  • Estar presente, mesmo sem estar presente fisicamente, não só para cobranças, mas principalmente pelo espírito de união
  • Incentivar a equipe a dar o seu melhor, mesmo em tempos difíceis, etc.

O novo consumidor

Todo esse isolamento social, as perdas, os desempregos e as dificuldades em geral que estão sendo enfrentadas por todos nós, está causando transformações profundas no ser humano. Tais transformações, também afetam o comportamento de cada um como consumidor. Logo, esta é uma análise que as empresas devem fazer para reavaliar se as suas soluções ainda irão fazer sentido no mundo pós pandemia.

Algumas das mudanças mais profundas que já podem ser percebidas são:

  • Hábitos e valores

Os hábitos e valores das pessoas estão sofrendo grandes transformações. Isso porque fomos obrigados a mudar nossos hábitos, devido ao isolamento social e todos os cuidados que temos que tomar como medida para evitar a propagação do vírus.

Isso tem feito com que temas como higiene, empatia e solidariedade ganhem uma força que talvez jamais ganhariam.

Certo, mas o que isso tem a ver com o meu negócio? Tudo! Quer um exemplo?

Se você tem um restaurante, a partir de agora é seu papel é disponibilizar um lugar totalmente limpo, com fácil acesso a itens de higienização, tais como álcool gel, sabonete e pia para lavar as mãos. Outro exemplo é que mais do que nunca, as empresas terão de mostrar sua preocupação com outras pessoas e com o meio ambiente.

  • Menos é mais

Consumismo agora é passado. Um dos insights que você pode ter neste texto está nesse item! Faça um exercício e busque entender da forma mais profunda possível qual é o impacto que o seu produto ou serviço causa nos seus consumidores atualmente.

Se for preciso, inove, renove, reinvente-se, comece do zero. O importante é não ficar parado e entender que o consumidor MUDOU. A humanização das marcas estava chegando aos poucos se tornando importante devagar, agora ela chegou com tudo e você precisa se conectar com o seu público para solucionar problemas reais.

Preste bem a atenção em quem dita as regras do jogo!

  • O tempo é valioso

As pessoas nunca deram tanta importância para o tempo como estão dando agora. Tanto o isolamento social, como o método de trabalho home office trouxe várias reflexões e reavaliações sobre a vida.

A flexibilização do horário de trabalho provavelmente irá se tornar bastante comum. As pessoas não querem perder tempo no trânsito, em reuniões intermináveis e em coisas “sem importância”. Elas querem passar tempo com a família, ter tempo para estudar, se dedicar a si mesmo e ditar as regras da própria vida.

Veremos com mais frequência, não só pessoas trabalhando em casa, mas pessoas morando perto do seu trabalho, mais preocupadas em cuidar da saúde e valorizando mais a vida.

O que você pode fazer com essa informação?

A era digital

Recentemente publicamos um conteúdo sobre isso aqui no Blog, e de fato, o mundo digitalizou de vez. Quem não estava na internet e não utilizava as tecnologias disponíveis, se readequou e agora está presente nos meios digitais, ou fechou as portas de vez.

As estratégias de marketing digital têm ganhado mais força a cada dia, as redes sociais que já eram muito fortes, agora estão ainda mais presentes em nossas vidas, lives, ferramentas de comunicação, e-commerce, tudo que está no meio digital está se expandindo.

Portanto, acostume-se, você precisa ficar online para acompanhar a evolução do mundo nessa virada de século!

Toda grande mudança traz consigo dificuldades e oportunidades, persistir e buscar novas maneiras de ver a realidade a sua frente é se redescobrir e se adaptar.

Não esquece de se inscrever em nossa Newsletter para ficar por dentro sempre que tiver conteúdo novo por aqui, combinado?

Beijos ;*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *