fbpx

Gestão de riscos – Saiba como garantir sua eficácia!

Gestão de riscos – Saiba como garantir sua eficácia!

Você sabe o que é gestão de riscos? Essa é uma prática presente na cultura organizacional onde você está inserido? E o mais importante, a gestão está sendo realizada de maneira satisfatória?

Bom, todas essas perguntas farão sentido no decorrer desse texto.

Para começar, se essa prática não faz parte da cultura interno do seu contexto de trabalho, é necessário inseri-la já! Ser pego de surpresa por contratempos pode significar sérios problemas, e é fato que sem um bom gerenciamento de riscos, é só uma questão de tempo para que isso aconteça.

A gestão de riscos tem o papel de prevenir a equipe de expor a situações adversas, que fogem do esperado, bem como, facilitar a identificação de oportunidades. Dessa maneira, instaura-se na empresa uma cultura de prevenção.

Porque a prevenção é tão importante?

O fato é que não importa quão minucioso seja o planejamento ou a quão eficaz e bem preparada seja a equipe, as coisas vão sair do “eixo” vez ou outra. Isso porque é impossível prever tudo o que pode acontecer, até porque, isso depende não só de fatores internos, como também de fatores externos.

Com isso, sabemos que não há como fugir de contratempos, certo? Todavia, é possível preparar o time para diferentes cenários e situações, de forma a antecipar-se a erros, não conformidades, ou até mesmo, pequenos desvios. Dessa forma, minimiza-se a ocorrência de tais situações, e mais do que isso, em casos incontroláveis, o time estará muito mais ágil e preparado para saber como resolver determinados problemas.

“Prevenir é melhor do que remediar”, não é mesmo?

Benefícios da gestão de riscos

  • A gestão de riscos traz inúmeros benefícios para a organização, dentre eles:
  • Reduz a ocorrência de erros, não conformidades e afins;
  • Prepara a equipe para tomar decisões ágeis e assertivas nos mais variados cenários;
  • Reduz gastos com prejuízos, e por consequência, aumenta a lucratividade;
  • Auxilia no aumento de produtividade da equipe;
  • Ocasiona melhoria na identificação de oportunidades;
  • Diminui ocorrências de reclamações de clientes e aumenta sua satisfação.

Estes são só algumas das portas que se abrem quando a mentalidade de riscos é instaurada no ambiente interno da empresa. A verdade é que todo o processo acaba sendo afetado positivamente a equipe trabalha de forma preventiva.

Como realizar uma gestão de riscos eficiente

Uma gestão de riscos eficiente deve ser, antes de qualquer coisa, bem planejada. Entender profundamente o contexto da organização e cada etapa do processo pelo qual o produto/serviço passa é primordial para que seja possível “prever” possíveis falhas.

Ao identificar os riscos, deve ser analisado criteriosamente qual é a probabilidade de sua ocorrência e seus impactos. Dessa forma, é possível dar prioridade àquilo que é mais importante e planejar ações assertivas para a tratativa desses possíveis problemas.

Por fim, o controle desses riscos só pode ser feito se for estabelecido um monitoramento adequado. Afinal, mesmo com total comprometimento e capacitação, as ações pré-estabelecidas podem se mostrar ineficazes no decorrer dos processos, nesse caso, a equipe deve estar preparada para elaborar um novo plano de ação.

Porque automatizar a gestão de riscos

O processo de gestão de riscos não é assim tão simples, portanto, utilizar-se de ferramentas que possam otimizar os resultados é essencial. Contar com um software onde tudo esteja documentado e controlado é uma ótima opção para garantir a eficácia das ações.

Com o software também é possível realizar o cálculo NPR e definir pontuações para os riscos, isso facilita bastante na qualificação e priorização da sua tratativa. Assim, ganha-se em produtividade e redução de erros.

Além disso, uma boa ferramenta irá te ajudar a identificar oportunidades de melhoria por meio de monitoramento automatizado.

Se quiser conhecer o nosso software de gestão de riscos, é só clicar aqui! Caso queira uma apresentação, para conhecer um pouco mais sua interface e funcionalidades, clique aqui.

Entender a importância da gestão de riscos é fundamental para a redução da incidência de erros, nutrição de um ambiente de trabalho saudável e um sistema de gestão da qualidade preparado e inovador.

Afinal, para que perder tempo apagando incêndios, se podemos simplesmente evita-lo e usar esse tempo para gerar novas oportunidades de melhoria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *