fbpx

A IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS DA QUALIDADE

A IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS DA QUALIDADE

Os profissionais da qualidade possuem um papel imprescindível na Organização. Isso porque, um SGQ organizado e eficaz direciona o time para que priorizem o que realmente importa. Com isso, é possível contar com uma equipe centrada, comprometida e ágil, além de minimizar riscos e abrir espaço para oportunidades de melhoria.

Entenda sua realidade e o seu time!

É primordial entender e conhecer, antes de qualquer coisa, a organização onde atua. Isso inclui tanto fatores internos, como também fatores externos que possam comprometer o negócio de alguma forma. Além disso, para que o time compre a ideia e execute as atividades da melhor forma, entendê-los e manter um relacionamento estreito com todos é essencial. A partir desse entendimento é possível executar suas funções de maneira correta e eficaz

O objetivo é melhorar a imagem, organizar os setores, eliminar custos e desperdícios decorrentes de ações ineficazes. Porém, é necessário sobretudo, entregar aos clientes produtos e serviços de qualidade.

É claro que é necessário o interesse e envolvimento de todos os setores para que a empresa possa atingir suas metas. Mas é função do profissional da qualidade assegurar a integração entre esses setores e estabelecer metodologias para maximizar a eficácia dos trabalhos internos.

A agilidade é o ponto chave para qualquer empresa que precisa sobreviver neste contexto de instantaneidade presente na sociedade atual. No momento em que surgem os riscos deve-se agir com rapidez e desenvolver estratégias para transformar esse risco em oportunidade. Por isso é tão importante obter um setor de qualidade bem preparado e pronto para atender as expectativas dos clientes. Afinal, eles se tornam cada dia mais exigentes.

Segundo artigo publicado no site Banas Qualidade:

“As organizações que não são capazes de transformar a velocidade e atender as expectativas dos clientes e das partes interessadas experimentam a perda de suas reputações e de seus clientes. Falhas na qualidade em qualquer escala tornam-se cada vez mais inaceitáveis.” (Banas Qualidade, 2014)

Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *