fbpx

Prepare o seu sistema de gestão para 2022

Prepare o seu sistema de gestão para 2022

Prepare o seu sistema de gestão para 2022

Estamos chegando ao fim de 2021 e as expectativas para 2022 começam a ficar a flor da pele, não é mesmo? De fato, o primeiro passo para construir um ano melhor que este que passou, é fazer escolhas melhores.

Em outras palavras, resultados diferentes, requerem atitudes diferentes. Isto serve para todas as áreas da vida.

Contudo, vamos falar especificamente sobre construir um sistema de gestão melhor, sólido e preparado para as adversidades que estão por vir. Afinal, já fomos pegos de surpresa pela pandemia uma vez, então, sem medir esforços para ter tudo sob controle em 2022, combinado?

Dessa forma, o primeiro passo rumo a um ano de sucesso é começar a montar o planejamento estratégico, definindo as metas, objetivos e plano de ação.

O que esperar de 2022?

Antes de mais nada temos que começar o ano com dois pontos muito importantes em mente: é ano de eleição e a pandemia ainda não acabou.

Logo, teremos um cenário de incertezas e temos que ser realistas quanto a isso. Vale a pena fazer uma projeção dos possíveis cenários, oportunidades e ameaças, para evitar ser pego de surpresa.

Indico montar uma Análise SWOT bem completinha e inseri-la em seu planejamento.

BAIXE AQUI O NOSSO MODELO EDITÁVEL DE ANÁLISE SWOT!

Neste cenário de incertezas, é fundamental utilizar o planejamento estratégico como um guia para inserir a cultura da antecipação no ambiente empresarial e driblar os riscos.

Manter-se otimista é necessário, mas estar preparado para os diferentes cenários que podem surgir é FUNDAMENTAL.

Dicas essenciais para o seu planejamento

Mais do que nunca é fator primordial entender de forma profunda quem é você no mercado. Ter um posicionamento com visão, missão e valores bem definidos e disseminados entre o time, é o ponto de partida para o seu planejamento estratégico.

Isto porque, a estratégia de sobrevivência, e até mesmo, de crescimento no mercado depende 100% de quem é o seu público e o que você entrega. A partir daí, as análises do cenário interno e externo podem ser entendidas como oportunidades e/ou ameaças, no seu segmento.

Siga o checklist para montar o seu planejamento:

  1. Faça uma análise da situação atual da empresa;
  2. Reveja, reformule e fortaleça a filosofia da empresa, caso necessário;
  3. Defina quais são os objetivos e metas para o próximo ano;
  4. Analise os cenários interno e externo para identificar tudo àquilo que precisa ser trabalhado em prol das metas e objetivos;
  5. Trace um plano de ação;
  6. Comunica e envolva o time para que se sintam comprometidos em atingir metas;
  7. Acompanhe os resultados.

Por último, é importante frisar que este planejamento pode (e provavelmente vai) sofrer alterações ao longo do ano. Por isso, é primordial acompanhar os resultados e aplicar as mudanças necessárias no meio do caminho.

Como já dito, estamos entrando em um ano em que nos depararemos com instabilidade, portanto, a gestão de mudanças deve ser algo vivo na cultura empresarial. O que não pode é abandonar o planejamento e seguir no automático.

Mude quantas vezes for preciso, o importante é estar de olho em tudo o que está acontecendo e nos resultados obtidos.

Agir preventivamente é um dos pontos-chave para não ser pego de surpresa.

Dica extra: Utilize um Software de Gestão

Se você ainda não tem uma gestão automatizada, comece a buscar opções e automatize. Dentre os principais benefícios de investir em um software de gestão em 2022, podemos citar:

  • Aumento da produtividade;
  • Facilidade de acesso às informações – em especial para quem está trabalhando em Home Office ou Regime Híbrido;
  • Segurança das informações;
  • Gestão totalmente integrada – Armazene e atualize documentos, acompanhe indicadores, trace planos de ação, trate não conformidades, analise e qualifique fornecedores, previna riscos, etc.;
  • Melhoria na comunicação;
  • Identificação de riscos e oportunidades;
  • Rotina organizada com gestão à vista, etc.

Estes são apenas alguns dos principais benefícios de automatizar sua gestão com um software de qualidade. Tudo que um SGQ precisa para estar preparado para 2022!

Baixe aqui gratuitamente o nosso material e entenda com mais detalhes o funcionamento do nosso Software de Gestão da Qualidade.

Por fim, apesar de sabermos que vem um ano de grandes desafios, temos que nos manter otimistas e entregar o melhor que pudermos para fazer de 2022 um ano melhor que 2021.

Tenho certeza que será um ano de sucesso para todos nós. Mantenham-se firmes e não desistam, combinado?

Desejamos que o seu sistema de gestão cresça e se torne cada vez mais sólido. Até logo ;*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.