fbpx

CHECKLIST NO SGQ – PORQUE VOCÊ DEVE UTILIZAR?

CHECKLIST NO SGQ – PORQUE VOCÊ DEVE UTILIZAR?

CHECKLIST NO SGQ – PORQUE VOCÊ DEVE UTILIZAR?

Como está o seu sistema de gestão da qualidade atualmente? Já está mais que claro, de que todo o cuidado para manter uma gestão satisfatória e eficaz é fundamental neste cenário instável.

Temos abordado bastante aqui sobre ferramentas que podem ajudar nesse sentido e propiciar resultados positivos, tanto nos processos internos, como também na adequação dos produtos/serviços para atender o consumidor da melhor forma, mesmo com toda essa volatilidade que vem ocorrendo.

Com isso, concluímos que não poderíamos deixar de abordar aqui uma ferramenta altamente eficaz e extremamente simples de ser aplicada: O Checklist.

Trata-se de uma ferramenta altamente eficaz para te lembrar de realizar todas as suas pendências do dia a dia. Entenda  como o seu uso pode ajudar no sistema de gestão e gerenciamento de tarefas:

Produtividade e eficácia no SGQ

Agilidade é tudo nos tempos atuais, não é mesmo? Contudo, a agilidade deve vir acompanhada de conformidade, logo, não há tempo para errar.

É exatamente neste ponto que o Checklist pode te ajudar!

A partir do momento em que você tem de forma clara e objetiva, todas as etapas pelas quais deve passar para concluir determinada tarefa, você eleva a sua produtividade e garante que nada fique esquecido ou seja deixado de lado. Assim, a probabilidade de obter o resultado esperado é muito maior.

Além disso, quanto mais detalhados e claros forem os seus processos, maior também a probabilidade de identificar oportunidades de melhoria e nutrir uma gestão preventiva.

Checklist para planejamento e organização de processos

Ao realizar um planejamento, seja para a implantação de algo novo, melhoria de processo ou quaisquer que seja o plano ação, não deixe de utilizar o Checklist na hora de designar as tarefas e colocar o plano em prática.

A sua utilização permite a disseminação de instruções claras e detalhadas, o que vai facilitar a execução das atividades por parte dos responsáveis, além de deixar clara a definição de prazos e padrões a serem seguidos.

Dessa forma, tem-se um controle que garante a conclusão das atividades por parte do time, de forma ágil e confiável.

Checklist para gestão de riscos

A ferramenta Checklist é uma aliada para a gestão de riscos, já que ter uma lista dos passos a seguir facilitam não só a prevenção a riscos, como também a tratativa de não conformidades no plano de ação proposto.

Do mesmo modo, é possível analisar detalhadamente tudo o que foi feito, para assim ter informações concretas e confiáveis no momento de traçar uma ação preventiva/corretiva.

Gestão de indicadores e monitoramento

Ao utilizar o Checklist você garante a padronização dos processos e acompanhamento das atividades de toda a equipe. Dessa forma, no quesito monitoramento, os dados tornam-se não apenas mais simples de serem identificados e analisados, como também torna as informações mais seguras e assertivas.

Com isso, sua gestão de indicadores é realizada com base em informações confiáveis, além de ocasionar uma análise muito mais assertiva, ágil e eficaz.

E aí, o que está esperando para implantar a ferramenta Checklist em todas as áreas de gestão e usufruir dos seus benefícios?

Ah! Para te dar “aquele empurrãozinho” na padronização dos seus processos e produtividade da sua equipe, baixe aqui o nosso modelo editável de Mapeamento de Processos.

Se ainda não está inscrito em nossa Newsletter, é só clicar aqui para se inscrever.

Um beijo e até a semana que vem :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *