fbpx

2021: O mundo pós pandemia exige mudanças na gestão

2021: O mundo pós pandemia exige mudanças na gestão

2021: O mundo pós pandemia exige mudanças na gestão

Meu Deus! Que ano de 2020 foi esse? Sem dúvidas foi um desafio para todos enfrentar tudo que aconteceu no ano que passou. Está mais do que claro que o mundo pós pandemia exige mudanças na gestão. Porém, as mudanças devem começar o quanto antes.

Vimos a nossa vida virar de cabeça para baixo, o mundo apagou as luzes e nós ficamos no meio da escuridão, sem ter perspectiva alguma do que fazer para iluminar o caminho. Com certeza passamos por um marco histórico, em que mudanças radicais aconteceram, vivenciamos uma disruptiva na história da humanidade.

O mundo mudou e não há mais volta. O jeito é se reinventar e se adaptar a nova maneira de ser, viver, trabalhar, etc. Ao contrário do que muitos pensam, a virada de ano não contém uma chavinha que vira e muda tudo, a mudança está em nós.

Portanto, se você quer um 2021 diferente, com ou sem pandemia, que deve virar a chave da sua vida é você.

No mundo corporativo não é diferente, foi triste ver muitos negócios fechando, a crise pegou todos de surpresa, mas o fato é, o mais ágil sobrevive. Aqueles que já enxergavam a importância de uma boa gestão, conseguiram se reinventar e se adaptar antes que o pior acontecesse.

Então, com todas essas mudanças e desafios, o que podemos esperar de 2021? Ou melhor, como devemos agir para sobreviver, e até mesmo, crescer neste novo cenário?

Aqui vão algumas dicas pra você:

Análise do cenário e planejamento

Entender o cenário e analisar o contexto em que o seu negócio se encontra é o primeiro passo para começar a estruturar as metas para 2021.

Nesse sentido, é bastante interessante fazer uma Análise SWOT para identificar pontos de melhoria internos e possíveis ameaças. Aprendemos na prática que prevenção é tudo não é mesmo?

Depois de entender o cenário, faça um planejamento detalhada e mãos à obra!

Gestão de mudanças e inovação

Se você ainda não entender a importância de instaurar a cultura da inovação na organização, ACORDA! Estamos vivendo a era da inovação, tudo que aconteceu nos obrigou a mudar totalmente a rota e não é hora de se acomodar.

O cenário pede que você se arrisque, inove, mude, se reinvente. Explore novas demandas, novos negócios, novas maneiras de atender as expectativas e solucionar problemas.

Inspire a equipe e abra espaço para que todos participem, se envolvam e contribuam com ideias. É um ótimo momento para praticar o Brainstorming.

Mais do que nunca: Invista na gestão de riscos!

Se 2020 não te ensinou a importância de uma boa gestão de riscos, então nada mais ensina. Mas não custa nada reforçar né?

Claramente não podemos prever o futuro, muito menos imaginar que uma pandemia vai chegar e mudar tudo de uma hora para outra. Contudo, podemos instaurar a mentalidade de riscos na cultura empresarial e nutrir uma equipe que sabe lidar com as adversidades.

Dessa forma, além de incentivar a melhoria continua e facilitar a identificação de oportunidades de melhoria, quando problemas mais graves nos acometem, a equipe consegue agir com mais maturidade e agilidade em sua resolução.

Ter um comitê de gestão de crises também é fundamental nesse sentido. Afinal, nem sempre é possível evitar que as adversidades causem danos a empresa, mas o comitê tem um papel importantíssimo no que se refere a reduzir ao máximo os impactos.

Equipe unida

Muitas coisas mudaram e a forma de trabalhar é uma delas. Grande parte das empresas que aderiram ao Home Office (porque foram obrigadas), não irão mais abrir mão dessa estrutura de trabalho.

Isso porque existia um grande paradigma que impedia que as pessoas acreditassem que o Home Office é uma opção viável. Entretanto, ao se verem obrigadas, tomaram um choque de realidade, e tanto as empresas como os colaboradores notaram benefícios, tais como:

  • Redução de custos com infraestrutura
  • Redução de custos com vale transporte
  • Aumento de produtividade (sim, aumento! Isso chocou a todos nós)
  • Motivação da equipe (Trabalhar no conforto de casa e não enfrentar trânsito motiva qualquer um, não é mesmo?)
  • Possibilidade de maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

É claro que isso não pode ser realidade para todos, já que algumas profissões exigem a presença física. Contudo, a parcela que consegue realizar suas atividades em Home Office já gerou grandes mudanças nas empresas.

Então a dica que fica aqui é: Mesmo longe, vamos nos manter perto. Mais do que nunca ter uma equipe unida e envolvida com os propósitos da empresa é primordial para superar os desafios e se desenvolver cada vez mais.

Tudo vai ficar bem!

Quando tudo isso passar (e logo vai passar!), não, as coisas não voltarão a ser como antes. Mas tenho certeza de que tudo vai se ajeitar e veremos um mundo melhor.

Quem aí está com saudade daqueles Happy Hour da empresa (rs)? Logo poderemos todos nos reunir novamente. Enquanto isso, vamos focar nossos esforços em entender tudo o que está acontecendo e nos preparar para o que virá.

Desejamos a todos vocês um 2021 cheio de saúde e muita prosperidade!

Estamos preparando vários conteúdos incríveis para o Blog, então não deixe de nos acompanhar. Para ficar por dentro de todas as novidades é só se inscrever em nossa Newsletter clicando aqui.

Um beijo e até semana que vem ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *