fbpx

BRAINSTORMING NA GESTÃO DA QUALIDADE

BRAINSTORMING NA GESTÃO DA QUALIDADE

BRAINSTORMING NA GESTÃO DA QUALIDADE

Antes de mais nada, se partirmos do pressuposto de que tudo que é feito em equipe possui um potencial infinitamente maior de gerar melhores resultados, então nós temos um primeiro motivo para aprender e implementar o princípio do Brainstorming no sistema de gestão.

Afinal, esta ferramenta tem exatamente a função de unir profissionais dos mais diversos setores para discutir sobre determinado tema. Esta reunião pode ter a finalidade de implantar melhorias, inovações ou planos de ação para não conformidades.

Então, partiu aprofundar o conhecimento a cerca desta metodologia?

O que é Brainstorming?

O Brainstorming, ou “tempestade de ideias”, como é traduzido no português, é uma ferramenta que possibilita uma troca de ideias rápida e sem preconceitos.

É isso mesmo, você diz o que vier a sua cabeça (considerando o tema em questão, é claro), sem ter que pensar de maneira muito profunda sobre a sua execução.

A ideia é realmente explorar as mais diversas possibilidades. Ou seja, aflorar a imaginação para chegar a melhor solução.

Essa é uma forma de integrar as pessoas e conhecer pontos de vista diferentes, de uma forma dinâmica, na busca por melhorias e inovações.

Nesse sentido, podemos dizer que o conceito do Brainstorming se aplica mais ao princípio quantidade de ideias do que da qualidade delas. Afinal, é errando que se aprende, não é mesmo?

Como realizar o Brainstorming?

Para começar, é necessário deixar bem claro para todos os envolvidos qual é a pauta dessa reunião. Desta maneira, as pessoas direcionam as suas ideias a um objetivo comum. Contudo, é normal que algumas sugestões sem nexo surjam, o mais importante é que todos os participantes se sintam a vontade para expressar suas opiniões e ideias.

O fato é que muitas vezes, uma ideia aparentemente “ruim”, pode ser a raiz da solução que todos procuram.

Por isso, apesar de ser importante filtrar e organizar as informações, priorizando as melhores ideias, nenhuma sugestão deve ser descartada ou ser tratada com indiferença.

Afinal, o objetivo da estratégia está justamente em alimentar a troca de ideias, complementar uma ideia com a outra, encontrar falhas que muitas vezes passam despercebidas, etc.

Nesse sentido, é muito importante ter alguém para anotar tudo durante a reunião, para que ao final seja feita uma análise de ideias a ser amadurecidas e partir para o plano de ação.

Como essa reunião deve ocorrer?

É muito importante a participação de colaboradores dos mais diversos setores. Afinal, quanto mais ideias e perspectivas diferentes a cerca de um mesmo tema, melhor.

Porém, é necessário que haja organização para que a reunião não se torne improdutiva. Ou seja, um cenário onde todos falam ao mesmo tempo e ninguém entende nada. Logo, deve haver uma pessoa gerenciando essa reunião.

Cada participante deve esperar a sua vez de falar e todos devem respeitar a opinião de todos, sem criticar e/ou interromper o outro. Desta forma, garante-se a produtividade e a eficácia da estratégia, além de manter o respeito entre a equipe.

O Brainstorming trata-se justamente disso: Respeito, tolerância, diversidade de opiniões e mais do que isso, da troca de ideias de forma saudável.

Afinal, nada é mais enriquecedor do que poder enxergar os mais diversos assuntos de vários pontos de vista diferentes. A melhoria contínua e a inovação dependem disso.

Por fim, podemos afirmar que essa é uma ferramenta muito eficaz para solucionar problemas e aprimorar processos.

Com toda a certeza, deve ser utilizada em conjunto com outras ferramentas da gestão da qualidade, como por exemplo o Diagrama de Pareto, que é uma ferramenta que objetiva encontrar as causas raiz dos problemas.

Quando integramos essas ferramentas, aumentamos a eficácia dos resultados alcançados, pois uma complementa a outra.

E aí, gostou de saber que o Brainstorming (apesar de simples de ser executado) traz consigo grandes resultados? Então fique ligado aqui no Blog porque logo tem mais conteúdo para você!

Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *