Sabemos que garantir a melhoria contínua e agilizar o tempo de tomadas de decisão é um desafio para os gestores. Entretanto, trata-se de um desafio que vale a pena superar, pois viabiliza o aprimoramento contínuo da organização e possibilidade sobrevivência em um mercado extremamente ágil, competitivo e inconstante.
De um lado, temos a necessidade de estar sempre inovando e buscando oportunidades de melhoria. De outro, temos os riscos envolvidos em tais mudanças, por isso é essencial que a tomada de decisão seja baseada em dados, e não em achismos.
Na teoria, parece simples não é mesmo? Mas a verdade é que colocar em prática e adotar hábitos na cultura interna que possibilite que isso se torne realidade, é um pouco mais complicado do que parece.
Quer saber como e porque você deve garantir a melhoria contínua e agilizar o tempo de tomadas de decisão? Então acompanhe:
Melhoria Contínua
A melhoria contínua promove o espírito inovador do time, além de instaura na cultura a mentalidade baseada em riscos, antecipação, e ainda, identificar oportunidades de melhoria. Para garantir que a equipe esteja engajada nesse pensamento, é fundamental estabelecer ações que possibilitem o engajamento de todos os envolvidos.
Uma liderança eficaz deve ser instaurada na gestão, para que a equipe possa ser guiada ao objetivo da organização. Além disso, a figura do líder tem o dever de motivar os colaboradores para que executem suas funções com comprometimento.
Com um planejamento estratégico eficaz, processos padronizados e equipe engajada, a melhoria contínua pode ser atingida com êxito.
Desafios
- Padronização dos processos
- Definição de metas e objetivos
- Engajamento da equipe
- Eficácia na liderança
Benefícios
- Mentalidade de riscos na cultura organizacional
- Identificação de oportunidades de melhoria
- Melhoria no sistema de gestão da qualidade
- Maior competitividade no mercado
- Equipe comprometida e engajada
- Aumento de produtividade
- Time inovador
Agilidade e assertividade na tomada de decisões
A melhoria contínua pode não gerar os resultados esperados se as ações tomadas não forem baseadas em dados. Isso porque o que “achamos” que resultará em X, pode resultar em Y. Todavia, a chance de o resultado divergir daquilo que é o esperado diminui, e muito, quando a decisão é tomada com base em dados concretos.
Com isso, podemos afirmar que sim, a melhoria contínua é essencial e a agilidade na tomada de decisões também. Porém, de nada adianta ter decisões rápidas que gerem resultados inesperados, portanto, ter jogo de cintura é essencial nesse jogo de agilidade e assertividade.
Diante de todos os desafios encontrados nesse sentido, vale ressaltar a importância do “feeling”. É verdade que dissemos que decisões baseadas em achismos não são recomendadas, e é justamente aí que entra o bom senso.
Quando temos conhecimento acerca de determinado assunto, podemos sim cortar caminho e agilizar o processo de tomada de decisão com base nas experiencias adquiridas. Neste caso, mesclar a intuição com o conhecimento pode ser uma boa estratégia para ganhar tempo, e ao mesmo tempo, tomar decisões com sabedoria e riscos calculados.
Não deixe de dar importância a gestão de riscos e sempre colocar na mesa todas as possibilidades de ocorrência de situações adversas, e por vezes, incontroláveis. Quanto menor for o risco, mais assertivo será o resultado. E cá entre nós, no cenário atual, quem erra menos vence o “jogo”.
Tenha sempre em mente: o sucesso depende da tomada de boas decisões e as decisões de hoje devem preparar a empresa para o futuro.
Desafios
- Ter eficácia na coleta e análise de indicadores
- Distribuir as informações de forma eficaz
- Garantir a segurança e relevância dos dados
- Utilizar ferramentas, metodologias e tecnologias adequadas
- Organização e eficácia dos processos
Benefícios
- Eficácia na tomada de decisões
- Melhor preparo da equipe em situações adversas
- Desenvolvimento da mentalidade baseada em riscos na cultura organizacional
- Bom senso na tomada de decisões, levando em conta dados, experiências e “feeling”
- Identificação de oportunidades de melhoria, ações corretivas e preventivas
- Embasamento nas decisões tomadas
- Time inovador e engajado com a melhoria contínua
- Acompanhamento de metas e objetivos
- Análise periódica de indicadores
SGQ comprometido com a melhoria contínua e tomada de decisões
O sistema de gestão da qualidade é o grande responsável por incentivar a melhoria contínua e a agilidade na tomada de decisões, por meio de uma liderança eficaz e processos padronizados.
Para isso, é necessário ter foco nas metas e objetivos e elaborar um planejamento estratégico que direcione a equipe em um mesmo ideal. Além disso, incentivar o espírito de união e disseminar as informações cabíveis de forma clara e objetiva também é primordial para atingir o sucesso.
Uma dica bem legal, é automatizar os processos por meio de um software de gestão da qualidade. Com o software também é possível centralizar as informações, engajar o time e utilizar as ferramentas da qualidade da melhor maneira. Assim, ganha-se em produtividade e até sobre um tempinho a mais para planejar as ações com calma e cautela.
E aí, você tem visto melhoria contínua e assertividade nas ações no ambiente organizacional? Conta pra gente!