fbpx

A importância dos Planos APPCC para a Segurança dos Alimentos

A importância dos Planos APPCC para a Segurança dos Alimentos

A importância dos Planos APPCC para a Segurança dos Alimentos

A indústria de alimentos possui tem a obrigatoriedade de entregar produtos seguros aos consumidores.

Nesse sentido, qualquer erro pode ser crucial, afinal, estamos falando sobre a saúde e segurança de consumo das pessoas.

Outro ponto importante a ser frisado, é que os consumidores estão cada dia mais criteriosos em seus hábitos de consumo, e é por estes e outros motivos que os Planos APPCC são fundamentais nesse segmento.

Portanto, é papel do time tomar todo o cuidado, ser detalhista e ter cautela para entregar alimentos que estejam dentro dos parâmetros exigidos. Afinal, estamos falando sobre sobreviver diante de um mercado extremamente competitivo.

Sabendo que um pequeno erro pode gerar graves consequências, preocupe-se com os consumidores que exigem alimentos de confiança e também com os concorrentes que estão atentos a cada detalhe para se manter um passo à frente.

Ok, então vamos aprofundar o nosso conhecimento a cerca dos Planos APPCC juntos?

Para que servem os Planos APPCC?

Em resumo, os Planos APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) servem para direcionar a equipe em cada etapa dos processos pelos quais determinado alimento está sujeito a passar.

Dessa forma, é possível mapear as etapas em que os alimentos podem sofrer contaminação, sejam elas: física, química ou biológica, alergênica ou radiológica.

Com os perigos detectados, chegou o momento de aplicar as medidas para controlar (reduzir a um nível aceitável) ou eliminar os riscos que possam estar associados à cada etapa dos processos pelos quais o alimento passa.

A equipe deve definir de que forma o padrão de qualidade e segurança do alimento será garantida. Ou seja, precisam pensar a cerca de:

  • Medidas e ações que devem ser tomadas
  • Delegar responsáveis da criação e manutenção dos Planos APPCC
  • Etapa em que o perigo será eliminado ou reduzido a um nível aceitável, etc.

Sobretudo, o foco é que ao final de todo o processo, o alimento esteja em perfeitas condições de consumo.

A montagem do Plano APPCC é complexa e exige tempo, planejamento, paciência e muito cuidado.

Ou seja, ao dar início a implementação da metodologia na indústria, é essencial que haja boa comunicação interna, engajamento entre os setores e comprometimento em seguir as normas e legislações vigentes.

Lembre-se sempre: Envolver a equipe faz parte do processo e garante a eficácia do plano de ação.

Automatize a montagem dos seus fluxos!

Atualmente, é bastante comum montar os Planos APPCC seguindo os seguintes passos:

  • Montar as planilhas/tabelas no Excel colocando todos os dados necessários (matérias primas, superfícies de contato, etc);
  • Criar relatório no Word;
  • Criar os fluxogramas em uma terceira ferramenta.

Bom, tenho uma notícia ruim e uma M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A para te dar:

A ruim é que essa é uma forma extremamente trabalhosa e que exige muita tempo e atenção para que os perigos identificados sejam realmente eliminados e/ou reduzidos a níveis aceitáveis na etapa correta. Pior ainda, são as manutenções, que necessitam de alterações por todo o Planos já montado.

A notícia maravilhosa é que atualmente, existe uma maneira de passar por todos esses processos de forma bastante simplificada e utilizando apenas UMA ferramenta (ao invés de três, haja paciência!).

O Software Qualis 22, conta com uma tela de montagem interativa dos fluxogramas. Dessa forma, você elabora os Planos de forma rápida e integrada, sem a necessidade do uso de outras ferramentas.

Ah, e não podemos deixar de citar as melhorias internas, tais como:

  • Diminuição de desperdícios;
  • Processos mais produtivos;
  • Atuação interativa de vários usuários;
  • Cadastro integrado de ingredientes, embalagens, máquinas, superfície de contato e perigos;
  • Relatórios automáticos, etc.

Visto que, como já falamos anteriormente, a segurança dos alimentos é uma necessidade.

Por outro lado, sabemos que toda mudança ao desconhecido gera certa relutância, disponibilizamos um material gratuito do Software Qualis 22 para você conhecer todos os benefícios de automatizar a montagem de Planos APPCC, clique aqui!

O crescimento de uma indústria alimentícia depende diretamente do comprometimento com a saúde e o bem-estar de seus consumidores.

Não se esqueça de se inscrever em nossa Newsletter para ficar por dentro de conteúdos exclusivos sobre gestão. Se inscreva aqui!

Até o próximo conteúdo :*

4 Comentários


  1. Boa noite, irei citar um trecho do arquivo em meu TCC, por favor, queria saber o autor do artigo, pois aqui só consigo ver o ano da publicação! Desde já fico agradecido.

    Responder

    1. Olá Antônio, tudo bem?

      A autora do artigo é: Amanda Carine do Nascimento

      Agradecemos pela sua citação, é muito bom ver que estamos agregando valor aos nossos leitores.

      Responder


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *