fbpx

5S e 8S na Indústria de Alimentos: Entenda a importância e como implantar!

5S e 8S na Indústria de Alimentos: Entenda a importância e como implantar!

5S e 8S na Indústria de Alimentos

Entenda a importância e como implantar!

Utilizar-se de programas, ferramentas, metodologias, tecnologias e softwares é fundamental para o estabelecimento de um padrão de qualidade no segmento alimentício.

Os setores de gestão e controle de qualidade devem andar de mãos dadas, e precisam envolver o time nos padrões estabelecidos.

Todos devem estar totalmente integrados e engajados entre si, e também em relação aos objetivos da empresa. Pode parecer clichê dizer isso, mas é verdade que garantir a qualidade e a segurança dos alimentos é um trabalho extremamente difícil e delicado, porém necessário.

Comprometimento e trabalho em equipe são os pontos de partida para o sucesso nesse sentido.

Estou falando tudo isso, para introduzi-los no assunto de hoje e fixar na mente de cada um de vocês a importância da utilização dos 5S e 8S no ambiente industrial.

Vamos falar sobre isso? Comecemos pelo básico:

O que é 5S?

Trata-se de uma ferramenta de origem japonesa que tem como finalidade garantir a melhoria contínua e atingir a qualidade total. É uma ferramenta simples de ser implantada e de baixo custo.

Todavia, quando digo que é simples de ser implantada, não quer dizer que não é necessário total comprometimento e envolvimento em sua implantação.

O 5S são:

1. Seiri

Começamos o nosso programa 5s com o senso de utilização.

Mantenha em sua área de trabalho somente o que vai utilizar, armazene o restante em lugares apropriados e descarte tudo que for inútil.

2. Seiton

Dando continuidade à organização do ambiente de trabalho, vamos ao segundo passo: senso de organização.

Como o nome já pressupõe, essa é a etapa em que tudo deve ser deixado em lugares que mantenham o ambiente organizado.

3. Seiso

Agora é o momento de pensar na limpeza do ambiente.

Este é o senso de limpeza, o objetivo é deixar tudo sempre limpo, e mais do que limpar, o princípio a ser seguido é o de “não sujar”. Ambiente limpo se torna muito mais agradável, e no caso das indústrias de alimentos, deixar tudo bem limpinho é fundamental, né?

4. Seiketsu

Senso de padronização, é o momento de sistematizar os sensos anteriores e garantir que tudo seja feito de forma eficaz e estratégica, para garantir que o programa 5S seja realmente inserido na cultura da Organização.

Estabeleça procedimentos e padrões, desenvolva normas e regras. Enfim, faça tudo que for necessário para que a ação se torne sistêmica.

5. Shitsuke

No senso anterior, desenvolvem-se os caminhos para a eficácia do programa, no Shitsuke ou senso de disciplina, as ações são finalmente colocadas em prática e inseridas na cultura interna, transformando os hábitos da equipe.

Se quiser ter a certeza de que o Programa 5S implantado na sua gestão está surtindo os efeitos esperados, clique aqui e baixe este modelo editável de auditoria 5S.

O que é 8S?

Bom, se você está aí pensando que o 8S nada mais é do que uma versão melhorada e atualizada do 5S, você pensou certo. Vamos conhecer os 3S que faltam?

6. Shikayaro

Senso de determinação e união, tem como objetivo o trabalho em equipe.

Um time unido consegue resultados muito melhores, certo? Sempre falamos da importância de ter um time bem engajado, e é exatamente disso que este senso se trata.

7. Shido

Podemos chamá-lo de senso de capacitação ou senso de treinamento.

Outro ponto que sempre abordamos como fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio, a capacitação da equipe. Invista em treinamentos, cursos, palestras e tudo que estiver ao alcance da empresa para capacitar e aprimorar os conhecimentos dos colaboradores.

8. Sitsuyaki

Este é o senso que trata da economia e combate aos desperdícios. Muitas vezes não nos damos conta, mas pequenas economias podem gerar forte impacto na lucratividade do negócio.

Qual é a importância do 5S e 8S na indústria de alimentos?

Os programas 5s e 8s, quando implantados da maneira correta, causam uma verdadeira revolução na cultura interna, mudando os hábitos da equipe, tornando-os mais organizados e comprometidos.

Além disso, um ambiente limpo, organizado e onde perpetua o espírito de equipe, é motivador para os colaboradores e os incentiva a buscar o alcance das metas e objetivos. Bem como, nutrir as práticas proposta pelo programa.

Na indústria de alimentos, essa ferramenta torna-se essencial devido a importância de se atentar aos mínimos detalhes e de desenvolver profissionais extremamente capacitados e focados em manter os padrões de qualidade e a segurança dos alimentos.

Como deve ser realizada a implantação?

Como dito anteriormente, este não é um programa complexo de ser implantado e não envolve grandes custos. Porém, precisa sim de total comprometimento e atenção para que sua implantação seja realizada com sucesso.

Antes de qualquer coisa, é necessário conscientizar a equipe sobre a importância do 5S e 8S.

Quando digo isso, trata-se desde a alta administração, até os cargos mais baixos. Todos têm a mesma importância no processo e devem estar alinhados com os objetivos.

Outro ponto importante é designar uma equipe para gerenciar a implantação do programa e desenvolver um planejamento estratégico para definir prazos, ações, métricas e etc.

Prepare reuniões e apresentações, desenvolva os treinamentos necessários para o time, e o mais importante: comunique-se.

A comunicação é a alma do negócio, tanto para que as pessoas entendam a situação, como também para motivá-los, fazê-los sentir parte de algo importante.

Com o 8S implantado, todos os envolvidos poderão sentir as diferenças, o ambiente de trabalho melhora consideravelmente, a produtividade aumenta, há redução de desperdícios, e tudo isso irá acarretar na melhoria da qualidade e segurança dos alimentos.

E aí, preparado para implantar uma das principais ferramentas de gestão e qualidade para melhorar os seus resultados?

Para ficar ligado em todas as novidades aqui do Blog, inscreva-se em nossa Newsletter clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *