Não seja pego de surpresa! Siga esses passos no seu SGQ:
Primeiramente, não há nada mais importante neste momento de instabilidade pelo qual estamos passando do que investir em um SGQ eficaz. Afinal, quanto menos surpresas, melhor, certo?
Já estamos enfrentando desafios o suficiente para nos arriscar em um sistema de gestão que anda de olhos fechados e conta com a sorte.
Diante disso, para que você não seja pego de surpresa, listamos alguns passos que você deve seguir para evitar problemas e potencializar seus resultados.
Vamos lá? Então siga esses passos no seu SGQ
Uma empresa onde os profissionais vivem entre reuniões e preocupam-se compulsivamente com planejamentos e estabilidade, por exemplo, está perdendo o “feeling” do negócio. Por isso, é preciso inovar, arriscar e sair da zona de conforto é a única maneira de conquistar (e manter) um bom posicionamento.
Entretanto, não podemos afirmar que somente de novas ideias sobrevive uma empresa, não é mesmo? Existem alguns cuidados e culturas internas que precisam sim ser adotadas para manter a ordem e seguir crescendo.
Tudo começa com planejamento, metas e objetivos
O primeiro passo é planejar. O planejamento estratégico é a bússola da equipe, é a ferramenta que serve como guia para definir as prioridades, elaborar processos, e atuar com foco no alcance de metas e objetivos.
Como assim metas e objetivos?
Bom, se você está elaborando um planejamento sem saber ao menos onde quer chegar, certamente não chegará a lugar algum.
Siga os pilares da gestão da qualidade:
- Foco no cliente
- Liderança proativa
- Melhoria contínua
- Decisão baseada em fatos
- Boa relação com os fornecedores
- Visão sistêmica
Outro fator a ser considerado, é que as metas devem ser estabelecidas de forma realista. Ou seja, considerando o tempo necessário para alcança-las, recursos disponíveis, necessidades do público-alvo, etc.
Monte um planejamento detalhado onde contenham metas para cada um desses pilares. Considere-os os degraus para alcançar o objetivo final. Dissemine as informações e envolva o time para que atuem sob a mesma perspectiva, buscando um resultado em comum.
Gerenciamento de processos
Investir na gestão de processos e mapeá-los facilita o controle das atividades e potencializa os resultados alcançados. Dessa forma, riscos e oportunidades tornam-se mais evidentes.
Além disso, podemos citar os seguintes benefícios:
- Aumento de produtividade
- Gestão preventiva e mentalidade baseada em riscos;
- Padronização das atividades;
- Facilidade de entendimento das atividades por parte dos envolvidos;
- Controle de custos e recursos;
- Melhoria na qualidade dos produtos/serviços;
- Aumento do índice de satisfação dos clientes, etc.;
Invista em uma boa gestão de riscos – Prevenção é melhor que Correção!
Primeiramente, tenha em mente que o planejamento é fundamental para manter o controle do seu SGQ. Entretanto, as coisas vão sair do “eixo” vez ou outra.
Nesse sentido, o ideal é preparar a equipe para que estejam preparados para lidar com situações adversas de forma rápida e certeira. Dessa forma, antecipar-se diante erros/falhas, identificar pontos de melhoria, e até mesmo, saber qual é a melhor maneira de lidar com possíveis não conformidades.
Outros benefícios da gestão de riscos:
- Reduz a ocorrência de erros, não conformidades e afins;
- Prepara a equipe para tomar decisões ágeis e assertivas nos mais variados cenários;
- Reduz gastos com prejuízos, e por consequência, aumenta a lucratividade;
- Auxilia no aumento de produtividade da equipe;
- Ocasiona melhoria na identificação de oportunidades;
- Diminui ocorrências de reclamações de clientes e aumenta sua satisfação.
PREVENÇÃO é uma palavra-chave para o cenário atual. Portanto, o ideal é estudar o mercado e buscar entender as tendências. Não espere que o pior aconteça, haja preventivamente.
Acompanhe os resultados e esteja atento às oportunidades de melhoria
Só há uma maneira de saber se tudo aquilo que foi planejado está ocorrendo da maneira esperada: Acompanhando os resultados!
Portanto, defina uma periodicidade que seja interessante para você e sua equipe, para analisar os indicadores e assegurar que está tudo sob controle.
Dessa forma, você identifica gargalos (antes mesmo que desencadeiem consequências no processo), resultados fora daquilo que foi estipulado, e ainda visualiza possíveis oportunidades de melhoria com muito mais facilidade.
Automatize o seu SGQ
Antes de mais nada, o primeiro ponto a levar em consideração quando falamos em automatizar os processos do SGQ é a agilidade que nos é cobrada em colocar os planos em ação. Como fazer isso sem uma ferramenta para nos ajudar? É praticamente impossível, certo?
Definitivamente, chegamos em um ponto em que ou usamos a tecnologia a nosso favor para atingir o potencial esperado com o auxílio de recursos que ultrapassam os limites “manuais”, ou aceitamos a possibilidade de em determinado momento, não conseguir acompanhar o mercado.
Porque você deve utilizar um software para gestão da qualidade:
- Garantir a melhoria contínua;
- Aumentar a produtividade e reduzir custos;
- Gestão, organização e segurança dos documentos;
- Melhorar o acompanhamento de indicadores;
- Ter maior agilidade e assertividade na tomada de decisão;
- Contar com o engajamento e comprometimento da equipe;
- Aprimorar os atendimentos prestados e satisfação dos clientes;
- Melhorar o controle as auditorias;
- Capacitar o time com uma melhor gestão de treinamentos;
- Identificar riscos e oportunidades, entre outros.
Se você quiser saber mais sobre as funcionalidades e outras informações referente ao nosso Software para Gestão da Qualidade é só clicar aqui.
E aí, preparado para dar um UP no seu sistema de gestão da qualidade e terminar 2021 com resultados satisfatórios para você e sua equipe? Então já coloca o plano em ação.
Assine a nossa Newsletter clicando aqui e continue nos acompanhando para ter acesso a conteúdos exclusivos ?