fbpx

IMPLANTE O 5S NA SUA GESTÃO SEGUINDO ESTES PASSOS!

IMPLANTE O 5S NA SUA GESTÃO SEGUINDO ESTES PASSOS!

IMPLANTE O 5S NA SUA GESTÃO SEGUINDO ESTES PASSOS!

O programa 5S é uma metodologia criada no Japão que tem o objetivo de gerar melhorias no ambiente de trabalho por meio de 5 sensos, são eles:

  • Utilização (SEIRI)
  • Organização (SEITON)
  • Limpeza (SEISO)
  • Bem estar e padronização (SEIKETSU)
  • Disciplina (SHITSUKE)

Trata-se de um método simples de ser implantado. Entretanto, requer total envolvimento e comprometimento de toda a equipe, já que o objetivo principal é promover mudanças profundas na organização. Bem como, educar os colaboradores para nutrir um ambiente de trabalho sustentável.

Juntos os chamados 5S – Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke -, formam um conjunto de padrões operacionais que, ao engajar de forma geral os profissionais que ali trabalham, incita uma produção mais eficiente e eficaz, por meio de mudanças de hábitos da empresa.

Nesse sentido, para que tudo transcorra como o esperado e a implementação do programa atinja seu objetivo, é necessário investir em um planejamento estratégico detalhado e com metas bem definidas.

Para te ajudar a implantar o 5S na sua gestão, listamos 5 passos:

Planejamento e sensibilização das pessoas estratégicas

Antes de mais nada, você precisa fazer uma análise geral do cenário em que a empresa se encontra. Em seguida, faça um levantamento de tudo que precisa ser melhorado nos mais diversos setores, com a implantação do 5S na sua gestão.

O próximo passo é montar um planejamento bem completinho e detalhado. Nele devem contar todas as metas e objetivos, prazo de implantação, recursos necessários, etc.

Por último, dissemine a informação às partes interessadas. O envolvimento do time é fundamental para o sucesso do programa. Portanto, utilize recursos de divulgação, tais como:

  • Palestras informativas;
  • Reuniões;
  • E-mails e cartazes para fortalecer a comunicação, etc.

Definição da estratégia de implantação de cada “S”

O ideal é começar pelos 3 primeiros S:

  • Seiri – Utilização
  • Seiton – Organização
  • Seiso – Limpeza

Primeiramente, realize o descarte tudo o que você não utiliza e mantenha somente o que for necessário. Dessa forma, você reduz desperdícios e melhora a organização.

Logo após, filtre aquilo que é indispensável e deixe ao alcance das suas mãos. Em seguida, e guarde todo o restante de forma organizada.

Assim, você notará o seu ambiente bem mais “clean”, o que impacta diretamente na sua produtividade, pois terá facilidade em encontrar tudo o que precisa.

Por fim, determine uma rotina de limpeza eficaz para manter tudo sempre limpinho e agradável!

Agora é o momento de partir para os dois últimos S:

  • Seiketsu – Bem estar e padronização
  • Shitsuke – Disciplina

Esta é a etapa que representa a manutenção dos 3 primeiros princípios. Portanto, invista na padronização dos processos.

Dessa forma, você ganha em eficácia na implantação do programa. Bem como, facilita o seu monitoramento e manutenção.

O sentido de todo o esforço está na conscientização de que manter o ambiente limpo, saudável e organizado, torna a rotina mais leve e produtiva para todos.

Invista em treinamentos, auditorias, reuniões e tudo o que puder ser útil para incentivar a equipe a ter disciplina.

Formação do comitê 5S

Depois de planejar tudo e definir o processo de implantação, chegou o momento de delegar funções.

Isso porque, é fundamental formar uma equipe multidisciplinar que fique responsável pelo andamento do programa.

Portanto, envolva as mais diversas áreas da empresa para que seja possível implementar o 5S em toda a empresa, e ainda, mapear os problemas nos mais diversos setores.

Afinal, a metodologia deve funcionar como um ciclo de melhoria contínua e tornar o ambiente de trabalho um lugar melhor para todos.

Planejamento de auditorias e manutenção do Programa 5S

Por último, mas não menos importante, você deve tomar medidas para garantir o cumprimento de tudo o que foi estipulado no planejamento. Bem como, assegurar que os resultados obtidos até aqui são os esperados.

Nesse sentido, é necessário definir uma estratégia de auditorias internas periódicas para a captação de dados e desenvolvimento de planos de ação para possíveis correções e/ou melhorias.

Temos um modelo editável gratuito para a sua auditoria 5S, basta clicar aqui e baixar.

Além disso, acompanhe diariamente o cumprimento das atividades, nada é mais importante do que caminhar lado a lado com a equipe. Tanto para garantir o bom funcionamento do programa, como também para auxiliar e motivar o time constantemente.

Uma dica é utilizar quadros de gestão à vista (o Kanban por exemplo) para o acompanhamento e motivação quanto ao cumprimento das atividades propostas.

Benefícios de implantar o 5S na sua gestão

Deixar claro todos os benefícios e a importância do envolvimento de todos é um ponto fundamental na conscientização e comprometimento do time.

Nesse sentido, dentre os principais benefícios da implantação do 5S, podemos citar:

  • Ambiente mais limpo, organizado, saudável e acolhedor;
  • Melhoria na qualidade e vida;
  • Aumento na produtividade;
  • Melhoria da qualidade de produtos e serviços;
  • Promoção do trabalho em equipe;
  • Equipe satisfeita e comprometida;
  • Redução de custos e desperdícios;
  • Facilidade de identificar novas oportunidades de melhoria, etc.

Para te ajudar a contar com todos os benefícios do programa 5S, preparamos esta planilha prontinha para te incentivar a começar agora! É só clicar aqui e baixar 😉

Espero ter ajudado e que esta metodologia seja o ponta pé inicial rumo a excelência da sua gestão, aprimoramento da equipe e sucesso da organização!

Te vejo na semana que vem! Para receber todos os nossos conteúdos em primeira mão, inscreva-se em nossa Newsletter clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *