Ferramentas de Gestão de Riscos para utilizar no seu SGQ!
Já virou até moda falar em gestão de riscos neste cenário caótico pelo qual estamos passando, não é mesmo? Certo, mas hoje vamos falar das ferramentas de gestão de riscos que podem te ajudar neste momento difícil.
A verdade é que diante da instabilidade do mercado, e do mundo como um todo, devido a essa pandemia ocasionada pelo COVID-19 e suas variantes, nenhum negócio está imune a passar por situações de risco.
É por isso que a palavra do momento é PREVENÇÃO. É melhor estudar o mercado e buscar entender as tendências do que vem por aí, do que ficar esperando a coisa acontecer e ser impactado de forma prejudicial ao negócio, e muitas vezes, até irreversível.
Aqui no Blog, o nosso foco é sempre buscar ajudar você, nosso(a) querido(a) leitor(a). Por isso, selecionamos algumas ferramentas de gestão de riscos que vão preparar o seu time para lidar com as adversidades.
Vamos lá? Segue:
#1 FMEA – Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos
A Análise FMEA (Failure Modes, Effects Analysis), é uma ferramenta utilizada para a identificação de potenciais riscos, e consequentemente, redução de falhas em produtos, processos, etc. Os resultados que podem ser obtidos com seu uso são significativos para a economia e produtividade da Organização.
Sua elaboração consiste, resumidamente, em listar as situações que podem apresentar riscos, e posteriormente montar o cálculo do risco (RPN) com base na:
- Ocorrência (frequência em que a situação ocorre)
- Severidade (gravidade da situação e seus efeitos)
- Detecção (analisa-se, se o cliente pode ou não identificar a falha)
Com base nas informações coletadas, inicia-se o plano de ação para implantar as melhorias e/ou correções necessárias.
Se quiser saber mais sobre essa ferramenta, clique aqui!
#2 Diagrama de Pareto
Outra ferramenta essencial para a sua gestão de riscos é o Diagrama de Pareto.
Com sua utilização, os riscos são divididos em duas categorias: “Pontos Vitais” e “Pontos Triviais”. Assim, o time divide os problemas com base na sua prioridade de ser solucionado.
Além disso, a ferramenta trabalha com a seguinte premissa: 80% dos erros são consequência de 20% dos problemas. Com isso, podemos concluir que se todos os esforços da equipe tiverem foco em 20% das falhas mais recorrentes, 80% dos problemas são eliminados.
Ou seja, após mapear os problemas e gerar o gráfico com as informações com base no Diagrama de Pareto, obtém-se de forma clara quais são as prioridades e situações que merecem maior atenção do time.
Quer ler mais sobre o Diagrama de Pareto? É só clicar aqui!
#3 Análise SWOT
Essa ferramenta permite identificar fatores de importância interna – forças e fraquezas. Bem como, identificar fatores de importância externa – oportunidades e ameaças.
Com a utilização da Análise SWOT é possível ter uma visão clara do posicionamento da empresa e identificar pontos a serem repensados e melhorados.
Dessa forma, é possível desenvolver um planejamento estratégico com base na identificação e priorização das ações que realmente gerarão impactos positivos para o negócio e minimizar riscos.
Para aprofundar seu conhecimento e aplicar a ferramenta SWOT na sua gestão, leia este conteúdo aqui.
#4 Checklist
Podemos dizer que o checklist é a ferramenta que complementa a gestão de riscos. Com o seu uso, todo o plano de ação é listado, evitando que quaisquer partes da estratégia seja esquecida, ou deixada de lado.
Digamos que você vai utilizar exatamente as ferramentas que listamos acima na sua gestão. Então, o Checklist inicial consiste em:
- Aplicação da Anállise FMEA
- Aplicação da ferramenta Diagrama de Pareto
- Montar Análise SWOT
Nessa lista podemos concluir que o próximo passo seria montar a Análise SWOT, pois é o único item que ainda não foi marcado como concluído. Dentro as ações de cada uma das ferramentas, também é aconselhável adotar Checklist, para garantir que cada etapa do processo foi colocada em prática.
Dessa forma, garante-se a aplicação total da estratégia, e ainda, obtém-se indicadores com dados completos e confiáveis.
Já que estamos falando em ferramentas úteis para a sua gestão, que tal obter um modelinho editável gratuito de Mapeamento de Processo? Baixe clicando aqui!
E aí, o que achou das ferramentas? Já utiliza alguma delas? Tem alguma ferramenta importante para indicar? Deixe nos comentários.
Mais do que nunca o ditado “prevenir é melhor do que remediar” deve estar presente na cultura interna de qualquer negócio que visa, não só sobreviver a este momento instável, como também se consolidar no cenário pós pandêmico.
Não deixe de acompanhar os conteúdos aqui do Blog, inscreva-se em nossa Newsletter e nós te avisaremos sempre que tiver conteúdo novo.