fbpx

5 Passos para cumprir as metas e objetivos e garantir a excelência no SGQ em 2021

5 Passos para cumprir as metas e objetivos e garantir a excelência no SGQ em 2021

5 Passos para cumprir as metas e objetivos e garantir a excelência no SGQ em 2021

Que 2020 foi um ano atípico, nós já sabemos. É exatamente por isso que precisamos começar este ano com tudo e garantir a excelência no SGQ em 2021.

Nada de desanimar, em?

É lindo começar o ano cheio de objetivos e metas. Entretanto, a correria do dia a dia, muitas vezes, acaba fazendo com que elas se dissipem no meio do caminho e continuem apenas no papel.

Mas esse ano vai ser diferente, porque eu te desafio a fazer diferente e incentivar toda a sua equipe a executar as atividades com garra e foco nas metas.

Para te ajudar a organizar as ideias e colocar em prática todas as metas, sem desanimar, e atingir a excelência no SGQ, seguem 5 passos para você seguir:

  1. Tenha objetivos bem definidos e mensuráveis

Saber exatamente onde se quer chegar é o primeiro passo para começar a estabelecer as metas e distribuir as funções aos envolvidos.

Isso porque se nem mesmo você sabe onde quer chegar, como irá motivar alguém a abraçar a sua ideia? A verdade é que vai ser difícil manter a sua própria motivação.

Portanto, dedique um tempo para entender o contexto da organização, observar tudo que está acontecendo, identificar possíveis oportunidades, e o mais importante, definir onde você quer chegar com as informações que tem em mãos.

Baseie-se sempre em objetivos atingíveis, que não fujam da realidade da sua situação atual (uma análise SWOT vai bem nesse sentido).

  1. Saiba distribuir metas para cada responsável, e seja o mais claro possível ao passar as informações

Se já está bem claro para você o objetivo que deseja atingir, este é o momento de disseminar a informação a todos os envolvidos, de forma mais simples e clara possível.

Delegue as metas para os respectivos responsáveis e os acompanhe de perto, estimule-os e inspire-os a realizar suas atividades com maestria.

Não deixe de mostrar o quanto cada um é importante para o alcance do resultado final, e como todos serão beneficiados no final das contas.

  1. Envolva o time e estabeleça prazo para as metas

Cada peça é parte de um todo. Ter isso em mente é o princípio de um quebra cabeça que será montado com perfeição.

Um quebra cabeça de mil peças pode ser montado por uma pessoa em um longo período de tempo, mas se houver colaboração de mais pessoas, ele vai estar prontinho muito antes.

O sistema de gestão da qualidade só funciona se todos tiverem ciência da importância de focar nas metas e buscar atingi-las da forma mais ágil possível. Por isso é tão importante que o espirito de equipe esteja presente em cada etapa do processo.

Seu time é a sua maior fortaleza na entrega de soluções que realmente brilham os olhos dos seus clientes.

  1. Acompanhe, monitore e dê feedback sobre tudo aos envolvidos, assim, você os motiva a vestir a camisa e até mesmo, ajudar a desenvolver estratégias e planos de ação

O achismo é um dos maiores vilões do sucesso do SGQ, e até mesmo do negócio em si. Portanto, acompanhe de perto os resultados, analise os indicadores e identifique pontos que precisam ser modificados, melhorados ou até mesmo eliminados do processo.

Mantenha a sua equipe sempre informada sobre tudo, assim, todos podem dar suas contribuições para a melhoria contínua dos processos, e até mesmo, resultados finais.

Além disso, invista constantemente na capacitação dos envolvidos. Dessa forma, além de mantê-los motivados, os mantém atualizados e qualificados para inserir as melhores práticas em suas funções.

  1. Haverão obstáculos e resultados desanimadores no meio do caminho, mas este é um momento para rever os planos de ação, implantar as mudanças necessárias e não desistir!

Só vai errar quem arriscar, assim como só vai acertar quem errar. Nada pode ser previsto com 100% de certeza. Existem fatores internos e externos que nos obrigam a estar sempre de olho, analisando cada situação, e preparados para lidar com as adversidades.

Se algo saiu do esperado, se você e seu time se depararam com alguma dificuldade ou obstáculo, a solução não é desistir. A solução é parar, analisar a situação e mudar o rumo. Seja flexível com as metas e estratégias e esteja sempre aberto a optar por um plano B, C, D…

O importante é não desistir! Erros e adversidades são totalmente comuns, o importante nestes momentos é focar os esforços em buscar soluções, novas estratégias e partir para o novo plano de ação.

Com persistência, tudo dá certo.

E aí, quais são seus objetivos e metas para 2021? Que tal começar a colocar em prática e ir com tudo neste ano para atingir os melhores resultados da sua vida?

Desejamos todo o sucesso do mundo neste ano para você, e estamos extremamente otimistas de que tudo vai ser muito melhor daqui pra frente.

Um abraço e até o próximo conteúdo.

AH, clique aqui para ficar sabendo sempre que tiver conteúdo novo por aqui e continuar nos acompanhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *