fbpx

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO 5S

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO 5S

Porque é tão importante implantar o Programa 5S na sua gestão?

O Programa 5S tem origem japonesa e tem como objetivo principal inserir o senso de disciplina na cultura empresarial. A ferramenta é composta por cinco etapas, são elas:

  • Seiri
  • Seiton
  • Seiso
  • Seiketsu
  • Shitsuke

Trata-se de um método simples de ser implantado, mas que gera grandes melhorias, tais como:

  • Identificação de problemas, falhas, erros, etc.;
  • Redução de desperdícios
  • Otimização do tempo e espaço de trabalho
  • Melhoria na eficiência operacional
  • Oportunidades de melhoria
  • Redução de riscos, etc.

Além, é claro, dos benefícios que são os princípios do Programa 5S: organização, limpeza, bem-estar e disciplina.

Enfim, para que você entenda a importância do 5s, é fundamental conhecer os seus princípios mais detalhadamente:

SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO

O Seiri (senso de utilização) é a primeira fase do programa 5S e tem a finalidade de reduzir desperdícios e manter o local de trabalho organizado.

Portanto, é necessário descartar itens que não tem utilidade e acaba apenas ocupando espaço. A partir dessa ação, o ambiente de trabalho ganha espaço e se torna muito mais saudável para a equipe.

SEITON – SENSO DE ORGANIZAÇÃO

Já o Seiton, trata-se da segunda fase do programa 5S e tem a finalidade de colocar tudo em seu devido lugar, trazendo ordem e organização aos ambientes.

Desta forma, todos na empresa tem muito mais facilidade de encontrar o que necessitam. Nesse sentido, coloque ao alcance das suas mãos apenas àquilo que é indispensável no seu dia a dia.

Do mesmo modo, todo o resto deve ser guardado de forma organizada em gavetas e armários, por exemplo. Assim, mantem-se um local mais limpo e “clean”.

Em seguida, faça divisões de armazenamento conforme as necessidades da empresa. Uma dica é organizar os itens por ordem de uso, separando aquilo que é mais utilizado do que é menos utilizado.

Contudo, a forma de separação dependerá do volume de itens a serem armazenados, o importante é que fique organizado.

Por fim, para manter a organização imposta é necessário inserir algumas práticas na rotina da equipe, tais como: manter limpo, limpar após o uso, etc.

SEISO – SENSO DE LIMPEZA

Chegamos a terceira fase do programa 5S, em que a tarefa é eliminar toda a sujeira.

Primeiramente, é necessário estabelecer uma rotina de limpeza periódica. Depois, defina os setores da empresa que são os responsáveis pela limpeza de determinada área, isso estimula a equipe a manter tudo limpo.

Por fim, adote aquele famoso ditado “sujou, limpou”.

Assim, a sujeira não se acumula e o ambiente de trabalho torna-se mais saudável e agradável para todos.

SEIKETSU – SENSO DE PADRONIZAÇÃO

O seiketsu é a quarta fase do programa 5S e tem a finalidade de padronizar todos os processos da empresa. Afinal, para inserir uma cultura na rotina da equipe é essencial criar padrões.

Deste modo, é necessário criar rotinas, procedimentos, regras, normas, tudo que torne determinado “padrão de comportamento” comum na empresa.

Por consequência, ao estabelecer e seguir os padrões estipulados, manter o ambiente limpo e organizado torna-se natural.

SHITSUKE – SENSO DE DISCIPLINA

Finalmente, chegamos a última fase do programa 5S, o Senso de Disciplina (Shitsuke).

Ou seja, a etapa onde o foco é disciplinar a equipe, gerenciando a execução de todas as etapas do Programa 5S. Afinal, para que haja sucesso na implantação da metodologia, é primordial que todas as etapas sejam seguidas e respeitadas.

Assim sendo, se faz necessário investir em uma comunicação interna eficaz entre todas as partes.

Além disso, é fundamental aplicar auditorias periódicas, para a captação e análise de dados, e posteriormente, desenvolver planos de ação para possíveis correções e/ou melhorias.

Baixe aqui o modelo editável gratuito para a sua auditoria 5S clicando aqui.

Por fim, também é interessante buscar certificações da qualidade,  pois geram credibilidade para a empresa, e ainda, estimulam a equipe executar as suas funções e seguir os padrões.

Principais Benefícios do 5s

Acima de tudo, a implantação do 5S propicia a equipe muito mais prazer e motivação em desempenhar suas funções em um ambiente de trabalho limpo, organizado e integrado.

Além disso, a Organização conta com a melhoria da qualidade de seus produtos/serviços e obtém maior facilidade na conquista de certificações.

Contudo, podemos dizer que a vantagem principal do Programa 5S está nas mudanças de comportamento nos mais diversos setores da organização. Com a repetição das ações, manter o ambiente limpo e organizado torna-se um hábito.

Para te ajudar a contar com todos os benefícios do Programa 5S, preparamos esta planilha prontinha para que você comece a implantar agora mesmo! É só clicar aqui e baixar.

Enfim, chegamos ao final de mais um conteúdo e espero ter ajudado! Portanto, desejo que esta metodologia seja o ponta pé inicial rumo a excelência da sua gestão, aprimoramento da equipe e sucesso da organização!

Para ficar por dentro de todos os conteúdos, clique aqui para assinar a nossa Newsletter e receber notificações sobre novos artigos!

4 Comentários


    1. Oi Danúbia,
      Que bom que gostou, obrigada pelo comentário!
      Abs

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.