PRINCÍPIOS DA QUALIDADE – Decisão baseada em evidências!
A tomada de decisão baseada em evidências possibilita uma tomada de decisão mais assertiva. Os achismos podem nos levar a caminhos muito arriscados.
Para que seja possível tomar melhores decisões é essencial saber em qual contexto a Organização se encontra. Além de analisar criteriosamente todas as informações que possam interferir nas decisões tomadas.
A questão é: Em que evidências devo me basear? Como conseguir essas evidências?
Nesse contexto, podemos perceber a importância de monitorar os processos, analisar periodicamente o desempenho e identificar tudo que precisa ser melhorado e/ou modificado. Assim, além de manter a organização facilitando a identificação de informações, também se atinge maior comprometimento por parte da equipe para com a qualidade.
É muito mais fácil e muito mais seguro tomar decisões com base em dados reais existentes na empresa, do que se basear em algo que “pode dar certo” porque “talvez esse seja o melhor caminho”.
Para ter sucesso e garantir os melhores resultados, é necessário entender que é possível tomar melhores decisões quando buscamos evidências que mostram o PORQUE tais atitudes devem ser tomadas, ou quais os MOTIVOS que nos fazem entender que é melhor seguir por determinado caminho.
Portanto, analise, monitore, mantenha os processos organizados e padronizados. Afinal, toda essa preocupação diária, além de gerar todos os benefícios que já falamos aqui (economia de tempo, equipe integrada, clientes satisfeitos, etc.) todas essas informações que guardamos no dia-a-dia servem para nos dar base para melhorias e inovações.
Identifique riscos e oportunidades de melhoria
O monitoramento gera não somente a possibilidade de identificar erros, riscos e oportunidades. Como gera também a possibilidade de obter uma equipe que conhece a Organização em que trabalha. Uma equipe que se baseia em DADOS concretos para garantir que as melhores soluções sejam tomadas.
Basear-se em fatos é mais do que melhorar as possibilidades de atingir resultados esperados. Trata-se de antecipar-se a erros e evitar maiores consequências. Além disso, é também identificar melhorias e inovações, antes mesmo que os consumidores peçam por elas. Por fim, é estar um passo à frente e desenvolver uma cultura empresarial baseada em certezas, e não em achismos.
“Os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas” – Peter Drucker
Se você ainda não conferiu, veja também:
- OS 7 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE
- FOCO NO CLIENTE
- LIDERANÇA
- ENGAJAMENTO DAS PESSOAS
- ABORDAGEM DE PROCESSOS
- MELHORIA
Na semana que vem falaremos do 7º princípio da qualidade: Gestão de Relacionamento
Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!