fbpx

Monte o seu Ciclo PDCA em 4 passos!

Monte o seu Ciclo PDCA em 4 passos!

Monte o seu Ciclo PDCA em 4 passos!

O Ciclo PDCA proporciona visualização mais clara e objetiva dos processos. Trata-se de uma ferramenta com foco na causa dos erros e visa a padronização das tarefas, como forma de tornar as tomadas de decisão, mas seguras e confiáveis.

Além disso, a premissa do PDCA é de que todo problema é também uma oportunidade de melhoria. Nesse sentido, o que vemos é um ciclo, onde identificam-se problemas para que seja possível desenvolver as melhores soluções.

Com o seu uso, a empresa se mantém sempre aprimorando os processos e garantindo a melhoria contínua em seu padrão de qualidade. Monte o seu PDCA seguindo essas 4 etapas que compõe o ciclo da ferramenta:

P: Plan (Planejar)

Time to Plan! (hora de planejar!). O primeiro passo é estabelecer a estratégia para solucionar o problema em questão. Portanto, tenha bastante atenção nessa etapa, pois todo o seu ciclo depende das informações coletadas aqui.

Nesse sentido, estabeleça o plano de ação com o máximo de detalhes possíveis, desde processos e tarefas, até responsáveis e prazos.

Além disso, defina indicadores para que seja possível fazer o acompanhamento das atividades e analisar os resultados para garantir que as metas estipuladas sejam atingidas.

D: Do (Fazer)

Chegou o momento de colocar em prática tudo o que foi planejado na etapa anterior.

Primeiramente você deve passar as informações importantes ao seu time, de forma clara e objetiva. Bem como, oferecer a capacitação necessária a todos os envolvidos e incentivá-los a atingir as metas e objetivos.

Por último, não deixe de acompanhar execução do plano e documentar as informações, pois você vai utilizá-las no passo seguinte.

C: Check (Checar)

Com o nome já diz, este é o momento de checar os resultados obtidos. Tudo o que foi documentado na etapa anterior e analisar se os resultados esperados estão sendo alcançados.

Aqui você vai observar informações, tais como:

  • O desempenho da equipe é o esperado?
  • Os prazos estão sendo cumpridos?
  • A estratégia está alinhada às metas ou é necessário alterá-la?

Essas são alguns dos pontos fundamentais a serem levantados e você não precisa aguardar a finalização das etapas anteriores para fazer isso, pelo contrário, quando antes começar a checagem, mais agilidade o time terá nas correções e mudanças necessárias ao longo do plano.

A: Action (Agir)

Por fim, é hora de colocar em prática todas as mudanças e reajustes detectados na etapa anterior. Ou seja, esta é a etapa de aperfeiçoamento do seu Ciclo PDCA.

Vale ressaltar que você não precisa esperar que os indicadores te mostrem falhas para implantar melhorias no seu plano, tá?

Você pode (e deve) investir em ações preventivas, que visem simplesmente aprimorar ou prevenir eventos futuros que possam vir a comprometer os seus resultados.

Aqui já é possível entender porque se trata de um ciclo, já que se trata de uma metodologia que promove o aprimoramento constante, não só do plano de ação, mas também de todos os envolvidos em sua execução.

Porque utilizar o PDCA

Há mais facilidade no alcance de metas com o uso do PDCA. Isso estimula a equipe, fazendo-os produzir mais em menos tempo e com qualidade elevada.

Além disso, a ferramenta propaga na cultura empresarial uma mentalidade de melhoria, prevenção e inovação. Também podemos citar:

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Comprometimento do time com metas;
  • Melhoria contínua;
  • Elevação constante no padrão de qualidade, etc.

Por último, é importante citar que o Ciclo PDCA é uma ferramenta que pode ser utilizada nas mais diversas áreas da Organização, seja na solução de problemas ou na busca por oportunidades de melhoria.

E aí, pronto para começar a utilizar PDCA na sua gestão? Então clica aqui e baixe o modelinho gratuito que preparamos para você!

Espero ter ajudado!

Ah, não se esqueça de se inscrever em nossa Newsletter clicando aqui e ficar por dentro de todos os conteúdos aqui do Blog, combinado? Te vejo semana que vem 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *