A importância do APPCC para evitar contaminações em alimentos
Muito tem se falado sobre o recente caso ocorrido com os petiscos da marca Bassar Pet Food e sua relação com o caso da Cervejaria Backer (ocorrido em 2019). Isto porque, em ambos os casos foi encontrada a substância etilenoglicol em seus respectivos produtos.
Para quem não sabe, trata-se de uma substância tóxica que se ingerida, causa a chamada “síndrome nefroneural”. Dessa forma, tanto humanos como animais, apresentam sintomas tais como:
- Náuseas;
- Vômito;
- Dor abdominal.
Além disso, se não tratado rapidamente, o caso pode evoluir causando alterações neurológicas e insuficiência renal, podendo ainda, levar a morte.
Pois bem, e o que nos leva a abordar este assunto aqui no Blog hoje?
Queremos enfatizar ainda mais, algo do qual sempre falamos por aqui: A importância, e mais do que isso, a NECESSIDADE do comprometimento com a segurança dos alimentos.
À proporção que estes dois casos tomaram, precisa conscientizar as pessoas, e principalmente as indústrias, sobre os riscos relacionados ao processo de produção de alimentos.
Não há espaço para pequenas exceções e vista grossa quando o assunto envolve a saúde, e até mesmo a VIDA, de pessoas e animais. Portanto, cada etapa do processo deve ser analisada com o maior cuidado e cautela possível.
Caso Backer e Caso Bassar – Legislação e Normas na indústria de alimentos
Primeiramente, as indústrias devem se atentar às exigências legislativas, como por exemplo as Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Se você quiser saber mais sobre a BPF e como atender sua regulamentação, clique aqui.
Além disso, é fundamental implementar as normas de certificação, tais como:
- ISO 22000
- FSSC 22000
- BRC
- IFS
Mais do que nunca, está claro que além de gerar benefícios para as relações com consumidores e fornecedores, a implementação dessas normas assegura a segurança dos alimentos e evita o acontecimento de casos como o da Backer e Bassar.
Afinal, tratam-se de normas que acompanham o processo produtivo desde a colheita até o produto final. Ou seja, todas as etapas são acompanhadas e medidas de controle são aplicadas, garantindo assim, a integridade e segurança do alimento para consumo.
Se quiser saber um pouco mais sobre essas normas, leia este texto aqui!
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC OU HACCP)
Tanto a BPF, como também algumas das normas relacionadas a segurança dos alimentos, estão diretamente ligadas a montagem de Planos APPCC.
Dessa forma, fica clara a importância de contar com uma equipe focada e comprometida com a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.
E cá entre nós, montar e atualizar estes planos dá um trabalho danado! Contudo, não há como fugir, é isso que vai garantir que a sua marca não vai passar por situações, que como pudemos ver, muitas vezes são irreversíveis.
O sistema APPCC tem como princípio a prevenção de perigos. Ao longo dos processos pelos quais os alimentos passam, são aplicadas medidas cabíveis para controlar (reduzir a um nível aceitável) ou eliminar os riscos que possam estar associados à cada etapa.
Tendo em vista que os acontecimentos citados acima estão totalmente ligados a critérios que vão de encontro com questões legais e do Programa de Pré Requisitos, podemos perceber falhas em questões, tais como:
- Análise de riscos;
- Manutenção preventiva de equipamentos e superfícies de contato;
- Monitoramento nas etapas do processo para eliminação ou redução de substâncias ao nível aceitável, etc.
Podemos concluir então que em ambos os casos o problema poderia ter sido evitado com a correta implementação das normas e elaboração minuciosa dos Planos APPCC.
Automatização da montagem dos Planos APPCC
Nesse sentido, vale enfatizar a importância do uso do Software Qualis 22. Afinal, com o uso dessa ferramenta, você elabora os planos de forma rápida e integrada, sem necessidade do uso de outras ferramentas.
- Além disso, você também conta com:
- Geração automática de relatórios
- Agilidade na montagem dos Planos
- Segurança nas informações (Não há como maquiar informações)
- Atualizações legislativas em massa para um ou vários produtos
- Matriz interna para estabelecer automaticamente a avaliação do risco
- Banco de dados para pesquisa de perigos e superfície de contato, entre outros.
Agende a sua demonstração gratuita e sem compromisso do Software Qualis 22 clicando aqui!
Conclusão: Não banalize a segurança dos alimentos e não abra espaço para nenhum tipo de erro. Um “pequeno” detalhe pode custar a vida de pessoas, animais e da sua marca!
Não se esqueça de se inscrever em nossa Newsletter para ficar por dentro de conteúdos exclusivos sobre gestão. Se inscreva aqui!