fbpx

Segurança de Alimentos com Qualis 22: APPCC e atualização das normas de segurança

Segurança de Alimentos com Qualis 22: APPCC e atualização das normas de segurança

Segurança de Alimentos com Qualis 22

APPCC e atualização das normas de segurança dos alimentos

Visto que a indústria de alimentos está passando por diversas mudanças devido às atualizações das normas regulamentares, resolvemos trazer este conteúdo para lhe ajudar a manter os seus processos em conformidade.

Primeiramente, é importante saber que muitas organizações realizam a montagem dos fluxogramas por meio de ferramentas, tais como Excel e Word, certo?

Ou seja, o primeiro passo é montar uma super tabela no Excel com todas as matérias primas, etapas e demais dados, onde a cada atualização, é necessário revisar todo o plano.

Em seguida, para montar o relatório com todos os dados do Fluxograma, é a vez de utilizar uma ferramenta conhecida por todos nós: o Word. E por último, o fluxograma é montado em uma terceira ferramenta.

UFA! Isso deve dar uma trabalheira danada hein?

Mas, e se eu te disser que já existe uma ferramenta que faz tudo isso de uma vez? E que tudo que você cadastra se transforma automaticamente em um relatório organizado?

Assim, além de ganhar velocidade na elaboração e atualização dos planos APPCC, você ganha também na consistência das informações.

Então, seja bem-vindo ao Software Qualis 22!

Antes de irmos ao que interessa, segue o link onde você encontra e-books com todas as atualizações das normas, dentre outros materiais sobre segurança dos alimentos e gestão:

ACESSAR MATERIAIS ->

Agora sim, partiu conhecer o incrível mundo da automatização da montagem de Planos APPCC.

Montando os Planos APPCC no Qualis 22

No Software Qualis 22, você conta com uma tela de montagem interativa dos fluxogramas. Dessa forma, você os elabora de forma rápida e integrada, sem necessidade do uso de outras ferramentas.

Outro ponto importante, é que tudo que é cadastrado no software e associado ao fluxograma de produção de um determinado produto vai para os relatórios, que são gerados automaticamente. Qualquer alteração ou inclusão alimenta imediatamente os relatórios mantendo-os sempre atualizados.

Para que o sistema considere o plano finalizado, ele checa se todos os materiais, equipamentos, superfícies de contato, utensílios e etapas foram analisados em relação a ocorrência de perigos, e também se todos os perigos levantados foram tratados.

Ou seja, por um lado torna-se mais difícil “maquiar” informações que passariam batido em uma auditoria, caso o plano fosse montado em Excel, por exemplo. Por outro, a agilidade que o software proporciona na montagem dos Planos, te permite a montagem de fluxogramas mais consistentes em bem menos tempo.

Se quiser saber um pouco mais sobre os principais benefícios que os nossos clientes tiveram com o uso da ferramenta, confira os depoimentos clicando aqui!

Atualizações das normas e legislações no Software

Em primeiro lugar, é importante saber que o software está em conformidade com as principais normas da indústria de alimentos, são elas:

  • ISO/FSSC 22000
  • BRC
  • IFS
  • FSMA

A principal vantagem em casos de atualizações das legislações, é que ao invés de ter que dispender tempo procurando cada ponto, de cada produto que precisa ser atualizado, no software é possível fazer a alteração em massa para um ou vários produtos.

Além disso, sempre que você alterar algo nos cadastros de matéria-prima, máquinas, instrumentos ou utensílios, qualquer ponto onde eles estejam inseridos nos fluxos são automaticamente alterados

Perigos

O software abrange os perigos:

  • Químicos
  • Físicos
  • Microbiológicos
  • Alergênicos

Além disso, traz evidenciados os perigos radiológicos, que são uma categoria especial de perigos químicos e pela sua importância podem ser descritos separadamente.

O sistema possui ainda, uma matriz interna para estabelecer automaticamente a avaliação do risco, dadas as condições de severidade e probabilidade de um perigo.

Ao vincular uma matéria prima, máquina, instrumento ou utensílio à etapa de processo, o sistema propaga de forma automática e inteligente os perigos, mantendo registros consistentes desses relacionamentos e formas de rastreá-los.

Ademais, é possível alterar tanto a severidade como a probabilidade do perigo sem perder o que já foi feito, pois o próprio sistema faz alterações necessárias em todos os pontos afetados, mantendo a consistência do Plano.

Por fim, o Qualis 22 conta com um banco de dados para pesquisa de perigos e superfície de contato.

Conclusão

Fala sério, é ou não é a solução perfeita para contar com agilidade, consistência e uma cultura de segurança dos alimentos totalmente alinhada com o contexto atual da Quarta Revolução Industrial?

Contudo, para você que ainda tem dúvidas, dá uma olhadinha neste vídeo abaixo que preparamos para você:

Você também pode baixar o material gratuito do Software Qualis 22 e conhecer todos os benefícios de automatizar a montagem de Planos APPCC, clique aqui!

Não se esqueça de se inscrever em nossa Newsletter para ficar por dentro de conteúdos exclusivos sobre gestão. Se inscreva aqui!

Até o próximo conteúdo :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.