A importância do planejamento anual de metas e objetivos
Para começar o ano com o pé direito, comece o quanto antes a montar o seu planejamento anual de metas e objetivos. Assim, a equipe já inicia o ano sabendo exatamente os caminhos a seguir para atingir os resultados propostos para 2022.
Recentemente, publicamos um post aqui no Blog falando um pouquinho sobre como se preparar para 2022 e montar um planejamento eficaz, caso queira conferir, é só clicar aqui.
Pois bem, a pergunta que ficou é: qual é a importância de planejar o seu ano, especificando as metas e objetivos?
Listamos aqui, alguns dos principais motivos:
Gestão do tempo
Em primeiro lugar, um planejamento bem completo e detalhado serve como um guia para que o time exerça as atividades do dia a dia com a máxima produtividade.
Isto porque, com as metas e objetivos pré-estabelecidos, prazos definidos e definição de responsáveis, cada membro da equipe, entende qual é a sua função.
Além disso, todos possuem mais facilidade em organizar as atividades diárias. Dessa forma, prioriza-se aquilo que é realmente importante com base nas metas estipuladas, e evita-se a perda de tempo com procrastinação, desorganização e retrabalhos.
Gestão preventiva – identificação de riscos e oportunidades
Além de detalhar para cada colaborador quais são suas funções, o planejamento também facilita a identificação de riscos e oportunidades de melhoria – evitando não conformidades e garantindo a melhoria contínua.
Afinal, este planejamento deve se basear na realidade atual da empresa. Ou seja, considerar o ambiente interno e externo da empresa, para definir metas e objetivos que estejam dentro da realidade e sejam possíveis de ser alcançadas.
Com isso, o time obtém informações relevantes que ajudam a levantar hipóteses e tendências do que pode estar por vir.
Além disso, o planejamento possibilita o acompanhamento constante de resultados, podendo ser implantadas melhorias (e até mesmo mudanças mais profundas), antes que determinadas questões se tornem problemas.
Ou até mesmo, para otimizar ainda mais os processos e obter resultados mais satisfatórios do que o esperado.
Agilidade nas tomadas de decisão
A gestão preventiva, como vimos acima, permite a identificação de riscos e oportunidades, que por sua vez, instaura uma cultura de antecipação. Com isso, formam-se profissionais mais bem preparados para lidar com as adversidades.
A pandemia veio para nos mostrar que jogar com a sorte não é uma boa estratégia e que ser pego de surpresa pode levar qualquer negócio ao fracasso.
O cenário que se instaurou, ressaltou ainda mais a importância de investir no preparo da equipe, leva-los a pensar preventivamente agindo com agilidade e implementar em uma boa gestão na cultura empresarial.
Contudo, sem um planejamento, o time anda às cegas, se perde nas atividades do dia a dia, muitas vezes não entende sua importância e contribuição nos resultados da empresa e torna-se muito mais vulnerável à riscos e não conformidades.
Otimização de resultados
Gerenciar e organizar as atividades cotidianas pode ser uma tarefa difícil até mesmo para as pessoas mais organizadas. Logo, ter claro quais são as metas e qual é o caminho para atingi-las, facilita a priorização das atividades.
Com isso, há padronização e otimização dos processos internos, além do aumento da produtividade e identificação de riscos e oportunidades. Dessa forma, o sistema de gestão se mantém em constante evolução, o que sem dúvidas, desencadeia melhores resultados.
Quer um modelo para montar o seu planejamento anual, mensal e diário de forma simples e eficaz? BAIXE O NOSSO PLANNER PARA 2022 clicando aqui!