PRINCÍPIOS DA QUALIDADE – ENGAJAMENTO DAS PESSOAS
O crescimento e o sucesso de uma Organização estão totalmente ligados com a competência e comprometimento de sua equipe. Não é à toa que o “engajamento da equipe é essencial, e além disso, é um dos princípios da qualidade.
Mas, porque o engajamento é tão importante?
Não existe profissional dedicado e comprometido com aquilo que ele não acredita. Por isso digo e repito: Os primeiros clientes de uma empresa são seus funcionários. A partir do momento em que a equipe compra a ideia da empresa, vende-la será uma consequência.
Portanto, envolva a equipe nas metas da empresa. Seja um precursor da filosofia interna para que as pessoas sigam a mesma linha de raciocínio. É claro que, para tanto, é necessário que haja um bom líder guiando a equipe. Afinal, um bom time não é aquele em que cada um realiza sua função e pronto. Um bom time é aquele em que as pessoas querem sempre mais. É aquele em que as pessoas se envolvem em todas as áreas, trocam ideias e estão sempre em busca de melhorias.
Para que haja engajamento, as pessoas não devem apenas entender o contexto da Organização, elas devem se identificar com sua visão e seus valores. É a partir dessa afinidade e dessa aproximação que surge o comprometimento e o espirito de equipe.
Como fazer isso?
O mais importante é que, a alta direção e a liderança saibam o que estão pregando, e mais, acreditem naquilo que pregam. A partir daí surgem as metas. Essas metas devem ser propagadas de forma clara para que a equipe saiba exatamente o caminho que devem seguir e aonde devem chegar.
Para que haja engajamento da equipe com as metas da empresa é necessário motiva-las constantemente. Isso se faz construindo um bom ambiente de trabalho, organizado e com uma boa comunicação entre os setores. O líder deve fazer parte do time e caminhar ao lado dele, além de mostrar reconhecimento pelo esforço de cada um.
Um bom ambiente de trabalho é onde todos estão em sintonia e possuem orgulho de sua posição, mas principalmente, onde todos possuem um objetivo em comum.
Afinal, alcançar o topo caminhando sozinho é difícil, mas quando existem várias pessoas trabalhando juntas em busca de um mesmo ideal, dá até para sentir o cheirinho do sucesso.
Se você ainda não conferiu, veja também:
Na semana que vem falaremos do 4º princípio da qualidade: Abordagem de Processos
Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!