fbpx

PRINCÍPIOS DA QUALIDADE – LIDERANÇA

PRINCÍPIOS DA QUALIDADE – LIDERANÇA

PRINCÍPIOS DA QUALIDADE – LIDERANÇA

Entenda porque é tão importante ser um líder que inspira a sua equipe

Como sabemos, um dos princípios da qualidade é a liderança. Logo, este é o motivo primordial de investir de obter um líder de excelência na equipe. Contudo, não é o único motivo.

Antes de mais nada, o líder tem como missão inspirar a equipe e criar condições para que as metas da Organização sejam atingidas.

Nesse sentido, o primeiro passo é entender a diferença entre liderar e comandar!

As empresas que possuem uma visão ampla, buscam a qualidade e enxergam o mercado atual de forma clara, sabem que um time de qualidade não possui chefes, mas sim, líderes.

Por um lado, quando falamos em “chefe”, associamos a uma figura que manda e desmanda, dá ordens, se coloca acima de seus comandados e, por fim, não se inteiram de muitos dos acontecimentos internos e externos que envolvem o negócio.

Por outro lado, quando falamos em “líder”, a figura que nos vem à cabeça é de alguém que direciona a equipe, caminha lado a lado, busca manter bons relacionamentos, se informa sobre tudo, inova e busca a melhoria contínua.

Líderes não dizem simplesmente o que fazer, líderes fazem acontecer.

O líder tem a função de envolver as pessoas nos objetivos da Organização. Afinal, para que os resultados almejados sejam alcançados, é essencial que todos estejam alinhados e seguindo na mesma direção.

Além disso, o engajamento da equipe é um gatilho que motiva todos os envolvidos a realizar suas funções com comprometimento e foco no alcance das metas.

Outra característica importante de um bom líder, é ter a aptidão de manter o ambiente de trabalho organizado e fazer com que o time se sinta recompensado por seus méritos.

Uma boa liderança na prática

Contudo, para tornar o sucesso possível é necessário implantar estratégias eficazes internamente, tais como:

  • Estabelecer o passo a passo da execução das atividades diárias;
  • Quem é o responsável por executar cada tarefa;
  • Quais são os recursos necessários para sua execução, etc;.

Por isso, o líder deve ter total conhecimento sobre a Organização e seu time, pois somente assim é possível traçar planos com base nas necessidades da empresa.

Além de ser o motivador da equipe, também é necessário estar ligado às questões externas.

Ou seja, saber a realidade do mercado atual e estar preparado (e preparar o time) para possíveis contratempos é fundamental na elaboração das estratégias. Nesse sentido, o relacionamento com os fornecedores e clientes também devem ser uma preocupação constante por parte da liderança e seu time.

Principais características de um líder

Em resumo, podemos ressaltar que algumas das principais características que você precisa desenvolver se deseja ser um bom líder são:

  • Pro atividade;
  • Inteligência emocional;
  • Entender e aceitar suas limitações e as limitações do time;
  • Inspirar e equipe;
  • Saber ouvir – estar aberto a receber feedbacks;
  • Ser didático e manter bons relacionamentos;
  • Tomar decisões com base em dados e intuição/percepção;
  • Poder de persuasão;
  • Estar sempre em busca de novos aprendizados, inovação e evolução;
  • Estar por dentro do contexto organizacional – tanto interno como externo.

Se você possui essas características (ou grande parte delas), você pode se considerar um líder pronto para começar a sua jornada e levar seu time ao caminho do sucesso. Para finalizar, uma pequena reflexão:

Os líderes proeminentes saem de seu caminho para aumentar a autoestima de seu pessoal. Se as pessoas acreditam em si mesmas, é impressionante o que eles podem fazer – Sam Walton.

Por fim, se você ainda não conferiu, veja também o nosso post que fala sobre os 7 princípios da qualidade o post que falamos exclusivamente sobre o primeiro princípio foco no cliente.

Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!

Até semana que vem :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *