fbpx

Normas de qualidade: Saiba tudo sobre as certificações mais populares de 2022

Normas de qualidade: Saiba tudo sobre as certificações mais populares de 2022

Normas de qualidade: Saiba tudo sobre as certificações mais populares de 2022

Inegavelmente, vivemos em um cenário em que as exigências por parte da sociedade como um todo, tornam-se cada vez maiores. Nesse sentido, vemos a necessidade das empresas, não só em se certificar nas normas de qualidade, mas em instaurar uma cultura interna realmente conforme às regulamentações.

Por isso, julgamos este assunto como um tópico fundamental e te aconselhamos a deixa-lo salvo para consultas sempre que tiver alguma dúvida sobre as normas, combinado?

Bom, sabemos que atualmente as principais normas tem como foco principal a padronização de processos, bem como, a garantia de um padrão de qualidade que garantam não só a satisfação dos consumidores, mas também a sua segurança no consumo de produtos e serviços.

Então, partiu conferir algumas das principais normas de qualidade atualidade? Hoje falaremos brevemente sobre elas para que você entenda o foco de cada uma.

Vamos lá:

ISO 9001

Primeiramente, é importante saber que a sequência de normas da ISO 9000 está entre as certificações mais famosas do MUNDO. Isso porque o seu foco está em inserir uma cultura de qualidade na Organização, por meio de um sistema de gestão da qualidade (SGQ).

ISO 9001 especificamente, tem como função melhorar a gestão da empresa por meio da padronização dos processos.

Desta forma, é possível trabalhar em um ambiente mais organizado e com profissionais mais preparados em desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

As empresas certificadas nesta norma possuem maior credibilidade diante do cliente, pois demonstram interesse em entregar produtos e serviços de qualidade. Além de demonstrar preocupação em atender as expectativas do consumidor com transparência e comprometimento.

Dentre as principais vantagens da ISO 9001, podemos citar:

  • Padrão de qualidade em processos, produtos e serviços;
  • Equipe integrada e comprometida com a qualidade;
  • Reconhecimento e confiabilidade frente ao mercado;
  • Agilidade nas tomadas de decisões;
  • Identificação de oportunidade de melhoria e inovação;
  • Mentalidade de riscos, prevenção;
  • Aumento de produtividade e redução de custos, dentre outros.

Para potencializar os seus resultados e garantir a conformidade com a norma, aconselha-se o uso de um software de gestão que centralize as informações e os processos da qualidade.

Conheça a solução perfeita para você clicando aqui!

OHSAS 18001

O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional demonstra a preocupação da empresa com a segurança dos colaboradores.

Nesse sentido, tem como objetivo principal proporcionar um ambiente de trabalho saudável e minimizar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Assim, a empresa que preza por um ambiente de trabalho adequado, acaba consequentemente desenvolvendo profissionais mais empenhados e satisfeitos.

Tudo isso ajuda a passar uma imagem positiva, tanto internamente, como também para as partes interessadas no que se refere à público-alvo, fornecedores e etc.

ISO 22000

A ISO 22000 é uma norma internacional que tem como objetivo definir padrões no sistema de gestão de segurança dos alimentos. Nesse sentido, trata-se de uma certificação fundamental, pois agrega confiabilidade e credibilidade diante do mercado.

Dessa forma, a marca torna-se uma referência em qualidade e, principalmente, segurança dos alimentos.

Dentre os benefícios de obter esta certificação, podemos citar:

  • Confiança das partes interessadas (fornecedores, consumidores e afins);
  • Sistema baseado na prevenção de riscos;
  • Segurança dos alimentos;
  • Identificação, avaliação e controle dos riscos;
  • Maior facilidade exportação;
  • Melhoria nos processos e redução de custos;
  • Profissionais mais comprometidos e capacitados, etc.

Neste ponto, você pode contar com um software que agiliza a sua montagem de Planos APPCC, conferindo agilidade e segurança nos seus processos. Conheça a ferramenta aqui!

ISO/IEC 17025

Essa norma tem como objetivo garantir a precisão das operações em laboratórios de ensaio e calibração.

Ou seja, obtendo essa acreditação ganha-se a confiança por parte do cliente, que se sente seguro por saber que o laboratório segue um padrão internacional no controle e análise de amostras.

ISO 14001

A ISO 14001 é uma norma focada no sistema de gestão ambiental que, por sua vez, tem como função o cuidado com o meio ambiente.

Dessa maneira, as empresas que possuem essa certificação demonstram o seu comprometimento com o meio ambiente, e por consequência, ganham credibilidade diante da sociedade por se mostrarem ambientalmente responsáveis.

Por fim, a implementação dessa norma a empresa colabora com a conservação de recursos ambientes, minimiza o consumo de matéria-prima e energia, etc.

Como resultado, conta com a melhoria contínua em produção e sustentabilidade, além de reduzir custos e desperdícios.

ISO 45001

A fim de reduzir o número de acidentes no ambiente de trabalho, surge a norma voltada para do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Conheça a ISO 45001.

Devido ao número alarmante de doenças ocupacionais, acidentes, e até mesmo mortes, viu-se a necessidade de implementar nas empresas uma norma voltada a segurança dos trabalhadores.

Podemos citar, dentre as principais vantagens dessa certificação:

  • Redução no número de acidentes trabalhistas;
  • Redução de custos (principalmente ocasionados por processos);
  • Segurança ocupacional;
  • Satisfação por parte da equipe, que conta com um ambiente de trabalho mais seguro;
  • Padronização de processos, etc.

ONA (Organização Nacional de Acreditação)

A ONA tem como função assegurar a qualidade na prestação de serviços no setor de saúde.

As empresas certificadas mostram a preocupação da instituição em atender seus pacientes de melhor forma possível. Além de garantir a melhoria continua dos serviços de saúde oferecidos.

A organização e qualificação da equipe são essenciais para obter essa certificação.

Em conclusão, é importante saber que para obter quaisquer uma dessas certificações, a empresa precisa se submeter à auditorias internas e externas periodicamente, como forma de manter a certificação atualizada e validada.

Contudo, obter selos que demonstram o seu comprometimento em seguir padrões de qualidade é essencial para contar com benefícios internos (como ganho de produtividade e redução de desperdício, por exemplo). Bem como, para ganhar em competitividade e posicionamento diante do mercado.

Quer saber mais sobre como as nossas soluções podem ajudar a sua empresa a conseguir a certificação?

Temos clientes certificados em todas essas normas, veja o que eles falam e entenda como podemos te ajudar: VER DEPOIMENTOS DE CLIENTES ->

Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.