fbpx

METODOLOGIA SEIS SIGMA

METODOLOGIA SEIS SIGMA

O que é a metodologia Seis Sigma?

A metodologia Seis Sigma (ou Six Sigma em inglês), tem a finalidade de eliminar os erros e garantir a qualidade dos processos internos da empresa. Desta forma, é garantida a qualidade final do produto/serviço e automaticamente a satisfação do cliente.

Essa estratégia visa a melhoria contínua e a organização interna. Além disso, possibilita que a equipe tenha uma visão mais ampla daquilo que os clientes desejam. A empresa passa a trabalhar pensando no que o cliente quer, e não o contrário. Veja essa ferramenta como uma forma de minimizar erros e aprimorar a qualidade dos serviços/produtos oferecidos.

Metodologia Seis Sigma e as normas da qualidade 

Estar em conformidade com as normas de qualidade é muito importante e o Seis Sigma pode ser um grande aliado nesse sentido. Mas a verdade é que essa é apenas uma das “consequências” de se adotar essa mentalidade em uma Organização.

As coisas passam a fluir naturalmente quando o foco deixa de ser coisas concretas, como por exemplo alguma certificação, e passa a ser as simples atitudes do dia a dia. Uma empresa que preza pela qualidade não precisa entrar em desespero em épocas de auditoria, por exemplo. Afinal, se a equipe é organizada, está alinhada e sempre em busca de melhorias, não há nada que temer.

O Seis Sigma possui duas metodologias que foram inspiradas no Ciclo PDCA, são elas: DMADV e DMAIC. A diferença é: A primeira é focada na criação de novos projetos e a segunda é focada em melhorar tudo aquilo que já existe na organização.

Benefícios da metodologia

Podemos perceber, que a metodologia seis sigma pode trazer inúmeros benefícios para a empresa como um todo. Se bem planejada e aplicada pode garantir uma equipe mais organizada e empenhada. Além de reduzir custos e obter melhor aproveitamento do tempo.

O mais importante disso tudo é que uma boa cultura organizacional transparece de forma positiva. Assim, torna-se mais simples conquistar a fidelidade dos clientes. Além de propagar uma imagem positiva para àqueles que ainda não conhecem a marca.

Economizar em qualidade é dar espaço para a concorrência e perder a oportunidade de alcançar um bom posicionamento diante do mercado.

Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!

4 Comentários


  1. Sou fa da metodologia six sigma, sou green belt mas infelizmente nao consigo fazer os projetos que gostaria, voces tem mais artigos sobre o assunto.

    Responder

    1. Olá Ruben!

      Também gosto muito da metodologia. Infelizmente não temos outro artigo abordando este assunto, porém temos alguns sobre ferramentas específicas da qualidade, tais como: Ciclo PDCA, Diagrama de Ishikawa, Kaizen e 5W2H.

      Fique a vontade para navegar pelo Blog, tenho certeza que irá encontrar outros assuntos do seu interesse.

      Agradecemos pelo comentário!

      Responder

    1. Que bom que gostou! Espero que continue nos acompnhando 🙂
      Abs

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *