fbpx

Indústria de alimentos em época de coronavírus – Que cuidados tomar?

Indústria de alimentos em época de coronavírus – Que cuidados tomar?

O mundo está passando por uma situação extremamente complicada devido ao novo coronavírus. O impacto que a doença tem causado tem gerado mudanças, inclusive nos hábitos das pessoas, que são irreversíveis. É claro que o mercado está sofrendo as consequências, e lidar com essa adversidade tem sido um grande desafio para as empresas.

Diante desse cenário, muitas dúvidas tem surgido quando falamos em alimentos. Principalmente por ser um dos poucos setores que continuam em atividade mesmo nesses dias de quarentena. Selecionamos alguns pontos importantes para te ajudar neste momento delicado, acompanhe:

COVID-19 e segurança dos alimentos

A primeira coisa que você deve saber, é que não há relatos de que o novo coronavírus – COVID-19 seja transmitido por alimentos. Entretanto, isso não quer dizer que os cuidados não devem ser redobrados, e mais do que nunca, as boas práticas de fabricação devem ser utilizadas.

Isso porque, além de passar de pessoas para pessoa, o vírus pode ser transmitido através de superfícies de contato e até mesmo pelo ar.  Ou seja, para garantir a segurança dos colaboradores, é necessário reforçar as medidas de segurança e higiene.

Como evitar a propagação da doença?

Além de reforçar as práticas de segurança, é muito importante reduzir a equipe e evitar aglomerações no ambiente de trabalho. Separar os colaboradores em turnos pode ser uma boa ideia para amenizar a queda de produtividade.

Outra prática recomendada é adotar o sistema de home office nos setores onde é possível realizar as atividades em casa, setor administrativo e de gestão por exemplo.

A importância de uma boa gestão

Não é momento de desacelerar! Mudança é a palavra certa.

Uma boa gestão tem a função de agir com eficácia e agilidade em situações adversas, e é nesse momento que um bom SGQ se solidifica, ou vai por água abaixo.

É necessário ter total comprometimento e foco, não só para garantir a segurança dos alimentos e dos colaboradores, mas também para demonstrar preocupação com a saúde do consumidor.

Desde os processos primários até a logística de entrega dos alimentos deve ser pensado nos mínimos detalhes. Ganhar a confiança do consumidor nessa fase delicada pela qual estamos passando é fundamental.

Outro ponto importante é manter (e até fortalecer) os laços com o público. Grandes mudanças estão ocorrendo e entender o cliente é primordial para se manter no mercado e reduzir ao máximo os impactos ocasionados pela queda de produção.

Seguir todas as recomendações higiênico-sanitárias, se comprometer com a integridade dos colaboradores, redobrar as práticas de segurança na fabricação dos alimentos e estar aberto para inovar é a grande chave para ultrapassar todas as barreiras do contexto atual, se reinventar e transcender.

Tudo o que for feito neste momento, terá impacto direto no sucesso ou insucesso da organização neste novo cenário que está se desenvolvendo, portanto, é hora de agir com sabedoria, responsabilidade, e mais do nunca, inovação.

E aí, gostou do conteúdo? Então se inscreva em nossa Newsletter para receber notificação sempre que tiver novidade por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *