Entenda a importância dos indicadores de desempenho
Que indicadores de desempenho são fundamentais para toda e qualquer empresa que visa o sucesso, isso já sabemos. Mas, a pergunta é: porque eles são tão importantes? Como devemos analisa-los?
A verdade é que muitas pessoas acabam não sabendo como responder essa pergunta pelo simples fato de ter indicadores porque “precisamos ter”. Isso mostra total falta de entendimento sobre a sua importância. Isso ocasiona perda de tempo, falta de comprometimento, e os indicadores acabam, de fato, não servindo para nada.
Antes de qualquer coisa, é necessário entender que indicadores não são simplesmente “uma burocracia a ser seguida”. Eles são nossos direcionadores, são a forma que temos para analisar como a Organização está, que resultados estão entregando, o que precisa ser melhorado, quão longe ou perto estão de atingir as metas, etc.
Porém, para que funcione dessa forma, a equipe precisa estar alinhada com as metas e objetivos da Organização. Somente assim, é possível estabelecer que tipo de indicadores será necessário acompanhar, quais são aqueles que serão realmente úteis na mensuração de resultados.
Para isso, faça as seguintes perguntas:
- Em que contexto a empresa se encontra hoje?
- Onde queremos chegar?
A partir dessas perguntas, devem ser estabelecidos alguns quesitos, como por exemplo:
- Em quanto tempo queremos chegar a determinado resultado?
- O que será necessário para isso?
Dessa forma, vão se desenvolvendo os parâmetros que devem ser alcançados. A partir das necessidades da empresa, estabeleça a periodicidade para analisar os indicadores e ver se tudo está saindo como o planejado. Assim será possível enxergar oportunidades de melhoria com muito mais facilidade.
Também é muito importante dar atenção àqueles pontos que não estão saindo conforme o planejado. Analisar indicadores é essencial, porém, para garantir sua eficácia, é necessário também saber quais atitudes devem ser tomadas a partir dos resultados analisados. Entender o porque de determinados resultados não estarem sendo atingidos, é preciso para implantar as mudanças cabíveis em busca do alcance das metas.
Por fim, todas as ações devem ser tomadas prezando pela economia de tempo e melhoria da qualidade dos serviços/produtos que serão entregues aos consumidores.