Gestão de Mudanças – Entenda a importância no cenário atual!
Devido ao bombardeio de notícias gerado pelas mídias e os diversos acontecimentos que temos vivenciado nos últimos anos, as pessoas estão mudando de opiniões, comportamentos, desejos e necessidades num piscar de olhos.
Ou seja, somente com essa introdução já fica clara a importância de uma boa gestão de mudanças.
Para que as empresas consigam acompanhar todas essas transformações, é necessário adotar uma cultura interna dinâmica e inovadora. Além de nutrir um time comprometido, qualificado e ágil.
Mesmo quando falamos em mudanças pequenas, que podem se tratar apenas de simples detalhes, é preciso ter total cuidado para não afetar o padrão de qualidade esperado pelo cliente.
Melhorar pode; exceder expectativas pode. Piorar e frustrar o consumidor? Jamais!
Em resumo, podemos afirmas que o cenário mercadológico torna-se cada vez mais dinâmico, e com isso, faz-se necessário estar sempre alinhado com os acontecimentos externo e internos.
Afinal, o crescimento e desenvolvimento de qualquer negócio hoje em dia, depende diretamente da sua capacidade de inovar e se adaptar aos mais diversos cenários.
A frase “nada é tão bom que não possa ser melhorado” nunca fez tanto sentido como agora. Então, sem mais delongas, vamos nos aprofundar no tema gestão de mudanças:
Como gerenciar as mudanças?
Primeiramente, todas as mudanças devem ser estudadas e planejadas com cautela, pois é necessário ter fundamentos nas tomadas de decisões.
Portanto, antes de qualquer coisa, pergunte faça as seguintes perguntas:
- Porque fazer?
- Como fazer?
- Quando fazer?
- Quem serão os responsáveis na execução do plano?
Essas são questões fundamentais e que devem ser analisadas antes de aplicar qualquer mudança, seja em produtos/serviços ou em processos.
Afinal, toda alteração, por menor que seja, precisa ser aplicada com responsabilidade e fundamento. Caso contrário, além de correr o risco de não gerar os benefícios esperados, ainda pode acabar ocasionando prejuízos para a organização.
Em resumo, fica claro que para ter sucesso, conquistar um bom posicionamento e manter-se em uma crescente constante, não depende simplesmente de entender o cenário.
É preciso mais do que isso!
Ter uma visão panorâmica do agora e do que está por vir é o primeiro passo. Depois disso, é preciso contar com um time comprometido e um cultura interna de antecipação.
Inovar é melhor do que mudar. Ou seja, agir preventivamente é melhor do que agir corretivamente.
Para isso é preciso ter sabedoria, conhecimento e visão de futuro no momento de aplicar mudanças, além de ter o discernimento pare identificar o melhor momento de aplica-las.
Como aplicar essas mudanças?
Primeiramente, para entender como aplicar mudanças, é rastreando quais mudanças se fazem necessárias no cenário organizacional. Para isso, o primeiro passo é estar atento ao consumidor.
Isso porque, a única maneira de entender a mente dos consumidores e antecipar desejos/necessidades, é mantendo um relacionamento estreito com a sua rede de clientes, prospects e público-alvo em geral.
Nesse sentido, procurar saber quais são os fatores positivos e negativos do seu produto/serviço na perspectiva do consumidor, pode ser um excelente ponto de partida.
A partir deste ponto, é possível começar a ter ideias com o foco em atender as demandas do consumidor.
O ponto principal de uma boa gestão de mudanças, é estar aberto às mudanças. Isso mesmo!
Por exemplo, uma ideia ou insight desenvolvido hoje dentro da organização, pode ser uma exigência de um cliente amanhã, se o time estiver alinhado ao cenário e ao consumidor, é claro.
Nesse sentido, ignorar tais insights ou deixar essa mudança/inovação para depois, pode significar ficar para trás diante do concorrente que decidiu mudar, dar vida aos insights e à inovação.
De maneira geral, o fato é que ninguém nunca está totalmente satisfeito e pessoas mudam o tempo todo, assim como o mundo muda o tempo todo. Por isso, mesmo que as vendas estejam em alta e a marca bem posicionada, a inovação é necessária para se manter em primeiro lugar.
Aliás, digo mais! Quando a maré está boa, é o melhor momento para inovar. Isso é antecipação; gestão preventiva; gestão de mudança!
Se você não criar algo novo hoje, com certeza alguém irá criar amanhã.
Como tirar as ideias do papel?
O primeiro passo é admitir que as mudanças são necessárias e instaurar uma cultura inovadora no ambiente interno. O segundo passo, é manter um bom relacionamento com o consumidor, entender sua mente, seus anseios e desejos.
O terceiro passo, é investir em um bom planejamento de negócio e revisá-lo periodicamente. Dessa forma, fica mais simples identificar possibilidades de inovação e necessidade de mudanças, e consequentemente, alcançar as metas e objetivos pré-estabelecidos.
O planejamento e a comunicação interna são pontos cruciais para tirar qualquer ideia do papel.
A melhoria contínua só se torna possível se com uma equipe capacitada, comprometida e engajada. Estabelecer meta, manter a organização e integração entre os setores, bem como motivar o time constantemente, gera facilidade no momento de aplicar toda e qualquer mudança.
Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la. – Peter Drucker
Por fim, vimos que o trabalho em equipe, a vontade de vencer e estar à frente da concorrência, e ainda, colocar as vontades e desejos do consumidor sempre em primeiro lugar, são fatores essenciais para qualquer empresa que almeja ser lembrada de forma positiva por seus consumidores, devido a entrega de soluções que excedem expectativas.
Lembre-se sempre:
O sucesso de qualquer empresa depende da satisfação de seus clientes.
Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!