O que é gestão de inovação?
Já falamos sobre a importância da inovação, sabemos que para se manter competitivo no mercado, inovar é essencial. Porém, antes de implantar qualquer mudança, devemos considerar uma série de fatores. Assim, garante-se que essa transição realmente traga os benefícios esperados para a Organização e seus clientes.
Antes de qualquer coisa é necessário analisar as propostas apresentadas e definir se são realmente ideias que irão ser bem aceitas pelos consumidores. Muitas vezes algo que parece ser um ótimo caminho a ser seguido, quando colocado em prática, acaba não saindo como o planejado.
Gestão de inovação vs Gestão de relacionamento
Por isso é primordial que haja na Organização uma boa gestão de relacionamento, tanto interno como externo.
Somente assim é possível que a equipe siga uma mesma linha de pensamento. Além de possibilitá-los a se colocar no lugar de seus clientes, de maneira a entender o que pensam e o que realmente esperam de determinado produto/serviço.
A inovação é viável?
Outro fator muito importante e que deve ser avaliado é a viabilidade das ideias. Para isso é necessário estar consciente da realidade em que a empresa se encontra. É preciso considerar os custos que essa transformação irá gerar. Além dos recursos que serão necessários para concretizar a ação, e qual será o seu possível retorno. Somente assim é possível analisar se ao final, os custos e o tempo investido terão valido a pena.
Mesmo com todo esse planejamento, todo o cuidado para que a mudança seja benéfica e traga os resultados esperados, é necessário estar preparado para a possibilidade de as coisas não saírem como o panejado. É necessário que a equipe esteja pronta para implantar as ações necessárias nesse caso. Assim, evitam-se maiores consequências, tais como, perda de clientes, custos mais altos do que o calculado, etc.
Com uma boa estratégia e um time que visa a inovação, com certeza a Organização conseguirá um bom posicionamento diante de seus clientes. Será vista como uma marca que está sempre em buscas de melhorias e que visa a satisfação de seus clientes.
Afinal, qualidade não se trata apenas oferecer produtos/serviços que atendem aos requisitos necessários, mas sim, estar sempre em busca de novas ideias visando surpreender os consumidores.
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Olá amigo! Visitando novamente, não lembro se comentei
da outra vez. Só pra saber que estou aqui
Link permanente
Olá!
Eba, volte semmpre 🙂
Até logo.