fbpx

Dia Mundial da Qualidade – Use essa data a favor da sua gestão

Dia Mundial da Qualidade – Use essa data a favor da sua gestão

O Dia Mundial da Qualidade trata-se de uma data promovida pelo CQI (Chartered Quality Institute), e tem sua origem em 1990, ano em que a ONU instituiu da data.

Sabemos que o tema “Qualidade” passou por muitas evoluções ao longo do ano, até se tornar o SGQ que vemos nos dias atuais. O tema foi cada vez mais ganhando espaço em decorrência do aumento de competitividade e mudanças no comportamento do consumidor.

Com mais opções e mais acesso às informações, o que vemos são consumidores cada vez mais criteriosos. O que por sua vez, ocasiona nas empresas a necessidade de aumentar a produtividade, reduzir custos, e ainda, melhorar a qualidade de suas soluções. É exatamente esse o caminho que abriu espaço para o setor de qualidade na cultura interna.

O que é e para que serve a gestão da qualidade

Para começar, a gestão da qualidade não se trata apenas de seguir algumas regras e exigências, da norma ISO 9001, por exemplo. É algo bem mais complexo e de extrema importância para a Organização.

Ter conhecimento acerca deste tema é essencial. Bem como, ter um time capacitado e comprometido em colocar as ações necessárias em prática, de forma a garantir o pleno funcionamento do SGQ.

Somente assim, é possível sistematizar os processos de forma a ganhar em produtividade e qualidade. Tanto no ambiente interno, como também na solução entregue ao consumidor final. A melhoria contínua e a competitividade da empresa dependem de um sistema de gestão eficaz e um time empenhado, que realmente faça a diferença nos resultados atingidos.

Princípios da Qualidade

A norma ISO 9001:2015 traz consigo algumas exigências, dentre elas estão os 7 princípios da qualidade. O objetivo desses princípios é gerar organização e fazer um checklist dos processos que devem ser seguidos para garantir a eficiência e agilidade no sistema de gestão da qualidade.

Seguindo os 7 princípios, torna-se o processo de integração da equipe flui de maneira mais natural, já que todos sabem exatamente o caminho que devem seguir. Além disso, torna-se possível priorizar as ações que realmente são importantes para a empresa.

Os 7 princípios da qualidade são:

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Engajamento das pessoas
  • Abordagem de processos
  • Melhoria
  • Tomada de decisão baseada em evidências
  • Gestão de relacionamentos

É notável que os princípios são totalmente voltados para as necessidades do consumidor, não é mesmo? Por isso, mais do que entregar qualidade, mantenha o foco das ações sempre baseadas nas necessidades e desejos de quem consome a sua solução.

Como utilizar o dia da qualidade para instaurar mudanças positivas na Organização?

O dia mundial da qualidade é marcado por várias reuniões e times reunidos com a finalidade de avaliar o desempenho do SGQ e sugerir possíveis ações de melhoria.

Entretanto, o que mais vemos são projetos que não saem do papel, devido a fatores faltantes no ambiente interno, tais como:

  • Foco
  • Organização
  • Motivação
  • Produtividade
  • Engajamento entre as equipes
  • Investimento no setor
  • Plano de ação eficaz

Seria mentira dizer que a lista acaba por aqui, porém, citar todos os motivos que impedem que toda essa vontade de implantar mudanças e melhorias em um dia se dissipem em pouco tempo, deixaria esse texto longo demais. O importante é termos a consciência de que os itens citados, são fatores decisivos para colocar as ideias propostas em prática.

Use o dia mundial da qualidade para realizar mudanças!

Portanto, para utilizar bem esse dia tão especial em que é comemorado o dia mundial da qualidade, que tal sonhar com os pés no chão e focar naquilo que realmente precisa ser implementado para que as mudanças saiam do papel e tragam resultados positivos para a Organização?

Para que isso seja possível, antes de qualquer coisa, é recomendável que seja feito um planejamento para as reuniões, pautando os assuntos mais importantes e urgentes a serem resolvidos. Sabem o que é isso? Foco!

Parece algo bem simples, e talvez até, sem muita importância. Contudo, o tempo perdido em reuniões que não resultam em nenhuma tomada de decisão, poderiam ser melhor aproveitados se houvesse um “roteiro” as ser seguido.

Digo mais, divulgar o motivo das reuniões para as partes interessadas, para que todos cheguem preparados, e possivelmente, com ideias para possíveis soluções, também é uma ótima maneira de otimizar o tempo e ganhar em produtividade.

Reuniões bem pautadas e planejadas, podem desencadear um ciclo vantajoso, tanto para o time, como também para organização, sabe porquê?

Chegar preparado e com dados concretos, faz com que a pauta em questão ganhe força, a alta direção tende a se sensibilizar e dar a devida atenção, o que por sua vez, motiva o time a colocar as ideias em prática e gerar resultados reais.

O papel da qualidade é fundamental na Organização

Qualidade não é para ser dita, e muito menos, para ser feita às pressas no anseio de organizar a “casa” para auditorias de certificação. A qualidade é para ser praticada, todos os dias, em os setores e níveis hierárquicos.

O mínimo que o cliente pede da sua marca é que atenda suas expectativas, e ela pode ser atingida por meio de simples ações internas no dia a dia empresarial. Investir em um sistema de gestão da qualidade que realmente funcione com excelência, é uma postura que toda empresa deveria adotar, como forma de demonstrar respeito e preocupação em atender as expectativas dos consumidores.

O SGQ tem papel fundamental dentro de uma organização, e aqui vão os nossos parabéns aos profissionais da qualidade, que lutam dia a dia para implantar melhorias e ganhar a atenção do time com o intuito de entregar soluções satisfatórias, melhorar o ambiente interno e gerar oportunidades de crescimento e melhoria contínua.

Que este dia seja um real motivador para que as empresas olhem para o setor da qualidade, e finalmente entendam, que a base de uma estrutura empresarial eficaz, depende de uma gestão da qualidade que é levada a sério.

Quer ficar por dentro de todos os nossos conteúdos? Então acesse a nossa newsletter clicando aqui!

1 comentário


  1. Amanda bom dia e quando é comemorado o dia internacional da qualidade?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *