A Evolução da Qualidade
Neste dia da qualidade iremos falar um pouco sobre a sua evolução. Este termo teve início de uma forma muito distinta daquela que conhecemos hoje. Ocorreram muitas mudanças e melhorias com o passar do tempo, ao passo que surgiam novas necessidades.
Sua primeira era teve início no final do século Xlll e foi chamada de “Era da Inspeção”. Nessa época, o setor tinha foco no produto e era sua responsabilidade exclusiva, não envolvendo outros departamentos, nem mesmo a alta direção. Não eram exploradas as causas das falhas, apenas eram eliminados os produtos que apresentavam defeitos.
Controle estatístico
A “Era do Controle Estatístico da Qualidade” apresenta novas características, o que mostra o surgimento de novas necessidades. Nessa fase o foco da qualidade se encontrava nos processos e houve então a necessidade de identificar as causas das falhas do produto final e tentar corrigi-las. Era necessário se atentar ao processo de produção.
Garantia da Qualidade
Na “Era da Garantia da Qualidade” houve declínio da qualidade dos produtos. Devido à escassez de mercadoria em decorrência da Segunda Guerra Mundial, o foco do setor passa a ser o prazo de entrega, como tentativa de ganhar espaço no mercado.
Nos anos que sucedem a guerra as evoluções tecnológicas começam a aparecer mais rapidamente. Com isso, houve o aumento da concorrência. Desta forma, novas necessidades são percebidas em relação à qualidade e surge então a prevenção dos processos. O objetivo é a redução de desperdícios de recursos (tempo, dinheiro, trabalho, etc.). O planejamento passa a ser uma ferramenta essencial para a garantia da qualidade.
Gestão da Qualidade Total
Por fim, surge a “Era da Gestão da Qualidade Total” que tem como foco principal o consumidor. Nesta fase, todos os setores de empresa começam a fazer parte do processo. As pessoas passaram a enxergar a necessidade da integração para gerar bons resultados.
Nesse processo é preciso que haja uma boa comunicação e o bom relacionamento dos colaboradores. Também é necessário buscar a melhoria contínua, a troca de ideias e a criatividade, a fim de gerar soluções inovadoras e diferenciadas. O desafio é entender as necessidades e as demandas dos clientes e trabalhar visando não somente satisfazê-los, mas surpreendê-los. Transcender as expectativas é um diferencial necessário para se destacar em meio a grande concorrência que cresceu consideravelmente com o advento da internet e da globalização.
Contudo, podemos concluir que o profissional dessa área possui grande responsabilidade e é imprescindível para o sucesso da empresa. A busca pela excelência e pela inovação é uma característica primordial nesse sentido. Além de um espírito de liderança que é fundamental para conseguir envolver toda a empresa nessa busca pela qualidade, com o fim de se destacar diante da concorrência.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de nos acompanhar! Ah, aproveita e dá uma olhadinha neste conteúdo sobre a importância dos profissionais da qualidade!