Gestão de Documentos: Entenda tudo sobre lista mestra!
A lista mestra existe para facilitar o controle e a gestão de documentos. Com a sua utilização, você conta com informações importantes, como por exemplo, a versão em que o documento se encontra.
A lista mestra conta com:
- Código;
- Revisão;
- Descrição dos documentos.
Utilizando este padrão você evita o uso de versões obsoletas, ou seja, versões anteriores que não devem mais ser utilizadas. Além disso, é possível identificar a necessidade de atualização de documentos com maior facilidade.
Nesse sentido, podemos dizer que o controle e a organização adquirida com a utilização da lista mestra é fundamental em auditorias. Afinal, evita que a empresa leve não conformidades, devido ao controle ineficaz de informações fundamentais.
Porque utilizar este documento?
Além de evitar não conformidades, o uso da lista mestra garante as atualizações necessárias da documentação interna e ainda, auxilia a melhoria contínua do SGQ como um todo.
Entretanto, para que os bons frutos por sua utilização sejam colhidos, é fundamental utilizá-la de forma sistêmica. Ou seja, é necessário desenvolver a periodicidade para a atualização e/ou descarte de documentos.
Dessa forma, o sistema de gestão conta sempre com informações confiáveis, organizadas e atualizadas.
Como utilizar a lista mestra de modo eficaz?
Como todo método adotado, para que a utilização da lista mestra tenha eficácia, é preciso que seja bem gerenciada. Por isso deve haver alguém do setor que fique responsável pelas alterações periódicas dos documentos.
Nesse sentido, o ideal é que o colaborador estabeleça uma rotina de revisão para garantir a conformidade das documentações. A periodicidade das revisões deve ser estabelecida de acordo com a realidade do contexto organizacional.
Outro ponto importante a ser destacado é que existem vários modelos de lista mestra, ou seja, o encarregado pela implementação desta ferramenta deve escolher aquela que mais se encaixa nos procedimentos internos da empresa.
Contudo, existem algumas informações, como por exemplo, versão e local onde o documento pode ser encontrado, que são imprescindíveis em todos os casos.
Porque você deve utilizar um software de gestão de documentos
Em primeiro lugar, mesmo que haja organização e o controle de documentos seja realizado de forma sistêmica, ainda assim, podem ocorrer erros/falhas em uma gestão manual, como por exemplo:
- Perder prazos;
- Deixar de atualizar as informações de algum documento;
- Utilizar versões obsoletas por engano, etc.
Utilizando um software como o Qualis, você recebe pendências automáticas sempre que é necessário atualizar e/ou fazer alterações nos documentos, evitando a perda de prazos.
Além disso, a atualização da lista mestra ocorre de forma automática a partir das alterações e/ou atualizações realizadas em determinado documento, evitando o uso de versões obsoletas.
Lembre-se sempre, uma empresa sem estratégia é uma empresa sem perspectiva de crescimento. O sucesso consiste em se atentar aos pequenos detalhes e investir constantemente em melhorias.
Quer conhecer a nossa solução para automatizar a sua gestão de documentos e garantir a integração da equipe de gestão de qualidade? Clique aqui e agende uma demonstração gratuita.
Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!