CARTA DE CONTROLE – ENTENDA COMO E PORQUE UTILIZAR ESSA FERRAMENTA DA QUALIDADE!
A Carta de Controle é uma das 7 ferramentas da qualidade e é essencial para o acompanhamento dos processos. Visto que, o seu uso demonstra informações relevantes que permitem controlar a eficácia desses processos.
Em outras palavras, o objetivo dessa ferramenta é observar se o processo está dentro dos padrões pré-estabelecidos e evidenciar quando há presença de desvios ocasionados por causas comuns ou especiais.
Dessa forma, é possível aplicar medidas que evitam e/ou corrigem essas variações indesejadas. Assim, evitam-se não conformidades, além de garantir um sistema de gestão que implanta melhorias continuamente.
- Causas comuns
As causas comuns estão relacionadas a variações diretamente ligadas ao processo e que podem ser reduzidas.
- Causas especiais
Por outro lado, as causas especiais são aquelas devem ser evitadas e/ou eliminadas.
Um exemplo de causa especial é quando há problemas no maquinário e acaba afetando o processo como um todo, ou até mesmo, gerando problemas no produto/serviço.
Funcionamento e estrutura de um gráfico de controle (ou carta de controle)
Primeiramente, é necessário entender que o gráfico é composto por 3 linhas, são elas:
- Limite superior de controle (LSC)
- Linha média;
- Limite inferior de controle (LIC)
Outro ponto importante é que os cálculos da LIC e LSC utilizam como base a ferramenta Seis Sigma.
O ideal é manter as variações dentro do espaço onde está a “linha média”. Se essa variação ultrapassar o “limite superior” ou o “limite inferior” significa que algo está fora dos padrões.
Portanto, caso seja identificado algum desvio no gráfico, é necessário identificar suas causas e aplicar as soluções necessárias para que as variações fiquem dentro da média.
Existem dois tipos de gráficos de controle:
- Carta de controle por variáveis
É mais complexa, porém, apresentam maior número de informações. O benefício de utilizar essa opção é a possibilidade de aplicar ações preventivas.
Além disso, o controle por variáveis também permite a identificação das falhas com maior facilidade, por se tratar de um conjunto de Cartas de Controle (uma para a média e outra para a dispersão).
Entretanto, requer muito mais recursos na sua aplicação.
- Carta de controle por atributos
A medição da carta por atributos é mais indicada nos casos em que o objetivo é identificar se o processo está conforme ou não.
Além de se tratar de uma opção mais simples, também permite aplicar ações corretivas em casos de desvio de padrão.
Principais benefícios da ferramenta
Devido a fácil identificação das causas de variação, é possível diminuir retrabalhos, garantir a qualidade do produto final, diminuir custos, identificar oportunidades de melhoria e garantir a melhoria contínua.
Entretanto, é fundamental verificar as variações dos processos periodicamente (de acordo com o contexto da organização). Assim, ao invés de ser pego de surpresa, é possível monitorar e controlar os desvios e evitar maiores consequências.
Afinal, a ferramenta auxilia a equipe a identificar as causas raízes das irregularidades que ocorrem durante o processo e trata-las, muitas das vezes, com antecipação. Desta forma, é possível inovar e aprimorar constantemente os procedimentos internos, garantindo a satisfação dos clientes.
Para finalizar, podemos notar que são inúmeros os benefícios que podemos alcançar utilizando a carta de controle no sistema de gestão. Então, que tal começar a mapear os seus processos e começar a planejar a implantação da ferramenta?
BAIXE AQUI O MODELO GRATUITO E EDITÁVEL PARA MAPEAR OS SEUS PROCESSOS!
Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!