PRINCÍPIOS DA QUALIDADE – ABORDAGEM DE PROCESSOS
A abordagem de processos é essencial para que seja possível alcançar os resultados esperados. Afinal, processos envolvem transformações. Portanto é necessário um gerenciamento eficaz, para garantir o melhor aproveitamento do tempo e diminuição de custos e erros.
Quando os processos são bem estabelecidos e os recursos bem utilizados, tudo fica mais claro. Além disso, os profissionais conseguem identificar claramente sua função e se sentem motivados a executá-la com excelência.
Uma empresa que utiliza a abordagem de processo é uma empresa que entende a importância de conhecer o passo a passo de seus produtos/serviços. É sobretudo, uma empresa que trabalha de uma forma sistêmica e integrada, de forma que todos os setores se complementem.
Prevenção é tudo!
Saber exatamente quais são as etapas existentes, suas entradas e saídas é essencial para que se faça uma análise crítica de todos os processos. Dessa forma é possível identificar riscos, oportunidades e melhorias que possam ser implantadas. Seguindo o raciocínio de prevenção, muito abordado na ISO 9001:2015.
Para que se faça essa análise, é necessário gerar relatórios. Assim, além de identificar as melhorias, é possível identificar também possíveis ações corretivas. Esse relatório também irá mostrar se os resultados alcançados estão de acordo com as metas da Organização, o que é a base dos processos.
Trabalhar como um sistema único, ao invés de setores isolados, mostra que a empresa trabalha como um time. Todos por um só objetivo. Andando juntos, com motivação e competência. Mostra que cada um sabe a sua importância e a importância do trabalho em equipe.
Trabalhar com processos é isso, afinal A saída de um processo no setor A pode ser a entrada de outro processo no setor B. Então, ter conhecimento da Organização como um todo é essencial. É por isso que a abordagem de processos é um dos 7 princípios da qualidade. Porque trabalhar de forma sistêmica e gerenciar as atividades diárias é essencial.
“Uma decisão só se torna eficaz quando os comprometimentos com a ação são incluídos na decisão desde o início.” – Peter Drucker
Se você ainda não conferiu, veja também:
Na semana que vem falaremos do 5º princípio da qualidade: MELHORIA
Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!