Gestão com Qualis: Análise de Riscos utilizando FMEA
Antes de mais nada, é preciso entender que a Análise de Falhas e Modos de Efeito (FMEA), é uma ferramenta que atua de forma preventiva e busca reduzir a incidência de falhas, seja em produtos/serviços, processos e etc.
Ou seja, quando bem utilizada, proporciona resultados significativos para a produtividade e eficácia dos processos organizacionais. Por isso, é muito indicado utilizar o FMEA para prevenir riscos e identificar oportunidades de melhoria.
Em suma, sua utilização consiste em listar as situações que podem apresentar riscos. Além disso, também é necessário listar quais são esses riscos, a probabilidade, severidade e detecção de sua ocorrência.
O cálculo do risco (RPN) é feito através do cálculo: Ocorrência x Severidade x Detecção:
- Ocorrência
Identifique a frequência e/ou probabilidade da ocorrência da falha/erro.
- Severidade
Neste ponto é necessário classificar a gravidade da ocorrência. Para isso, considere questões importantes, tais como: padrões de segurança, normas e legislação, padrão de qualidade, etc.
- Detecção
Identifique qual é a probabilidade de o cliente identificar ou não a falha antes que o problema seja resolvido.
A partir dessas informações, é possível ter clareza para identificar as prioridades que devem ser tratadas pelo time.
Por fim, determine a partir dos resultados encontrados com a ferramenta, quais ações serão necessárias para a tratativa dessas ocorrências, como maneira de diminuir e/ou eliminar o problema.
Determine os responsáveis pela implantação do FMEA
Outro ponto importante, é determinar quem serão os responsáveis pelo acompanhamento das ações pré-determinadas.
Para isso, é fundamental realizar um monitoramento periódico para verificar se houve a melhoria esperada no produto/processo.
Além disso, o monitoramento se faz necessário pois falhas que não são uma prioridade hoje, podem se tornar prioridade amanhã, e vice-versa. Afinal, os riscos que são tratados e diminuídos/eliminados, deixam de ser prioridade, passando a vez para a próxima ocorrência.
Gestão de Riscos automatizada utilizando FMEA
De maneira geral, podemos perceber que o FMEA proporciona facilidade de identificar melhorias e agir de forma preventiva na Organização.
Com essa ferramenta, é possível identificar as falhas antes que elas ocorram, prevenindo riscos e abrindo os olhos da equipe para novas oportunidades de inovação e aprimoramento dos processos e produtos/serviços.
Utilizando um software de gestão que conta com o módulo de riscos, você obtém um resultado ainda mais satisfatório, pois conta a automatização dos processos. Além disso, no caso do Software Qualis por exemplo, você centraliza e integra toda a sua gestão em um só lugar.
Dessa forma, você maximiza o padrão de qualidade dos produtos/serviços, cultivando um time unido e que busca os melhores resultados.
O módulo de riscos do Qualis conta com:
- Pontuação
Defina a pontuação para saber quando deve ou não abrir plano de ação
- Reavaliação
Pendência automática para reavaliar os riscos após a implementação da ação
- FMEA
Análise de riscos baseada na metodologia FMEA
- Identificação
O Qualis permite maior facilidade na identificação dos riscos
Além de outras diversas funcionalidades! Caso queira mais infos sobre o Software, é só clicar aqui!
Lembre-se: evitar o erro é infinitamente mais simples do que concertá-lo depois que ele acontece.
Afinal, depois é preciso lidar com questões, como por exemplo, o desenvolvimento de ações corretivas, além de ter que lidar com as consequências, que nem sempre são reversíveis.
Para te ajudar a aplicar a ferramenta FMEA no seu sistema de gestão, preparamos um material gratuito e editável para você. Basta clicar aqui, baixar o material e dar início a implantação da ferramenta!
Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!
Um beijo e até o próximo conteúdo :*