fbpx

Como garantir a segurança dos alimentos?

Como garantir a segurança dos alimentos?

Entenda como garantir a segurança dos alimentos!

A segurança dos alimentos é um assunto sério e engloba inúmeros fatores que são essenciais nesse sentido. Se de um lado, temos consumidores cada vez mais informados e exigentes. De outro, temos as normas legislativas que também possuem suas exigências.

Bom, antes de mais nada é preciso que a indústria se comprometa em implantar as boas práticas de fabricação e também os procedimentos operacionais padronizados (POP), exigidos pela ANVISA. Afinal, este é um passo fundamental para estar de acordo com a normas.

Aliás, realizar uma pesquisa aprofundada é bastante recomendado para garantir que os seus processos estejam de acordo com todas as normas e exigências.

Se você está convencido sobre a importância da segurança dos alimentos e controle de qualidade, que tal se aprofundar um pouco mais no assunto? Vamos começar sanando uma dúvida bastante comum sobre o assunto:

Qual é a diferença entre segurança dos alimentos e segurança alimentar?

Antes de falarmos sobre como garantir a segurança dos alimentos, é importante salientar que os termos segurança dos alimentos e segurança alimentar não possuem o mesmo significado.

Segurança dos Alimentos

São medidas tomadas para garantir a qualidade e integridade dos alimentos. Bem como, seguir as normas legislativas e eliminar riscos que possam causar danos a saúde do consumidor.

Segurança Alimentar

Segurança alimentar, por sua vez, trata-se de adotar medidas para que todos os cidadãos tenham acesso a alimentos de qualidade. Ou seja, busca-se que os alimentos seguros dos quais estamos falando, seja realidade para todos.

Agora que você já sabe a diferença desses termos, confira pontos importantes para garantir a segurança dos alimentos:

#1 Os alimentos

Muitos não sabem, mas para garantir a segurança dos alimentos, é necessário acompanhar o processo desde o plantio, até a sua fase final, ao chegar na mesa do consumidor. Então, é importante saber que questões como níveis de agrotóxicos no plantio e cultivo de alimentos é um fator tão importante quanto os cuidados dentro da indústria.

Esteja atento aos riscos físicos, químicos e biológicos aos quais o alimento está exposto, e garanta que cada mínimo detalhe de todo o processo está de acordo com as normas, tanto da própria empresa, e principalmente, as legislativas.

#2 Produção

O processo de produção dos alimentos deve ser gerenciado com muita atenção e cuidado. Um dos maiores fatores de riscos são as pessoas envolvidas nos processos. Portanto, garantir a higienização, tanto das superfícies de contato, como dos ambientes e principalmente dos operantes, é crucial para garantir a integridade dos processos.

Garanta que todos os colaboradores sigam à risca as regras, estejam higienizados e utilizando os equipamentos necessários.

#3 As embalagens

A embalagem não tem que só “bonitinha” e definitivamente, não é um fator sem importância. Pense em embalagens que sejam práticas, higiênicas e principalmente, que sejam próprias para conservar a qualidade dos alimentos até o seu consumo.

#4 Logística

O transporte no Brasil é, predominantemente, rodoviário. Logo, é necessário pensar em fatores relacionados a riscos biológicos, físicos e químicos, como por exemplo: riscos de contaminação, armazenagem, etc.

Outro fator importantíssimo, é o prazo. Isso, tanto para manter a segurança do alimento durante o transporte, até o ponto de venda, como também o prazo de validade do produto. É necessário que o produto chegue ao consumidor ainda dentro do seu prazo de validade.

Portanto, analise todas as questões de logística e tome as medidas necessárias.

#5 Faça um checklist

Faça um checklist para garantir que todos os processos pelos quais o alimento está passando, está sendo executado de acordo com as exigências normativas, e também de acordo com os padrões de qualidade internos da organização.

Incluir o checklist nas cultura interna é essencial, tanto para garantir a segurança dos alimentos, como também para otimizar o tempo e a qualidade dos resultados alcançados.

A segurança dos alimentos é sua responsabilidade

Não se esqueça nunca: Você está lidando com vidas! Um alimento fora dos padrões de qualidade, pode causar danos a saúde do consumidor, danos esses, muitas vezes irreversíveis. Muitos não entendem a seriedade deste tema, mas ocorrências graves acontecem, e é extremamente necessário eliminar vitimas de alimentos processados de forma imprópria.

O controle de qualidade, a implantação de planos de ação com base nas normas, e acima de tudo, o seu comprometimento com a segurança dos alimentos é sua responsabilidade.

Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento a cerca do assunto, clique aqui e baixe o nosso e-Book gratuito!

Gostaria de conhecer a ferramenta que está revolucionando a montagem de planos APPCC na indústria de alimentos? É só clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *