Todos que vivem em um meio organizacional deveriam, ao menos, saber o que é gestão. Entretanto (acredite ou não), muitos ainda não sabem. Bom, o fato é que a gestão está presente tanto em nossa vida pessoal, como também na profissional, e é dessa segunda que falaremos hoje.
O ato de gerenciar é fundamental para um negócio dar certo e ter sucesso. A grosso modo, o gestor tem a função de direcionar a equipe e acompanhar os processos e resultados para garantir que as metas sejam alcançadas. Ou seja, é necessário administrar todas as etapas do processo, analisar o desempenho da equipe e identificar pontos de melhoria. É um ciclo contínuo.
O fato é que, diferentes negócios possuem diferentes necessidades. Então, não existe um caminho certo a seguir, ou uma fórmula mágica a ser utilizada. Existem diversos modelos de gestão e cabe aos gestores e responsáveis identificar a que mais se encaixa no contexto da organização.
Hoje vamos falar de 3 dos principais tipos de gestão. Acompanhe e entenda melhor cada um:
GESTÃO FOCADA EM PROCESSOS
Nesse modelo o ponto crucial é a atenção aos detalhes. Os mínimos detalhes importam, porque cada ponto melhorado conta, e muito.
O gestor e a equipe devem estar atentos a cada fase do processo e aprimorá-lo constantemente. Uma equipe bem treinada, capacitada e comprometida é o ponto chave para garantir o sucesso desse tipo de estratégia.
Lembre-se sempre: Nada é tão bom que não possa ser melhorado. Jamais atingiremos a perfeição e, além disso, o mercado não é estático, tudo muda o tempo todo.
GESTÃO FOCADA EM RESULTADOS
Os resultados são o ponto principal nesse modelo de gestão. Aqui, o caminho percorrido não é a preocupação principal (não que deixe de ter importância). A questão é que a “eficácia” das ações tomadas serão medidas pelos resultados que foram alcançados.
Se a meta foi alcançada ou melhor ainda, foi excedida, significa que tudo está saindo conforme o planejado. Se a meta não foi atingida, significa que existem ações corretivas a serem feitas e melhorias a serem implantadas.
GESTÃO FOCADA EM EXCELÊNCIA
Esse é um modelo focado é exceder expectativas, ir além do básico. Ter qualidade não é suficiente, ser ótimo não é suficiente. É necessária uma equipe inspirada em entregar o melhor, nada menos que a excelência.
Existem várias vertentes que devem ser levadas em consideração nesse modelo. Existem oito fundamentos da excelência que devem ser levados em consideração:
- Pensamento sistêmico;
- Aprendizado organizacional e inovação;
- Liderança transformadora;
- Compromisso com as partes interessadas;
- Adaptabilidade;
- Desenvolvimento sustentável;
- Orientação por processos;
- Geração de valor.
Se quiser mais sobre esse modelo, está disponível no site da FNQ.
Existem outros diversos modelos de gestão como: focado em geração de valor, modelo democrático, modelo autocrático e por aí vai. Se quiserem saber mais sobre esses outros modelos, deixem nos comentários e nós trazemos para o Blog.
Um ponto muito importante é que os modelos de gestão podem ser trabalhados em conjunto, um complemente o outro. Portanto, não é necessário escolher apenas um. Saiba quais são necessários na estratégia que você deseja traçar, e use-os com sabedoria.