Porque utilizar Análise SWOT para gestão de riscos
Na última atualização aqui do Blog, falamos bastante sobre a importância da gestão de riscos – em especial no atual cenário em que vivemos – e o seu papel nas Organização.
Caso não tenha visto, você pode conferir o conteúdo aqui.
Pois bem, reafirmo aqui que a gestão de riscos está mais presente do que nunca nas organizações que possuem preocupação com a qualidade. Além de auxiliar na identificação de desvios e problemas, o gerenciamento de riscos também serve para abrir os olhos para oportunidades.
Diante disso, decidimos discorrer sobre uma ferramenta que não pode faltar no seu sistema de gestão de riscos: ANÁLISE SWOT.
Partiu entender um pouco mais sobre como aplicar a metodologia de forma eficaz e potencializar os resultados do sistema de gestão:
SWOT é uma sigla em inglês onde:
- S: Strenghts (Força)
- W: Weaknesses (Fraqueza)
- O: Opportunities (Oportunidades
- T: Threats (Ameaças)
Para começar, essa ferramenta facilita consideravelmente o desenvolvimento de um planejamento estratégico.
Isto porque, com a sua utilização identificam-se os pontos fortes e fracos – que se referem ao cenário interno da empresa, portanto, variáveis controláveis – e também as oportunidade e ameaças – relacionados a fatores externos e incontroláveis.
Nesse sentido, para ilustrar podemos citar como fatores internos e que, portanto, dependem da equipe e estão relacionados aos processos internas da Organização:
- Força: Equipe integrada e comprometida com a qualidade
- Fraqueza: Falta investimento em novas tecnologias
Da mesma forma, podemos citar como oportunidades e ameaças fatores externos, tais como:
- Oportunidade: COVID 19 – momento de ruptura que pode ser visto como oportunidade de inovação.
- Ameaças: Ano de votação no país – cenário caótico devido às divergências políticas da população, instala um olhar de insegurança e incerteza e dificulta negociações com outros países, o que afeta a economia como um todo.
De modo geral, podemos afirmar que a SWOT nos leva a um resumo da situação do cenário interno e externo, com forma de desenvolver estratégias e planos de ação assertivos.
Dessa forma, a empresa minimiza riscos e aproveita as oportunidades.
Análise SWOT na gestão de riscos
É fundamental utilizar o planejamento estratégico como um guia para inserir a cultura da antecipação no ambiente empresarial e driblar os riscos – em especial neste cenário de incertezas.
Nesse sentido, a SWOT auxilia na identificação e organização dos riscos, bem como, a visualização de pontos de melhoria e oportunidades de inovação.
Servindo como um direcionador do planejamento estratégico e confere eficácia e assertividade nos planos de ação a partir de uma análise ampla que envolve tanto o cenário interno, como também o cenário externo.
Ou seja, por meio de uma visão micro e macro do contexto da organização, estipula-se o melhor caminho, prezando por uma gestão inovadora e preventiva.
É fato que existem muitos times que subestimam a importância da Análise SWOT, por se tratar de uma ferramenta simples. Entretanto, este é um dos principais motivos para investir e explorar essa metodologia.
Isto porque, quando feita com comprometimento e seriedade, prezando por uma visão sistêmica e rica em dados, possibilita uma visão clara do posicionamento da empresa e quais são os melhores pontos de partida e caminhos a serem seguidos rumo aos resultados esperados.
Invista na execução de uma Análise SWOT bem completinha e insira em seu planejamento
BAIXE AQUI O NOSSO MODELO EDITÁVEL DE ANÁLISE SWOT!
Se você quiser otimizar ainda mais os resultados da sua gestão de riscos, a dica é não se limitar ao uso apenas dessa ferramenta, mas sim, utilizá-la em conjunto com outras diversas metodologias e tecnologias que irão elevar os resultados do time.
Quero ver todo mundo utilizando a Análise SWOT e garantindo um sistema de gestão de alta qualidade, combinado?
Nos vemos na semana que vem! ?
Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!