fbpx

Entenda os benefícios da ISO 14001

Os impactos que causamos ao meio ambiente em nosso dia-a-dia, com simples hábitos, estão levando-o a uma devastação irreversível. Com isso, sabendo que nas Organizações existem grandes grupos de pessoas praticando tais hábitos, percebemos a importância da ISO 14001. Essa norma permite adotar na empresa, um sistema de gestão ambiental.

O fato é que, quanto mais pessoas juntas agindo de forma irresponsável com o meio ambiente, maiores são os impactos causados. Além disso, muitas indústrias possuem processos que são extremamente prejudiciais para o nosso planeta. Tendo isso em mente, as empresas começaram a se preocupar com a prática de ações em prol do ambiente.

ISO 14001 na cultura da Organização

Com a ISO 14001 é possível implementar na Organização uma cultura onde a equipe torna-se ambientalmente responsável. Para isso é imprescindível que saibam os impactos causados por determinadas ações.

Pequenas práticas, grandes resultados!

Essas práticas vão desde ações simples do dia-a-dia, como por exemplo: Diminuir o volume de impressões, separar os lixos, etc. Até prática mais complexas, como por exemplo: desenvolvimento de novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos, uso de materiais renováveis, etc.

As empresas que possuem essa preocupação e inserem as práticas da ISO 14001 em seus processos, percebem inúmeros benefícios. É possível reduzir custos e desperdícios, além de ganhar reconhecimento diante dos consumidores. Muitas empresas exigem que seus fornecedores sejam certificados, portanto, a certificação possibilita o aumento da vantagem competitiva, inclusive para o comércio exterior.

Para garantir que essas atitudes serão realmente inseridas no contexto da organização, é essencial envolver toda a equipe. Comprometimento é a palavra-chave para que ocorram reais mudanças. Para isso, é necessário investir em treinamentos, programas de incentivo e monitoramento. Garantir que estão todos em uma mesma sintonia é um ótimo ponto de partida.

Podemos perceber que a consciência ambiental nas empresas gera benefícios não só para o meio ambiente, mas também para a própria Organização. Para continuarmos nos desenvolvendo e garantir que as gerações futuras terão as mesmas oportunidades, é preciso que não poupemos esforços para manter o nosso meio em bom estado.

“Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente”. – Sivaldo Filho

Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!

Compartilhar Post:

Posts Relacionados:

Estamos desde 2000 buscando nos conectar com os nossos clientes e entregar soluções inovadoras.

Nossa missão é garantir o aumento da produtividade e qualidade nos processos internos.

Contato

[email protected] | (16) 3916-4500

Onde estamos

R. João Arcadepani Filho, 120 - Sala 3 - Nova Ribeirânia | Ribeirão Preto - SP

Trabalhe Conosco

Envie o seu currículo para:

📧  [email protected]

© 2020, Hadrion Sistemas. Todos os direitos reservados.