fbpx

Matriz BASICO – Você já ouviu falar? Entenda já!

Matriz BASICO – Você já ouviu falar? Entenda já!

Entenda o que é Matriz BASICO!

A Matriz BASICO é uma metodologia que te auxilia a obter tomadas de decisões de forma mais ágil e eficaz. Isso porque, com base nas informações proporcionadas pela ferramenta, você prioriza projetos que geram resultados realmente importantes para a organização.

Dessa forma, é possível otimizar a produtividade da equipe. Bem como, reduzir custos e desperdícios com tomadas de decisões que levam a resultados pouco impactantes, ou até mesmo, insatisfatórios.

A Matriz Basico se baseia em seis critérios, que formam a palavra BASICO, são eles:

(B) – benefícios para a organização

Primeiramente, o time deve analisar os impactos do projeto na organização. Afinal, quais serão os benefícios obtidos?

Por exemplo:

O objetivo é aumentar a satisfação do cliente. Portanto, a tarefa é selecionar possíveis alternativas que os deixarão mais satisfeitos com a solução entregue à eles. Logo depois, pontue as hipóteses levantadas e identifique a mais interessante entre elas.

Você pode usar uma pontuação (de 1 a 5, que é o mais utilizado), ou simplesmente parametrizar desde “pouco benéfico” até “muito benéfico”.

(A) – abrangência dos resultados

Quem serão os beneficiados? Afinal, a ação terá uma grande abrangência ou beneficiará uma parcela pequena dos interessados?

Essas são as questões que os responsáveis devem responder nesta etapa.

(S) – satisfação dos colaboradores

E quanto aos colaboradores? A satisfação e bem estar do time não pode ser deixado de lado. Portanto, essa é uma etapa fundamental a ser analisada para medir a eficácia de qualquer plano de ação.

(I) – investimentos necessários

Quais serão os recursos necessários para a execução da ação? Essa análise é muito importante para avaliar se o retorno esperado do custo despendido pela empresa justifica todo o projeto.

(C) – cliente externo

Aqui está o critério mais importante da viabilidade de qualquer projeto. Qual será o nível de satisfação do cliente com a execução desse plano de ação?

O cliente é o foco principal de todas as tomadas de decisões, já trata-se da peça mais importante do processo. Afinal de contas, tudo gira em torno da satisfação do consumidor.

(O) – operacionalização

A ação será implantada de que forma? Quais são as dificuldades para que isso ocorra?

Analise questões referentes cultura organizacional, tecnologia requerida, fatores políticos, dentre outros que podem apresentar um desafio para o sucesso do projeto.

Concluindo a Matriz BASICO

Monte a tabela (no excel por exemplo) e pontue cada um dos critérios. Ah, analise separadamente cada etapa, certo?

Ao finalizar a análise, faça a somatória (de todas as etapas) para identificar os projetos que são mais viáveis. Bem como, àqueles que trazem resultados mais satisfatórios e benéficos para a organização.

Os critérios utilizados (sejam numéricos ou descritos), vão depender das necessidades individuais da empresa. O importante é estabelecer parâmetros que sejam de fácil entendimento para todos e que facilitem a somatória final.

Tome decisões mais assertivas e potencialize os resultados alcançados com a utilização (correta) dessa metodologia. Você irá notar grandiosas melhorias, tanto interna como também externamente (satisfação do cliente).

Outra informação importante, é que se por acaso, houver empate na pontuação de dois projetos, prevalece aquele que tiver maior pontuação no item C – cliente externo.

Para te ajudar a colocar em prática essa metodologia e começar a otimizar os seus resultados agora, preparamos um modelo em excel para você. Sabemos que todos estão passando por momentos de grandes desafios e toda ajuda é bem vinda. Afinal, pode gerar facilidades e benefícios.

Para ter acesso à planilha, basta clicar aqui! Esperamos que seja útil e que você aproveite bem esse nosso empurrãozinho, tá bom?

Enfim, se tiver alguma dúvida ou informação a acrescente neste conteúdo, por favor, deixe o seu comentário. E se tiver interesse em acompanhar as novidades do Blog, clique aqui e se inscreva em nossa Newsletter!

Grande abraço e até semana que vem :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *