fbpx

Embalagens de alimentos – Você conhece as normas de qualidade e segurança envolvidas no processo?

Embalagens de alimentos – Você conhece as normas de qualidade e segurança envolvidas no processo?

Embalagens de alimentos – Você conhece as normas de qualidade e segurança envolvidas no processo?

Tanto as indústrias de alimentos (no momento de escolher seus fornecedores), como também as próprias fabricantes de embalagens para este segmento, precisam seguir alguns cuidados para evitar quaisquer tipos de contaminação e garantir a total segurança dos alimentos.

Tendo em vista que o mercado conta com consumidores extremamente exigentes e que a sua satisfação é fundamental para o bom posicionamento da marca, podemos dizer que este é o critério número um para garantir todos os cuidados.

De outro lado, temos as exigências da própria legislação, que precisam ser seguidas a risca para evitar não conformidades, e ainda, problemas legais.

O que a legislação exige no processo de fabricação de embalagens alimentícias?

Para começar, é uma exigência da ANVISA que a empresa siga as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Outro ponto importante é a implantação do APPCC (Análise de Perigos e pontos críticos de controle), já que se trata de um requisito para que as embalagens possam ser fornecidas às indústrias de alimentos.

Pontos muito importantes a serem observados durante a escolha de uma embalagem para alimentos são:

  • Uso de substâncias aprovadas: não se pode utilizar qualquer material em uma embalagem, alguns tipos de materiais podem liberar substancias toxicas em contato com alimento ou até mesmo em casos de congelamento e aquecimento dos mesmos. Para isso existem as listas positivas que podem ser consultadas (São listas de substâncias que foram consideradas inócuas, e têm uso autorizado para a fabricação de materiais de contato com alimentos);
  • Taxa de migração: a migração é a transferência de componentes da embalagem para os produtos é necessário evitar ao máximo essa migração. Ou seja os materiais devem ter baixíssima taxa de migração;
  • Sistema de fechamento: devem evitar não só o vazamento do produto quanto a entrada de substancias na embalagem.

Existem também algumas normas que tratam de alguns requisitos gerais, e exigências específicas para determinados tipos de materiais.

Porque a embalagem é um elemento tão importante para a segurança dos alimentos?

As embalagens não possuem a mera função de “embalar” ou “armazenar” um produto. Estamos falando de um componente super importante para conservação dos alimentos e aumento da sua vida útil. Além de ter a função de mantê-lo seguro e livre de contaminações até o momento do consumo.

Além disso, a embalagem deve trazer informações sobre o produto, como prazo de validade, ingredientes, maneira de armazenamento e etc. Tais informações são essenciais tanto no ponto de vista legislativo, como também como forma de mostrar comprometimento com a saúde e integridade física do consumidor.

As embalagens devem ser funcionais e ter um design estratégico

Além de pensar na segurança e integridade dos alimentos, também é necessário pensar na sua funcionalidade. As embalagens devem ser funcionais, tanto no ponto de vista logístico como também na facilidade de manuseio nas mãos do consumidor.

Tendo em vista que a embalagem é o primeiro ponto de contato do produto com o cliente é a embalagem, o design é uma questão importante e deve ser pensada estrategicamente para atingir o consumidor da maneira esperada.

Outro fator relevante a ser considerado é a utilização de materiais sustentáveis, já que a responsabilidade ambiental mostra a preocupação da empresa com o meio ambiente. Do ponto de vista do consumidor, essa é uma questão extremamente importante ao consumir produtos de determinada marca.

Seguir todas as legislações, tomar todos os cuidados e utilizar estratégias para atrair o cliente na gôndola dos supermercados são fatores fundamentais e não devem ser deixados de lado.

Se você quiser acompanhar todos os conteúdos do nosso Blog, assine a nossa Newsletter clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *