fbpx

Evite a perda de tempo – tenha agilidade na montagem de planos APPCC

Evite a perda de tempo – tenha agilidade na montagem de planos APPCC

Evite a perda de tempo – tenha agilidade na montagem de planos APPCC

Evite perder tempo e garanta agilidade na montagem de Planos APPCC. Para isso, você precisa entender como implantar de forma eficaz e garantir a agilidade do seu time.

Como já sabemos, o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC – (ou Hazard Analysis and Critical Control Points – HACCP) é essencial para a segurança dos alimentos.

O sistema APPCC se baseia na mentalidade de prevenção de riscos, possibilitando o preparo da equipe para tomadas de decisões mais ágeis e assertivas.

Todavia, a implementação e manutenção dos planos é bastante complexa e requer profissionais capacitados e extremamente comprometidos. Para te ajudar nessa missão, listamos algumas dicas que podem ser muito úteis na montagem dos seus planos.

Acompanhe:

Entenda o contexto organizacional e elabore um planejamento!

Antes de qualquer coisa, é fundamental entender que cada organização possui suas particularidades, portanto, é necessário entender a fundo sua realidade.

O plano APPCC de uma empresa é único, e mesmo dentro da empresa, linhas de produção paralelas tem suas peculiaridades e devem ter planos exclusivos. Nesse sentido, deve ser levado em conta fatores como:

  • Cultura interna
  • Linha de produtos (alimentos)
  • Origem dos alimentos
  • processos pelos quais os alimentos passam
  • Estrutura do ambiente de produção, entre outros.

Quanto mais informações relevantes forem coletadas, mais completo e eficaz será o plano APPCC. Isso porque essas informações serão as direcionadoras para a identificação de possíveis perigos aos quais os alimentos serão expostos durante o processo.

Para que tais informações não se percam no meio do caminho, é fundamental a elaboração de um planejamento, contendo todos os processos envolvidos de forma detalhada.

Invista no treinamento e capacitação da equipe

É de extrema importância que haja um time focado e capacitado na montagem dos planos APPCC. Afinal, como dito anteriormente, trata-se de um processo bastante complexo e que requer atenção aos pequenos detalhes.

Um “mínimo” deslize pode interferir na eficácia de todo o fluxo. E, mais do que isso, gerar riscos à segurança dos alimentos.

Portanto, treinamentos e capacitações específicas devem ser disponibilizadas aos profissionais da ESA (Equipe de Segurança dos Alimentos.

Aplique os princípios do sistema APPCC

O sistema APPCC baseia-se em 7 princípios que devem ser seguidos, até mesmo para facilitar e maximizar os resultados obtidos. São eles:

  1. Identificação e avaliação dos perigos;
  2. Identificação dos pontos críticos de controle;
  3. Estabelecimento dos limites críticos;
  4. Estabelecimento de procedimentos de monitoração;
  5. Estabelecimento de ações corretivas;
  6. Estabelecimento dos procedimentos de verificação;
  7. Estabelecimento dos procedimentos de registro

Acompanhar os resultados

Quando o assunto é segurança dos alimentos, todo cuidado é pouco!

Na gestão da qualidade sempre falamos sobre a importância de acompanhar resultados, monitorar e estar preparado para tomar as providências cabíveis, não é mesmo?

Agora pense que quando falamos em segurança dos alimentos, uma mínima falha/erro pode não só causar custos, não conformidades e/ou um “pequeno tumulto”, trata-se da saúde e segurança das pessoas. Deixar chegar à mesa do consumidor um alimento que tenha a mínima chance de possuir quaisquer tipos de contaminação é inadmissível.

Portanto, acompanhar todo o processo com cautela, não é apenas uma estratégia para aumentar a produtividade, reduzir custos e passar longe de não conformidades.

O monitoramento na indústria de alimentos é uma demonstração de responsabilidade e compromisso com a saúde e bem-estar do consumidor.

Utilizar ferramenta de montagem e manutenção de planos APPCC

Atualmente, muitas organizações realizam a montagem dos fluxogramas de maneira manual, utilizando Excel ou até mesmo o Word.

Todavia, tendo em vista que potencializar a produtividade da equipe é uma necessidade no cenário competitivo ao qual nos encontramos, investir em uma ferramenta que automatize esse processo gera grandes benefícios.

Com um software para montagem de planos APPCC, ganha-se em tempo, já que uma boa ferramenta conta com funções que eliminam retrabalhos, como por exemplo:

  • Duplicação de planos semelhantes
  • Relatórios automáticos
  • Eficácia e consistência dos planos
  • Reduz substancialmente as chances de erros na montagem dos fluxos

Dentre outras funções que melhoram a eficácia e confiabilidade dos fluxos. Além de diminuir consideravelmente o tempo de elaboração dos planos.

Se você quiser conhecer o Software Qualis 22 e todos os benefícios de automatizar a montagem de Planos APPCC, clique aqui!

Não se esqueça de se inscrever em nossa Newsletter para ficar por dentro de conteúdos exclusivos sobre gestão. Se inscreva aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *